Sistema OCB se reúne com ministérios para ampliar emprego e renda
- Artigo Secundário 2
Reunião debateu atualização no CadÚnico, capacitação profissional e outras iniciativas
O Sistema OCB participou, nesta quarta-feira (9), de uma reunião com os ministérios do Desenvolvimento Social (MDS), do Trabalho e Emprego (MTE) e do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (MEMP). O encontro contou ainda com representantes das confederações patronais e teve como objetivo alinhar estratégias para fomentar o empreendedorismo, ampliar a empregabilidade e impulsionar a capacitação profissional no Brasil.
Durante a reunião, o ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, destacou uma atualização importante no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) e no Bolsa Família: a partir de agora, o acesso aos benefícios será vinculado exclusivamente à renda familiar, sem a exigência de registro em carteira de trabalho. A medida visa ampliar o alcance dos programas sociais e facilitar a inclusão de famílias que, mesmo com membros ocupados em atividades informais ou autônomas, se enquadram nos critérios de vulnerabilidade.
Para o cooperativismo, a mudança representa um avanço, já que deve reduzir entraves relacionados à contratação de mão de obra em atividades que envolvem prestação de serviços ou empreendedorismo individual. “Essa atualização no CadÚnico e no Bolsa Família traz mais flexibilidade para que as pessoas possam buscar capacitação e novas oportunidades de trabalho, sem receio de perder benefícios essenciais para o sustento de suas famílias. Estamos prontos para apoiar iniciativas que promovam a inclusão produtiva e o desenvolvimento social”, destacou a superintendente do Sistema OCB, Tania Zanella.
Sistema S e agenda integrada de capacitação
Outro ponto de destaque do encontro foi o convite do governo para que o Sistema S e as confederações empresariais colaborem na construção de uma agenda nacional de capacitação e empregabilidade. A ideia é mapear as necessidades de formação em diferentes setores e regiões do país e promover ações coordenadas para qualificar a mão de obra e estimular o empreendedorismo.
“Temos uma rede de cooperativas que leva desenvolvimento para milhares de comunidades. Ao lado do governo e do Sistema S, podemos potencializar esse alcance e oferecer caminhos para capacitar e inserir trabalhadores no mercado, ao mesmo tempo em que fortalecemos o empreendedorismo e a economia local”, ressaltou Tania Zanella.