Sistema OCB reforça importância da gestão por dados nas cooperativas
- Nenhum
Visão estratégica permite posicionamento mais sólido e sustentável do modelo de negócios
A Semana de Competitividade da Ocergs proporcionou aos participantes um aprendizado prático para gerar novas iniciativas e conexões nas cooperativas. O evento foi dividido entre o palco principal e diversas trilhas de conhecimento para explorar temas cruciais como ESG, cultura organizacional, liderança e gestão orientada por dados.
Entre as palestras, a gerente de Desenvolvimento de Cooperativas do Sistema OCB, Débora Ingrisano, apresentou, nesta quarta-feira (30), o tema Gestão Orientada por Dados: O cooperativismo brasileiro e os diagnósticos do Sistema OCB.
A proposta destacou o papel fundamental dos dados na tomada de decisão e trouxe como referência as metodologias empregadas pela entidade para promover uma visão mais estratégica e sustentável nas cooperativas. “O uso de dados qualificados e estruturados a partir de perguntas certas e indicadores específicos, é o que permite às cooperativas acompanhar seu desenvolvimento em tempo real e tomar decisões que gerem impacto positivo nos negócios e na vida dos cooperados”, destacou.
Para ajudar as cooperativas a melhorarem seu desempenho e sua governança, Débora explicou que a Casa do Cooperativismo desenvolveu o AvaliaCoop, um sistema de diagnósticos organizacionais voltado para o autoconhecimento e melhorias. A ferramenta oferece uma avaliação completa das cooperativas e aborda áreas como identidade, governança e gestão, desempenho, ESG e negócios.
De forma prática, a plataforma permite que as cooperativas façam uma autoavaliação ou utilizem a prática assistida para obter um panorama detalhado de sua situação atual, tendo em vista uma gestão orientada por dados. Para Débora, essa metodologia possibilita enxergar a realidade das cooperativas com clareza. "Conseguimos identificar aspectos a serem aprimorados e valorizar aqueles que já fortalecem sua competitividade” disse.
A gerente afirmou que um dos principais focos do AvaliaCoop está na governança e gestão, que compreende desde o planejamento estratégico até o relacionamento com o mercado. "A ferramenta traz questões orientadoras, como a definição e a melhoria dos processos de negócios, a análise das necessidades e tendências dos clientes e o monitoramento da marca".
Segundo ela, a abordagem tem produzido resultados impressionantes. ”Cooperativas que utilizam, registram em média 43% de incremento nos resultados, 38% de reservas financeiras maiores e um aumento de 40% na margem operacional, além de um retorno líquido por cooperado 23% superior ao das demais cooperativas”.
Outro destaque da ferramenta destacado por Débora foi a parte de desempenho, que inclui 588 indicadores divididos em cinco estruturas principais e 63 grupos de critérios que permitem uma visão detalhada da performance de cada cooperativa, além de possibilitar uma gestão mais precisa e orientada. "Os dados coletados também auxiliam na construção de diagnósticos ESG, um pilar fundamental na narrativa do cooperativismo atual. Acreditamos que essa estrutura oferece ao setor um posicionamento mais sólido como uma opção economicamente viável, ambientalmente correta e socialmente justa", declarou.
Débora explicou ainda que o cooperativismo, com seu modelo democrático e inclusivo, está alinhado a uma visão de futuro sustentável. “Queremos mostrar à sociedade que uma organização capitalista, empreendedora e orientada para resultados pode ser também ambientalmente correta e socialmente justa. E, também, que é possível fazer tudo isso sem deixar ninguém para trás. Mostramos que o futuro do planeta é coop quando conectamos as pontas entre cooperativismo e sustentabilidade com indicadores de performance qualificados”, concluiu.
Saiba Mais: