Novas estratégias e formação de lideranças marcam reunião do Ramo Transporte
Evento abordou renovação de frota, parcerias sustentáveis e profissionalização do setor
A reunião do Conselho Consultivo do Ramo Transporte, realizada nesta terça-feira (20), na sede do Sistema OCB, em Brasília, foi marcada por discussões estratégicas para o setor. O evento precedeu a formatura da primeira turma do MBA em Gestão Estratégica em Sociedades Cooperativas de Transporte, um marco que reflete o compromisso contínuo do Sistema OCB e da Confederação Nacional das Cooperativas de Transporte (CNTCoop) com a qualificação técnica e estratégica das lideranças cooperativistas.
A reunião começou com a apresentação da missão de estudos na China, onde foi decidido que a Gerência de Relações Institucionais encaminhará ofícios aos estados com os critérios de seleção e as vagas disponíveis. A renovação da frota das cooperativas de transporte foi outro ponto central das discussões. A Câmara Temática do Ramo Transporte recebeu a incumbência de reescrever o projeto apresentado ao Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES), que tem como objetivo criar linhas de crédito para renovação de frota, saneamento financeiro e capital de giro. Foi proposto também, o agendamento de reunião com as confederações de cooperativas de crédito para discutir o projeto de renovação de frota e buscar apoio financeiro.
Foram discutidas possíveis parcerias público-privadas com empresas como Petrobras e Vale, que possuem programas de crédito focados na redução de emissões de CO2. A ideia é estabelecer uma colaboração que permita a aquisição de frotas novas, contribuindo para a sustentabilidade do setor. A intercooperação entre as cooperativas de transporte também ganhou destaque, com a decisão de mapear e criar um portfólio de todas as unidades e postos de combustíveis que essas cooperativas possuem no país, em busca de promover a redução de custos operacionais por meio da colaboração.
Além disso, foi deliberada a elaboração de um documento técnico para subsidiar a defesa de pleitos das cooperativas junto ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), especialmente em relação à Autorização Especial de Trânsito (AET) para veículos de nove eixos. O Conselho também propôs uma formação continuada para contadores das cooperativas de transporte.
Outro tema abordado foi a criação de um Guia para Embarcadores, com orientações sobre a contratação de cooperativas, além de discussões sobre a redução do valor de caução dos fretes da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Por fim, foram abordadas ações específicas a serem construídas para Cooperativas de Táxi, reforçando a importância da formação continuada para o fortalecimento dessas cooperativas.
Durante o encontro, Clara Maffia, gerente de Relações Institucionais da OCB, apresentou uma linha do tempo sobre as ações do Sistema OCB em relação à Reforma Tributária. “Desde o início, nos empenhamos em defender os interesses das cooperativas, buscando assegurar que a Reforma Tributária reconheça e respeite as particularidades do coop. Nosso trabalho é garantir que as cooperativas tenham um ambiente normativo favorável para crescer e prosperar”, destacou.
Ana Paula Ramos, assessora jurídica do Sistema OCB, ressaltou que as novas regras tributárias devem reconhecer o ato cooperativo, para que as cooperativas possam continuar cumprindo seu papel econômico e social sem serem tributadas de forma inadequada. "É imprescindível que a regulamentação da Reforma Tributária leve em consideração as especificidades do modelo de negócios, sendo possível garantir que as cooperativas sejam tratadas de forma justa e diferenciada", disse.
Formatura
A cerimônia de formatura do MBA em Gestão Estratégica em Sociedades Cooperativas de Transporte foi um momento de celebração e reconhecimento. O curso, proposto pela CNTCoop e realizado em parceria com a PUC Minas Gerais, foi a primeira pós-graduação do país voltada exclusivamente para o segmento, e reforça o compromisso do Sistema OCB em promover a capacitação contínua e a inovação no setor.
Durante a cerimônia, Márcio Lopes de Freitas, presidente do Sistema OCB, enfatizou a importância das parcerias com universidades para o desenvolvimento do movimento. “A formação de um fórum, com a participação de diversos estados, foi uma grande oportunidade para juntarmos essas lideranças e realizarmos um trabalho conjunto com a PUC e a Faculdade Unimed. Parabenizo os formandos e incentivo que as OCEs promovam mais iniciativas desse tipo, com capacitação para seus colaboradores. As cooperativas de transporte são um grande setor do cooperativismo, e acredito que será o que mais se desenvolverá nos próximos anos”, afirmou.
Remy Gorga Neto, presidente do Sistema OCB/DF, também destacou a importância da profissionalização e da governança nas cooperativas. “Este curso é um divisor de águas, pois transforma as cooperativas em entidades com gestão profissionalizada, equipadas com ferramentas de gestão que colaboram diretamente com o desenvolvimento das cooperativas e de seus cooperados. Nossa missão é liderar esse processo para elevar cada vez mais o nível das cooperativas e garantir que o Sistema OCB entregue produtos e ferramentas de qualidade, capacitando-as a enfrentar os desafios do mercado”, declarou.
Os 42 formandos, de 10 estados brasileiros, foram capacitados para se tornarem agentes de transformação, preparados para liderar suas cooperativas rumo a um futuro mais próspero e sustentável. O esforço de buscar capacitação e fortalecimento para o Ramo Transporte, é um passo para a inovação, a sustentabilidade e o crescimento das cooperativas que desempenham um papel vital na economia nacional.
Saiba Mais: