Começa o seminário sobre pesquisa em cooperativismo
- Nenhum
Evento terá apresentação de 44 projetos sobre inovação e desenvolvimento sustentável
Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e está sendo transmitido ao vivo pelo canal do CNPq no YouTube. O Seminário de Avaliação dos projetos de pesquisa selecionados na segunda chamada pública sobre Pesquisa em Cooperativismo começa nesta segunda-feira (18), e vai até a próxima sexta-feira (22). A iniciativa é uma parceria do Sistema OCB e do
Segundo Ricardo Galvão, presidente do CNPq, a iniciativa reforça a relevância do cooperativismo para o aprimoramento da sociedade. “Apoiar pesquisas sobre o movimento é essencial para transformar o conhecimento em ação, e a ação em desenvolvimento para o país. Essa colaboração demonstra o compromisso com políticas públicas que promovem a economia, a preservação ambiental e a inclusão social, sempre com o uso responsável dos recursos naturais”, disse.
Ele ressaltou que o seminário é fruto de um esforço contínuo iniciado em 2018, que resultou na criação de uma metodologia inovadora para o planejamento e a avaliação das ações de fomento científico. “A primeira chamada pública, concluída em 2021, alcançou resultados expressivos, com mais de 600 produções em pesquisa, capacitação de 200 especialistas, realização de mais de 400 atividades de avaliação e formação de novos grupos de pesquisa em cooperativismo. Já na segunda chamada, lançada em 2022, foram recebidas 131 propostas de pesquisa, das quais 44 foram selecionadas e serão apresentadas a partir de hoje”, afirmou.
Fabíola Nader Motta, gerente-geral do Sistema OCB, destacou que o seminário consolida o movimento como um modelo que impulsiona o Brasil. “Esse evento reafirma a relevância do cooperativismo para o progresso do país, trazendo resultados concretos dessa parceria estratégica com o CNPq. Temos assegurado que os recursos cheguem aos pesquisadores focados no coop, o que gera impactos diretos e positivos para os cooperados. Essa é uma demonstração clara do nosso compromisso com a prosperidade, a justiça social e o desenvolvimento econômico”, afirmou.
O seminário aborda quatro grandes temas: Impactos Econômicos, Sociais e Ambientais do Cooperativismo, Competitividade e Inovação, Cenário Jurídico e Regulação, Desenvolvimento Organizacional e Prática Cooperativista.
Cada projeto será apresentado formalmente em sessões de até 15 minutos, seguidas por 10 minutos de perguntas e respostas com uma banca avaliadora. Confira a programação das apresentações aqui.
Saiba Mais: