Boletim Informativo - Cooperativas de Seguros

Nesta edição, encontrará:
-
Reunião institucional com a Susep (23/06): Diálogo técnico com o corpo diretivo da autarquia para debater uma regulamentação para as cooperativas de seguros.
-
Participação ativa, quando convidados, no Grupo de Trabalho da Susep: Contribuições técnicas sobre governança, solvência e experiências internacionais para a elaboração do novo marco regulatório.
-
Reuniões com as OCEs e cooperativas: Discussão sobre registro, intercooperação e processo de adequação das cooperativas ao novo cenário legal.
-
Imersão Internacional ENS – Portugal e Espanha: Intercâmbio técnico para análise de modelos mútuos e visita à autoridade supervisora ASF.
-
Capacitações: Curso sobre novas formas de distribuição de seguros com foco no cooperativismo, envolvendo 43 representantes de 18 OCEs.
-
Participação institucional no projeto "Regulação em Números" da FGV Direito Rio e no evento Conseguro 2025 da CNseg.
-
Preparação para a 30ª Conferência ICMIF Américas (Costa Rica): Participação confirmada em painel internacional com foco na experiência regulatória brasileira e a LC 213/2025.
A publicação reforça o compromisso do Sistema OCB com a qualificação técnica, articulação institucional e a expansão sustentável do cooperativismo de seguros no Brasil.
Download
Veja mais
O avanço nas pautas do cooperativismo no Congresso Nacional
A segunda edição de 2025 do Impulso do Coop está no ar! Desta vez, trouxemos uma análise econômica sobre as mudanças que a Lei Complementar 213/2025 traz para o cooperativismo de seguros. Confira ainda os impactos dessa conquista no trabalho e nos negócios, desafios e oportunidades para o setor, as indicações da nossa agenda e muito mais. Boa leitura!
Cobrança de contribuição assistencial
O Fórum Econômico Mundial de Davos 2024 destacou a importância de temas como segurança, sustentabilidade, inteligência artificial e estratégias inovadoras para o crescimento econômico e a geração de empregos. Com o mundo enfrentando desafios e oportunidades únicas, a adaptabilidade e a inovação emergem como pilares essenciais para o desenvolvimento sustentável e a prosperidade econômica. Neste boletim, apresentamos um panorama das discussões conduzidas no evento, a fim de informar estrategicamente as decisões do cooperativismo brasileiro frente às tendências globais. Boa leitura!