Mulheres cooperativistas debatem diversidade e liderança na Bahia
- Nenhum
Oficina de Design Thinking, promovida pelo Sistema OCB, identificou desafios e oportunidades
O XIII Encontro Estadual de Mulheres Cooperativistas, realizado nos dias 21 e 22 de novembro pelo Sistema Oceb, abordou o tema Diversidade, Equidade e Inclusão: Desafios e Oportunidades. O evento reuniu mulheres de diferentes ramos do cooperativismo para compartilhar experiências e debater estratégias que impulsionam mudanças no setor.
Um dos destaques foi a Oficina de Design Thinking – Eu Sou Protagonista, conduzida por Hellen Beck, analista de Inovação, e Guilherme Costa, gerente do Núcleo de Inteligência e Inovação do Sistema OCB. A oficina proporcionou às participantes uma imersão prática, que utilizou ferramentas inovadoras para identificar desafios, propor soluções criativas e fortalecer o protagonismo feminino no cooperativismo.
Hellen ressaltou que o encontro foi uma experiência marcante, não só pelas palestras inspiradoras, mas também pela participação ativa das mulheres. “No workshop pudemos criar um ambiente de troca de ideias e aprendizado mútuo, desenvolvendo e mapeando ações para o Comitê Elas pelo Coop em 2025”,, afirmou.
A analista também enfatizou os benefícios do engajamento feminino. “A mobilização de mulheres e jovens fortalece o cooperativismo, cria lideranças mais preparadas e promove uma gestão participativa, baseada na confiança e na valorização da cooperação”, complementou.
Durante a oficina, foram discutidos os principais gargalos enfrentados pelas mulheres no cooperativismo, como a falta de acesso a recursos, gestão ineficiente e desconhecimento sobre o dia a dia das cooperativas.
Para Guilherme, o evento reforçou o compromisso do cooperativismo com a equidade e o protagonismo feminino, com destaque para a importância de criar ambientes inclusivos e inovadores para o fortalecimento do modelo de negócios. “Proporcionou momentos de integração, aprendizado e inspiração, com painéis, palestras e networking, e um olhar estratégico para o futuro, incentivando as participantes a assumirem cargos de liderança e a promoverem mudanças dentro e fora de suas cooperativas”, pontuou.
Eliana Assunção, analista administrativa do Sistema Oceb, exaltou a experiência como enriquecedora e inspiradora, marcada pela troca de conhecimentos e vivências entre lideranças femininas de diversas cooperativas baianas. Para ela, o evento destacou o valor das mulheres no cooperativismo e reforçou o compromisso das cooperativas com a equidade de gênero e a ampliação da representatividade feminina em posições de liderança. “Os depoimentos e as trocas de experiências me trouxeram um vasto aprendizado, além de renovar minha certeza de que as mulheres são agentes transformadores dentro e fora das cooperativas”, disse.
A vice-coordenadora do Comitê Elas pelo Coop na Bahia, Sandra Cohim, participou como palestrante do painel Mulheres que Inspiram. Ela compartilhou sua trajetória pessoal e profissional ao lado de outras mulheres com histórias igualmente inspiradoras. “Foram dois dias intensos, de reflexões profundas, trocas significativas, cooperação e muita emoção. Estar em um ambiente tão rico e com mulheres tão extraordinárias foi uma experiência maravilhosa”, declarou.
Saiba Mais: