Featured

Encontro com jornalistas destaca impactos do coop de crédito 

  • Artigo Secundário 3

Evento realizado pelo Sicredi Pioneira contou com a participação do Sistema OCB

O 9º Encontro de Jornalistas e Formadores de Opinião, realizado pelo Sicredi Pioneira, na última quinta-feira (07), teve como objetivo estreitar os laços e fortalecer o impacto do cooperativismo de crédito. O evento, que contou com a participação dos analistas do Sistema OCB, Arthur Nery e Feulga Reis, foi marcado por imersões na estrutura e na história do modelo cooperativo. A programação incluiu visitas à sede administrativa do Sicredi, em Porto Alegre, à Casa Cooperativa e à sede da Sicredi Pioneira, em Nova Petrópolis, na Rota do Cooperativismo.

Arthur Nery, representante do Sistema OCB no eventoArthur Nery, representante do Sistema OCB no eventoArthur Nery apresentou os resultados do estudo elaborado elaborado pelo Sistema OCB em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), sobre os impactos do cooperativismo de crédito. Um dos principais tópicos do evento, o estudo evidenciou a relevância do modelo cooperativo na expansão econômica e no desenvolvimento das comunidades. “Os dados abrangem o período de 2018 a 2023 e revelam resultados expressivos sobre a expansão do segmento no Sistema Nacional de Crédito Cooperativo (SNCC),  com um crescimento médio anual no saldo de crédito concedido de R$ 52,7 bilhões.

 Em termos de PIB per capita, o estudo aponta que os municípios que contam com cooperativas de crédito registraram um incremento de R$ 3.852 por habitante, equivalente a 10% da média nacional de 2021. Na geração de empregos, foram 5,3 novos postos de trabalho por mil habitantes, o equivalente a 15,1% acima da média nacional, enquanto no empreendedorismo, o crescimento apontado foi de mais 3,2 estabelecimentos por mil habitantes (15,6% da média nacional). 

Além dos impactos econômicos, as cooperativas de crédito têm sido fundamentais também para a redução da pobreza e a inclusão financeira. Nos municípios com essas instituições, o estudo verificou uma redução de 20,5 famílias por mil habitantes no Cadastro Único e de 24,8 famílias no Programa Bolsa Família. Outro resultado significativo diz respeito ao número de matrículas e de concluintes no Ensino Superior. Municípios com a presença de cooperativas de crédito apresentam 3,2 matrículas a mais por mil habitantes (24,1% da média nacional) e de mais 0,22 concluintes (13% da média). 

Para Arthur, os resultados são uma clara demonstração de como as cooperativas de crédito contribuem para a inclusão financeira, o crescimento das economias locais e o fortalecimento das comunidades. “O cooperativismo de crédito não é apenas uma alternativa financeira, mas um modelo de negócios que gera impactos positivos para o país como um todo,” afirmou.

A parceria com a imprensa foi apontada como instrumento fundamental para divulgar a importância do cooperativismo e o impacto positivo gerado nas comunidades. Feulga agradeceu a todos os jornalistas presentes e falou sobre a potência de suas vozes para ampliar a conscientização sobre o papel crucial do movimento no desenvolvimento sustentável. “A imprensa é uma parceira fundamental na divulgação da nossa essência e na amplificação do impacto positivo que geramos nas comunidades”, declarou.

O evento também contou com a participação de Elissa McCarter LaBorde, CEO do Conselho Mundial de Cooperativas de Crédito (Woccu), que apresentou a dimensão global do cooperativismo de crédito e o impacto do modelo em diversas partes do mundo.

 

Saiba Mais:

Conteúdos Relacionados