cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor

Sicoob São Miguel SC promove feirão em agências para alavancar negócios

Imagem Destaque

2019
Sul
Crédito
Não
Cooperativa de Crédito de Livre Admissão de Associados São Miguel do Oeste – Sicoob São Miguel SC
110078
622
Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão
Negócios
Feirões de Negócios reúnem parceiros locais que expõem seus produtos - como veículos e máquinas - para venda com apoio de financiamento da cooperativa de crédito. Na edição de 2019, por exemplo, o Sicoob São Miguel prospectou mais de R$ 3,8 milhões em negócios.

Contexto e desafios

Com o objetivo de promover o desenvolvimento de seus associados e fortalecer o relacionamento com eles, a cooperativa de crédito Sicoob São Miguel SC promove em suas agências os chamados Feirões de Negócios. Trata-se de um evento em que empresas parceiras do Sicoob se reúnem presencialmente para oferecer seus produtos - por exemplo, veículos e máquinas -, contando com apoio dos financiamentos e de outros serviços financeiros da cooperativa. 

Os Feirões possibilitam à agência criar maior conexão com os associados, devido à facilidade de acesso aos produtos expostos. Além disso, os eventos dão visibilidade às empresas parceiras, que expõem e vendem seus produtos nos stands e acabam por fomentar mais negócios com a cooperativa.

Além disso, os Feirões de Negócio abrem espaço para que entidades sociais se instalem e vendam alimentos e bebidas, arrecadando fundos para suas causas. Na edição de 2019, por exemplo, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) promoveu a venda de pastéis.

O projeto dos Feirões de Negócios teve início em 2015 e, desde então, a prática vem sendo aprimorada, por exemplo, com a melhoria na infraestrutura do evento, mais esforços de divulgação da marca, melhor gerenciamento do calendário para atrair o público em datas estratégicas e diversificação de parceiros por segmento.

Desenvolvimento e metodologia

No início de cada ano, são realizados o planejamento e a definição do cronograma dos Feirões que ocorrerão ao longo do ano. Em seguida, são encaminhados os convites aos parceiros da cooperativa e à entidade social, que levantará fundos por meio da venda de alimentos. 

A agência mobiliza os associados, delegados, autoridades e demais pessoas da comunidade, além de promover exposição nas diversas mídias. A cooperativa solicita ao município o fechamento da rua onde os parceiros vão expor seus veículos, produtos e equipamentos e onde acontecerá a visitação durante os dois dias de evento. 

No dia anterior ao Feirão, a área Comercial organiza a infraestrutura do espaço em frente à agência, com a montagem de stands, e os parceiros preparam a exposição dos seus produtos.

Finalmente, no dia do evento, há participação ampla dos colaboradores da agência, que recebem os associados e negociam financiamentos, formalizando as propostas. A área Comercial faz o acompanhamento dos parceiros da cooperativa e a área de Crédito trabalha no atendimento das demandas geradas pela plataforma CDA (Crédito Direto ao Associado), disponibilizada aos expositores.

Além disso, a área de Crédito também disponibiliza um colaborador com exclusividade para analisar rapidamente as propostas, com o objetivo de agilizar o atendimento no local. A ideia é oferecer taxas de juros competitivas e análise imediata.

Ao longo do dia, são acompanhados os resultados dos negócios fechados e das prospecções de clientes, para que a negociação continue após o evento.

Resultados e aprendizados

A realização dos Feirões de Negócios está alinhada com as diretrizes estratégicas do Sicoob São Miguel, uma vez que a cooperativa busca a inovação constante no crédito, a fim de aumentar a pulverização e reduzir o risco, atraindo clientes e, consequentemente, fomentando seu negócio. A cooperativa também destaca que a prática está alinhada ao princípio cooperativista do “Interesse pela comunidade”.

Entre os resultados quantitativos registrados, com os dez Feirões realizados em 2019, o Sicoob São Miguel contabilizou mais de R$ 3,8 milhões em negócios prospectados para fechamento posterior ao evento. No ano de 2019 como um todo, a cooperativa efetivou mais de R$ 6 milhões em negócios para mais de 250 associados. 

Além disso, no mesmo ano, a venda de pastéis pela APAE durante os Feirões de Negócios totalizou R$ 3,5 mil por evento. “Temos que dizer que a expectativa foi superada. Foi a primeira vez que fomos convidados a participar de um evento desse tipo, e os recursos arrecadados são bem-vindos e ajudam muito no atendimento dos nossos alunos”, afirma Ivonete Klein, diretora da APAE de Guaraciaba (SC).

CONTATO DO RESPONSÁVEL

Diogo Marcio Wieczorek, supervisor comercial - diogo.marcio@sicoobsmo.com.br

Você também tem um case ou uma história de sucesso?

Conte-nos sua história

Sua cooperativa tem uma história inspiradora? Queremos conhecer! Preencha o formulário abaixo e conte como sua cooperativa está fazendo a diferença. Sua experiência pode inspirar outros e mostrar o poder do cooperativismo no Brasil. Participe e ajude a fortalecer nosso movimento!

Veja mais

Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão

Os "Agentes de Eficiência" desempenham um papel fundamental na organização, ao assumirem diversas responsabilidades. Entre elas, destacam-se a construção e atualização de fluxos operacionais, a implementação de melhorias, a facilitação da rotina de trabalho, a gestão do conhecimento, a promoção de uma cultura de redução de desperdícios e simplificação de processos, além da redução de riscos e custos, e o aumento da competitividade da Cooperativa. Nesse contexto, a equipe de Eficiência em Processos coordena e supervisiona a implementação dessas iniciativas. Logo, sua atuação é essencial para garantir o sucesso do programa e contribuir diretamente para o alcance dos objetivos estratégicos do Sicoob Credimepi.

Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão

Unimed-BH cria projeto específico para Gestão da Reputação da marca. Iniciativa monitora opinião de públicos estratégicos em relação à cooperativa e permite agir de forma mais rápida e eficaz durante crises de imagem.

Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão

Ao identificar problemas de descarte inadequado de lixo, a Castrolanda criou um ecoponto na cidade de Castro, onde fica sua sede. Os resíduos são tratados e têm diversas destinações: podem ser doados, reciclados ou descartados adequadamente no aterro sanitário da cidade.

Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão

Em momentos econômicos difíceis, é necessário otimizar despesas e cortar gastos. Esse é o papel do Comitê de Custos da Viacredi, que se empenha em analisar os processos financeiros da cooperativa para identificar oportunidades de economizar.

Image
SISTEMA OCB © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.