Featured

Conhecer para Cooperar: 3ª etapa visita o sistema cooperativista de crédito na Alemanha

  • Artigo Secundário 3

Programa reforça laços entre os dois países com o objetivo de aprimorar o segmento

 

Sistema alemão possui 30 milhões de usuáriosSistema alemão de cooperativas de crédito possui 30 milhões de usuáriosA terceira etapa do programa Conhecer para Cooperar, que acontece na Alemanha, entre os dias 7 e 11 de outubro, é organizado pelo Sistema OCB em parceria com a Confederação Nacional das Cooperativas de Crédito da Alemanha (DGRV). O projeto visa fortalecer a colaboração do Sistema OCB com parceiros do setor privado e do governo, em busca de formar técnicos com alto conhecimento sobre o modelo societário cooperativista e aprimorar o ambiente jurídico e as políticas públicas para o cooperativismo de crédito no Brasil.

Clara Pedroso Maffia, gerente de Relações Institucionais, Feulga Abreu dos Reis, analista técnico institucional, e Thiago Borba Abrantes, coordenador do Ramo Crédito, estão nesta etapa da imersão, coordenando o projeto e representando o Sistema OCB.

O roteiro do Conhecer para Cooperar inclui visitas técnicas e um intenso aprendizado sobre as práticas e o modelo financeiro das cooperativas alemãs, com o objetivo de observar, de perto, o funcionamento de um dos sistemas cooperativos mais sólidos do mundo e que se destaca pelo rigoroso e eficiente sistema de proteção,  supervisão, controles e auditoria do país.

Grupo coordenado pelo Sistema OCBGrupo coordenado pelo Sistema OCBO segmento de cooperativas de crédito na Alemanha possui 30 milhões de usuários, divididos entre 17,8 milhões de sócios e 12 milhões de clientes. Em 2023, o país registrou cerca de 700 cooperativas financeiras, que operam sob a organização da BVR (Associação Federal de Bancos Populares e Bancos Raiffeisen) e  o DZ Bank, o segundo maior banco do país.

A colaboração entre a DGRV e o Sistema OCB acontece desde 2007. O programa Conhecer para Cooperar reforça os laços entre os dois países e oferece uma oportunidade única para que a Casa do Cooperativismo possa trazer para o Brasil conhecimentos e experiências que contribuam para um cooperativismo financeiro mais próspero e sustentável.

 

 

Saiba Mais:

 

Conteúdos Relacionados