cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor
NOTÍCIAS EVENTOS

Sistema OCB defende seguro rural estruturado em seminário nacional

Desafios como Proagro, subvenção e fundo de catástrofe dominaram os debates 

O Seminário Técnico Nacional – Gestão de Riscos Agropecuários e Seguros Paramétricos, realizado pela Sociedade Rural Brasileira, reuniu autoridades, especialistas e lideranças do agronegócio, nesta sexta-feira (19), para debater os desafios e soluções do seguro rural no Brasil. O Sistema OCB marcou presença com João José Prieto, coordenador do Ramo Agro, que reforçou a necessidade de políticas estruturadas para proteger produtores de diferentes perfis, especialmente pequenos e médios cooperados. 

“Ouvimos experiências relevantes, como o caso de São Paulo, que tem investido de forma consistente em seguro rural, e as contribuições do governo federal e do Congresso Nacional. É preciso reconhecer o trabalho de lideranças. Mas, ao mesmo tempo, temos de lembrar que ainda há desafios importantes, como as limitações do Proagro, as questões orçamentárias do programa de subvenção ao prêmio do seguro rural e a necessidade de estruturar um fundo de catástrofe. Sem soluções ordenadas, corremos o risco de deixar milhares de produtores desamparados”, destacou Prieto. 

Destaques do seminário 

O evento contou com a participação de nomes de peso da política agrícola brasileira. A senadora Tereza Cristina (MS), vice-presidente da Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop), defendeu o seguro rural como ferramenta indispensável para garantir segurança ao produtor. Para ela, a agricultura, embora seja um dos principais motores da economia nacional, está permanentemente exposta a riscos climáticos e de mercado. 

Já o senador Jayme Campos (MT), relator do PL 2.951/2024 (Modernização do seguro rural) e membro da Frencoop, destacou que a proposta em discussão no Congresso pretende viabilizar a criação de um fundo privado de seguro rural, considerado fundamental para ampliar a oferta e a competitividade no setor. 

O deputado Arnaldo Jardim (SP), presidente da Frencoop, chamou atenção para a baixa adesão ao seguro no país e reforçou que é preciso mudar a percepção do produtor em relação ao tema. “O seguro ainda é visto como um custo adicional. Precisamos criar uma cultura de seguros no agro, até porque estamos falando de segurança alimentar para todo o Brasil”, disse. 

Programação ampla 

Ao longo da manhã, o seminário promoveu uma série de painéis com representantes do poder público, parlamentares, seguradoras e entidades do setor produtivo. Foram discutidos temas como o papel do Proagro, a importância da subvenção ao prêmio do seguro rural, as perspectivas de criação de fundos privados e de catástrofe, além das oportunidades de inovação tecnológica aplicadas ao seguro agrícola. 

 

Saiba Mais: 

Conteúdos Relacionados

Image
SISTEMA OCB © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.