cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor
Featured

CNPq e Sescoop avaliam pesquisas sobre inovação e futuro  

  • Artigo Secundário 3

Seminário destaca estudos sobre impactos do cooperativismo na sociedade 

 

O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), entidade do Sistema OCB, e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) vão realizar, entre os dias 18 e 22 de novembro, o Seminário de Avaliação dos projetos selecionados pela 2ª Chamada Pública do Edital 11/22, que versa sobre Pesquisa em Cooperativismo e  recebeu um total de  131 trabalhos, com 44 considerados aptos. 

Com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube do CNPq, o evento irá apresentar o progresso das pesquisas selecionadas, com representação de importantes avanços nas áreas de Impactos Econômicos, Sociais e Ambientais; Competitividade e Inovação no Cooperativismo; Cenário Jurídico; e Desenvolvimento Organizacional e Prática Cooperativista.

Durante o seminário, cada projeto passará por uma apresentação formal de no máximo 15 minutos, seguida de uma sessão de perguntas e respostas de 10 minutos, com uma banca avaliadora. A programação inclui discussões temáticas e mesas redondas que vão abordar tópicos centrais para o desenvolvimento e fortalecimento do modelo de negócios.

Rodrigo Rangel, analista de estudos econômicos do Sistema OCB, aponta que a parceria com o CNPq é uma importante ferramenta, que incentiva a pesquisa acadêmica no setor. Para ele, ao promover estudos científicos em diversas áreas do cooperativismo, a colaboração desperta maior interesse pelo tema e oferece oportunidades para soluções inovadoras. “Esses projetos são fundamentais para o avanço do cooperativismo, porque contribuem diretamente para a inovação, a competitividade e para um entendimento mais profundo dos impactos sociais, econômicos e ambientais do movimento”, ressaltou.

Confira a programação das apresentações aqui

 

Saiba Mais:

Conteúdos Relacionados