Portas Abertas recebe comitiva do Acre
Agenda incluiu visitas estratégicas e palestras
O Sistema OCB recebeu, entre sábado (02) e quinta-feira (07), dirigentes cooperativistas do estado do Acre. A iniciativa faz parte do programa Portas Abertas, que visa estreitar laços entre as cooperativas, as Organizações Estaduais (OCEs) e as atividades desenvolvidas pela unidade nacional. A visita teve como objetivo fortalecer e estruturar o movimento cooperativista acreano e promover a cooperação estratégica que beneficia as organizações participantes, os agricultores familiares e extrativistas do estado.
Durante a programação, os dirigentes participaram de visitas estratégicas. A primeira foi às cooperativas de agricultura familiar do Programa Agro+Pop, como a Central Unium e a Coopermista. Além disso, o grupo teve a oportunidade de conhecer a Secretaria Nacional de Economia Popular e Solidária (Senaes), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), onde foram apresentados às políticas públicas e investimentos do governo federal para o setor nos próximos anos.
Adauto de Paula, presidente da cooperativa Juruá Alimentos, contou que a parceria com o Sistema OCB expandiu os horizontes dos cooperados em relação à capacitação, especialização e educação. "Passamos a ter uma atuação mais estratégica na nossa comunidade e junto aos nossos produtores. Melhoramos nossa forma de trabalhar e conseguimos gerar mais resultados", disse.
Os visitantes passaram também pelo Congresso Nacional e finalizaram a agenda na Casa do Cooperativismo, sede do Sistema OCB. Fabíola Nader Motta, gerente-geral, apresentou a entidade e falou sobre o papel de defesa e fortalecimento do movimento coop. "Como estamos perto dos Três Poderes, conseguimos representar todas as regiões com uma atuação eficiente para atender e demandar as necessidades encaminhadas por cada cooperativa. Promovemos ações e parcerias que reforçam a representatividade do cooperativismo e consolidam esse modelo econômico e social relevante no cenário brasileiro", explicou.
A diretora do Ramo Agricultura Familiar da OCB Acre, Fátima Maria Pedrosa Maciel, destacou que a agenda em Brasília foi uma experiência proveitosa. "Tudo que vimos de ouvimos serve como exemplo para o cooperativismo da nossa região. Aprendemos o que pode ser usado como inovação e como podemos investir nas cooperativas do nosso estado. Nossa realidade é muito diferente e aqui conseguimos ver a dimensão do nosso movimento. Saímos daqui mais motivados", afirmou.