Featured

Evento internacional reforça que cooperativismo é chave para o futuro

  • Artigo Secundário 1

Sistema OCB defende relevância do movimento como solução para desafios sociais

A gerente de Desenvolvimento de Cooperativas do Sistema OCB, Débora Ingrisano, participou do evento Cooperative Impact Conference, que aconteceu em Washington, nesta terça (01) e quarta-feira (02). Com o tema O Futuro é Cooperativo, a conferência se dedicou a discutir maneiras confiáveis e comprovadas de fazer negócios e fortalecer comunidades. 

José Alves de Souza Neto, presidente Aliança Cooperativa Internacional e, também, da Uniodonto do BrasilJosé Alves de Souza Neto, presidente Aliança Cooperativa Internacional e, também, da Uniodonto do BrasilA abertura do evento foi feita pelo presidente da Aliança Cooperativa Internacional para as Américas (ACI-Américas), José Alves de Souza Neto, que também é presidente da Uniodonto do Brasil. Ele lembrou que o Ano Internacional das Cooperativas declarado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2025 está se aproximando e que o movimento se prepara com uma visão continental, onde cada um dos países membro desempenha papel essencial no desenvolvimento do cooperativismo nas Américas. 

Débora Ingrisano, durante evento em WashingtonDébora Ingrisano, durante evento em Washington“Somos a economia do futuro. As cooperativas oferecem às pessoas a oportunidade de, por meio de ações coletivas, atender suas necessidades individuais, promovendo dignidade, acolhimento, desenvolvimento pessoal e cidadania. “Transformamos sociedades por meio da inclusão de indivíduos, contribuímos significativamente com impostos, reduzimos desigualdades, conquistamos direitos sociais, promovemos democracia econômica, apoiamos as comunidades e somos resilientes diante das crise”, afirmou. 

Débora integrou o painel Intensificando o Impacto das Cooperativas Enquanto Contribuímos para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Em sua participação, ela explicou que o propósito do cooperativismo é um diferencial poderoso na construção de impactos transformadores. "Esse modelo de negócios colabora para enfrentar os desafios mais urgentes da atualidade", afirmou. 

A gerente também citou um estudo realizado em 2022 pela Fundação Instituto de Pesquisa (Fipe), que aponta um aumento médio de R$ 5,1 mil no PIB, por habitante, em municípios que possuem cooperativas, e superam em mais de 18% a média nacional. “O cooperativismo é ideal para o que o mundo precisa hoje. É a chave para um futuro mais sustentável. O Sistema OCB busca trilhar um caminho firme nesse sentido. Desde 2019, começamos a integrar o ESG como um pilar estratégico das nossas operações”. 

Ainda segundo Débora, o pilar ganhou força com o 15º CBC, e, em 2022, a superintendente Tania Zanella se posicionou para que o movimento cooperativista no Brasil liderasse uma agenda mais sustentável, com a implementação do Programa ESGCoop. “Esse modelo de trabalho é poderoso, mas ainda queremos ampliar sua influência sobre todas as cooperativas brasileiras. Nosso objetivo é disseminar o coop para promover o progresso local e regional”, acrescentou.

Ela também destacou que o Sistema OCB procura por soluções de maneira autônoma, com respeito à diversidade cultural e econômica das regiões brasileiras. "Uma das ferramentas disponíveis é o Diagnóstico ESG, que permite a autoavaliação das cooperativas, sendo possível identificar os gaps e buscar por melhores práticas. Nosso intuito é que cada cooperativa consiga traçar seu caminho rumo a um futuro mais sustentável e justo”, concluiu. 

Saiba Mais:

Conteúdos Relacionados