cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor

15º CBC demonstra compromisso ambiental com gestão de resíduos 

Taxa de reciclagem dos materiais coletados durante o evento alcançou 75%

 

A Rede Alternativa ficou responsável pela gestão dos resíduosA Rede Alternativa ficou responsável pela gestão dos resíduosO 15º Congresso Brasileiro do Cooperativismo (CBC), que aconteceu entre 14 e 16 de maio, em Brasília, deixou sua marca como um evento inspirador e de extrema importância para o futuro do movimento, com a  definição das diretrizes estratégicas que vão nortear as ações e planejamentos dos próximos cinco anos. Para além dos resultados promissores, o CBC também será lembrado como um exemplo de compromisso com a sustentabilidade ambiental. 

Ao longo dos três dias, o Congresso adotou medidas para garantir uma pegada neutra de carbono, com as emissões creditadas em favor do Projeto REDD+Rio Preto Jacundá, que busca promover impactos sociais e ambientais positivos na região amazônica. Além disso,  os resíduos gerados durante o evento foram tratados de forma ambientalmente responsável, com os orgânicos destinados à compostagem e o seco encaminhado para reciclagem ou descarte de acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos.

A gestão dos resíduos ficou a cargo da Rede Alternativa, uma central de cooperativas do Distrito Federal. Ao todo, foram coletados e analisados 871,2 kg de resíduos, com uma taxa de reciclagem de 75%, o que corresponde a 651,2 kg de materiais reciclados. Para ilustrar, o impacto ambiental positivo dessa iniciativa, o peso total dos resíduos reciclados é equivalente a 130 sacos de arroz com 5kg cada um.

Durante todo o evento, catadores e catadoras estiveram presentes para orientar e promover a educação ambiental. Eles instruíram os participantes sobre a maneira correta de descartar os resíduos gerados. A abordagem demonstrou o engajamento do setor, como um todo, para a realização de um congresso sustentável, que também se preocupa com a conscientização e promoção de práticas ambientalmente responsáveis. Os lixos eram separados em Recicláveis e Orgânicos, com o objetivo de facilitar a gestão dos resíduos

Thayná Cortês, analista técnica do Sistema OCB, destacou a importância dessa abordagem sustentável. "Além de toda preocupação com a sustentabilidade, gerir os resíduos sensibilizou os congressistas presentes no evento sobre a importância de cuidar do meio ambiente. O lixo não foi para um aterro sanitário ou lixão e isso significa que cuidamos dos resíduos gerados", disse. 

Para a gerente de Desenvolvimento de Cooperativas, Débora Ingrisano, o Congresso foi uma oportunidade significativa de aprofundar o trabalho de conscientização realizado constantemente junto às cooperativas e cooperados. “Mostrar as ações sendo realizadas na prática e durante o evento, como a coleta orientada dos resíduos, contribui para aumentar o comprometimento e a compreensão sobre como separar o lixo e as formas de reciclagem. A percepção é muito maior e acreditamos que os resultados se estendem para muito além dos três dias em que estivemos reunidos”, destacou. 

Para conscientizar sobre a importância da economia verde e a mitigação dos gases de efeito estufa, o CBC contou também com uma ativação especial no totem do ESG Coop. Nele, os congressistas puderam medir contabilizar quanto cada pessoa emitiu de carbono, em média, no deslocamento para o Congresso. 


Saiba Mais:

Conteúdos Relacionados