Encontro com jornalistas destaca impactos do coop de crédito
- Artigo Secundário 3
Evento realizado pelo Sicredi Pioneira contou com a participação do Sistema OCB
O 9º Encontro de Jornalistas e Formadores de Opinião, realizado pelo Sicredi Pioneira, na última quinta-feira (07), teve como objetivo estreitar os laços e fortalecer o impacto do cooperativismo de crédito. O evento, que contou com a participação dos analistas do Sistema OCB, Arthur Nery e Feulga Reis, foi marcado por imersões na estrutura e na história do modelo cooperativo. A programação incluiu visitas à sede administrativa do Sicredi, em Porto Alegre, à Casa Cooperativa e à sede da Sicredi Pioneira, em Nova Petrópolis, na Rota do Cooperativismo.
estudo elaborado elaborado pelo Sistema OCB em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), sobre os impactos do cooperativismo de crédito. Um dos principais tópicos do evento, o estudo evidenciou a relevância do modelo cooperativo na expansão econômica e no desenvolvimento das comunidades. “Os dados abrangem o período de 2018 a 2023 e revelam resultados expressivos sobre a expansão do segmento no Sistema Nacional de Crédito Cooperativo (SNCC), com um crescimento médio anual no saldo de crédito concedido de R$ 52,7 bilhões. Arthur Nery apresentou os resultados do
Em termos de PIB per capita, o estudo aponta que os municípios que contam com cooperativas de crédito registraram um incremento de R$ 3.852 por habitante, equivalente a 10% da média nacional de 2021. Na geração de empregos, foram 5,3 novos postos de trabalho por mil habitantes, o equivalente a 15,1% acima da média nacional, enquanto no empreendedorismo, o crescimento apontado foi de mais 3,2 estabelecimentos por mil habitantes (15,6% da média nacional).
Além dos impactos econômicos, as cooperativas de crédito têm sido fundamentais também para a redução da pobreza e a inclusão financeira. Nos municípios com essas instituições, o estudo verificou uma redução de 20,5 famílias por mil habitantes no Cadastro Único e de 24,8 famílias no Programa Bolsa Família. Outro resultado significativo diz respeito ao número de matrículas e de concluintes no Ensino Superior. Municípios com a presença de cooperativas de crédito apresentam 3,2 matrículas a mais por mil habitantes (24,1% da média nacional) e de mais 0,22 concluintes (13% da média).
Para Arthur, os resultados são uma clara demonstração de como as cooperativas de crédito contribuem para a inclusão financeira, o crescimento das economias locais e o fortalecimento das comunidades. “O cooperativismo de crédito não é apenas uma alternativa financeira, mas um modelo de negócios que gera impactos positivos para o país como um todo,” afirmou.
A parceria com a imprensa foi apontada como instrumento fundamental para divulgar a importância do cooperativismo e o impacto positivo gerado nas comunidades. Feulga agradeceu a todos os jornalistas presentes e falou sobre a potência de suas vozes para ampliar a conscientização sobre o papel crucial do movimento no desenvolvimento sustentável. “A imprensa é uma parceira fundamental na divulgação da nossa essência e na amplificação do impacto positivo que geramos nas comunidades”, declarou.
O evento também contou com a participação de Elissa McCarter LaBorde, CEO do Conselho Mundial de Cooperativas de Crédito (Woccu), que apresentou a dimensão global do cooperativismo de crédito e o impacto do modelo em diversas partes do mundo.
Saiba Mais: