Boletim Informativo - Cooperativas de Seguros
Nesta edição, encontrará:
-
Reunião institucional com a Susep (23/06): Diálogo técnico com o corpo diretivo da autarquia para debater uma regulamentação para as cooperativas de seguros.
-
Participação ativa, quando convidados, no Grupo de Trabalho da Susep: Contribuições técnicas sobre governança, solvência e experiências internacionais para a elaboração do novo marco regulatório.
-
Reuniões com as OCEs e cooperativas: Discussão sobre registro, intercooperação e processo de adequação das cooperativas ao novo cenário legal.
-
Imersão Internacional ENS – Portugal e Espanha: Intercâmbio técnico para análise de modelos mútuos e visita à autoridade supervisora ASF.
-
Capacitações: Curso sobre novas formas de distribuição de seguros com foco no cooperativismo, envolvendo 43 representantes de 18 OCEs.
-
Participação institucional no projeto "Regulação em Números" da FGV Direito Rio e no evento Conseguro 2025 da CNseg.
-
Preparação para a 30ª Conferência ICMIF Américas (Costa Rica): Participação confirmada em painel internacional com foco na experiência regulatória brasileira e a LC 213/2025.
A publicação reforça o compromisso do Sistema OCB com a qualificação técnica, articulação institucional e a expansão sustentável do cooperativismo de seguros no Brasil.
Download
Veja mais
A Análise Econômica nº 77 destaca a importância daaprendizagem contínua para o desenvolvimento do cooperativismo. Analisamos o perfil geracional dos estudantes, a evolução das modalidades de ensino e as tendências da educação corporativa. Destacamos, também, a relevância da nossa plataforma de ensino a distância, a CapacitaCoop, para a qualificação profissional dos cooperados e colaboradores.
Cooperativismo e Eleições 2022
Uma política agrícola eficiente é fundamental para todos os países. De acordo com a OCDE, os subsídios ao setor alcançaram US$ 720 bilhões em 2020. No Brasil, o agronegócio é destaque pela resiliência na crise. Diante da importância de medidas de apoio aos agricultores, o país fomenta o financiamento do custeio, da comercialização, da industrialização e dos investimentos agropecuários por meio do Plano Safra. Para o ciclo 2021/22, o Plano conta com R$ 251,22 bilhões em crédito rural para todas as rubricas. Confira nesta edição como esse tipo de política pública favorece o setor agropecuário no Brasil e qual o papel do cooperativismo para que programas como esses possibilitem bons resultados para nossas cooperativas!