O PREÇO DA GUERRA E O BOOM DAS COMMODITIES
A 67ª edição da análise econômica apresenta evidencia como a guerra entre Rússia e Ucrânia, mesmo após quatro meses do seu início, afeta os principais indicadores econômicos pelo mundo. Explicamos como esse contexto afeta o preço das commodities, a demanda por bens e serviços e a oferta de mão-de-obra. Confira, nessa edição, os impactos desse cenário na economia brasileira e como o coop deve estar atento para essas mudanças!
Download
Veja mais
A China é, atualmente, o maior exportador global, é também o principal parceiro comercial do Brasil. Mas não é só isso, o país asiático é também o principal destino das exportações das cooperativas brasileiras. Ao mesmo tempo, esse grande gigante vem passando por profundas transformações, a queda no seu PIB, que pode ter dificuldades para chegar a 3% em 2022, o envelhecimento da população, o que deve afetar o padrão de consumo do país nos próximos anos. Nessa edição da análise econômica você vai conhecer um pouco mais sobre nossa parceria comercial e as oportunidades na China, além de ficar por dentro da participação do na missão empresarial que aconteceu no país em março de 2023.
Análise internacional: sobre o G20
O Fórum Econômico Mundial de Davos 2024 destacou a importância de temas como segurança, sustentabilidade, inteligência artificial e estratégias inovadoras para o crescimento econômico e a geração de empregos. Com o mundo enfrentando desafios e oportunidades únicas, a adaptabilidade e a inovação emergem como pilares essenciais para o desenvolvimento sustentável e a prosperidade econômica. Neste boletim, apresentamos um panorama das discussões conduzidas no evento, a fim de informar estrategicamente as decisões do cooperativismo brasileiro frente às tendências globais. Boa leitura!
Em abril, foi apresentado plano de trabalho do Projeto de Lei Complementar (PLP) nº 108/2024 no âmbito da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, do Senado Federal. O PLP nº 108/2024 objetiva criar o Comitê Gestor do Imposto sobre Bens e Serviços (CGIBS), cuja gestão será compartilhada entre Estados, Distrito Federal e Municípios.