Sicoob São Miguel SC promove feirão em agências para alavancar negócios
Contexto e desafios
Com o objetivo de promover o desenvolvimento de seus associados e fortalecer o relacionamento com eles, a cooperativa de crédito Sicoob São Miguel SC promove em suas agências os chamados Feirões de Negócios. Trata-se de um evento em que empresas parceiras do Sicoob se reúnem presencialmente para oferecer seus produtos - por exemplo, veículos e máquinas -, contando com apoio dos financiamentos e de outros serviços financeiros da cooperativa.
Os Feirões possibilitam à agência criar maior conexão com os associados, devido à facilidade de acesso aos produtos expostos. Além disso, os eventos dão visibilidade às empresas parceiras, que expõem e vendem seus produtos nos stands e acabam por fomentar mais negócios com a cooperativa.
Além disso, os Feirões de Negócio abrem espaço para que entidades sociais se instalem e vendam alimentos e bebidas, arrecadando fundos para suas causas. Na edição de 2019, por exemplo, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) promoveu a venda de pastéis.
O projeto dos Feirões de Negócios teve início em 2015 e, desde então, a prática vem sendo aprimorada, por exemplo, com a melhoria na infraestrutura do evento, mais esforços de divulgação da marca, melhor gerenciamento do calendário para atrair o público em datas estratégicas e diversificação de parceiros por segmento.
Desenvolvimento e metodologia
No início de cada ano, são realizados o planejamento e a definição do cronograma dos Feirões que ocorrerão ao longo do ano. Em seguida, são encaminhados os convites aos parceiros da cooperativa e à entidade social, que levantará fundos por meio da venda de alimentos.
A agência mobiliza os associados, delegados, autoridades e demais pessoas da comunidade, além de promover exposição nas diversas mídias. A cooperativa solicita ao município o fechamento da rua onde os parceiros vão expor seus veículos, produtos e equipamentos e onde acontecerá a visitação durante os dois dias de evento.
No dia anterior ao Feirão, a área Comercial organiza a infraestrutura do espaço em frente à agência, com a montagem de stands, e os parceiros preparam a exposição dos seus produtos.
Finalmente, no dia do evento, há participação ampla dos colaboradores da agência, que recebem os associados e negociam financiamentos, formalizando as propostas. A área Comercial faz o acompanhamento dos parceiros da cooperativa e a área de Crédito trabalha no atendimento das demandas geradas pela plataforma CDA (Crédito Direto ao Associado), disponibilizada aos expositores.
Além disso, a área de Crédito também disponibiliza um colaborador com exclusividade para analisar rapidamente as propostas, com o objetivo de agilizar o atendimento no local. A ideia é oferecer taxas de juros competitivas e análise imediata.
Ao longo do dia, são acompanhados os resultados dos negócios fechados e das prospecções de clientes, para que a negociação continue após o evento.
Resultados e aprendizados
A realização dos Feirões de Negócios está alinhada com as diretrizes estratégicas do Sicoob São Miguel, uma vez que a cooperativa busca a inovação constante no crédito, a fim de aumentar a pulverização e reduzir o risco, atraindo clientes e, consequentemente, fomentando seu negócio. A cooperativa também destaca que a prática está alinhada ao princípio cooperativista do “Interesse pela comunidade”.
Entre os resultados quantitativos registrados, com os dez Feirões realizados em 2019, o Sicoob São Miguel contabilizou mais de R$ 3,8 milhões em negócios prospectados para fechamento posterior ao evento. No ano de 2019 como um todo, a cooperativa efetivou mais de R$ 6 milhões em negócios para mais de 250 associados.
Além disso, no mesmo ano, a venda de pastéis pela APAE durante os Feirões de Negócios totalizou R$ 3,5 mil por evento. “Temos que dizer que a expectativa foi superada. Foi a primeira vez que fomos convidados a participar de um evento desse tipo, e os recursos arrecadados são bem-vindos e ajudam muito no atendimento dos nossos alunos”, afirma Ivonete Klein, diretora da APAE de Guaraciaba (SC).
CONTATO DO RESPONSÁVEL
Diogo Marcio Wieczorek, supervisor comercial - diogo.marcio@sicoobsmo.com.br
Você também tem um case ou uma história de sucesso?
Conte-nos sua história
Veja mais
Em 2014, a Unimed Vitória desenvolveu a websérie Dicas de Saúde. O objetivo da cooperativa é compartilhar vídeos sobre a prevenção de doenças nas redes sociais e conscientizar os clientes e a população sobre a necessidade de focar na saúde.
Cooperativa padroniza e gerencia os atendimentos de clientes e cooperados. O objetivo da iniciativa é organizar o processo de receber e resolver demandas e evitar a insatisfação dos clientes, causada pela demora na resolução dos pedidos.
A CCPR, uma das maiores cooperativas leiteiras do país, estruturou o projeto Enxergando Sentido Global e a vertente Cooperando com o Planeta, focada na agenda climática. Por meio de inventários de GEE e parcerias estratégicas, o projeto visa reduzir as emissões corporativas em 28% até 2028 e converter 100% da frota flex para o etanol,diminuindo em 90% as emissões dos veículos.
Evento realizado nos municípios de atuação da cooperativa oferece espaço gratuito para exposição dos produtos e serviços dos cooperados, fomentando seus negócios. A Feira também promove atividades educativas, culturais e recreativas abertas a toda a comunidade.