Sicoob Aracoop realiza conferência com seus cooperados sobre o mercado financeiro

Contexto e desafios
Para o Sicoob Aracoop, a motivação do “Vision Summit” foi dupla. Em primeiro lugar a Educação, porém com uma pegada ambiental, para promover a sustentabilidade do planeta.
Com relação a Educação, a ideia foi fornecer aos participantes conhecimentos aprofundados sobre cooperativismo e economia, especialmente em relação ao mercado financeiro e suas projeções futuras, capacitando-os para melhores práticas de negócios e contribuindo para o desenvolvimento econômico local.
Na questão ambiental, o motivo foi promover a sustentabilidade através da adoção de práticas que minimizam o impacto ambiental, como a utilização de papel semente em substituição a materiais impressos convencionais, incentivando o plantio e contribuindo para o sequestro de carbono, com o plantio simbólico de margaridas pelos participantes.
Desenvolvimento e metodologia
O “Vision Summit” foi um evento realizado em dezembro de 2023 que abordou temas de cooperativismo e economia, com o objetivo de educar os participantes sobre o mercado financeiro e as tendências econômicas futuras. O evento também se destacou por suas práticas sustentáveis, como a substituição de materiais impressos por papel semente, que pode ser plantado para gerar vegetais e flores, contribuindo para o sequestro de carbono.
Para desenvolver esse projeto, a cooperativa organizou 6 etapas, a saber:
1. Planejamento: A diretoria executiva da cooperativa, analisando as praças de atuação, elege 3 cidades para receber o “road show” sustentável.
2. Organização: As áreas envolvidas buscam as melhores alternativas para a realização do evento, a escolha de uma pessoa renomada na economia e de práticas sustentáveis.
3. Divulgação: Promoção do evento para atrair participantes dentro do quadro de cooperados das cidades escolhidas, divulgação feita por envios via canais digitais e ligações apenas, não houve a impressão de material.
4. Execução: Realizando os eventos em Uberaba, Monte Carmelo e Araguari com a renomada economista Rita Mundim. Os participantes, devidamente identificados, puderam esclarecer dúvidas com a palestrante, além de realizar networking com os demais participantes.
5. Pós-evento: Avaliação do sucesso do evento através de feedbacks dos participantes, realizados verbalmente ainda no evento e para a equipe comercial. No pós-evento, os participantes levaram para casa o crachá de papel semente, tendo sido orientados e convidados a plantarem seus crachás, viabilizando o nascimento de vegetação que auxilia no processo de sequestro de carbono.
6. Responsáveis: A Unidade de Investimento Social e Governança realizou os eventos com a supervisão direta da diretoria administrativa e de desenvolvimento. Os convites ao público foram realizados pela área de negócios e agências locais.
Resultados e aprendizados
Os resultados do “Vision Summit” podem ser avaliados em termos de seus objetivos educativos e ambientais:
1. Educativos:
- Aumento do conhecimento dos participantes sobre cooperativismo e economia.
- Melhor capacitação dos cooperados para negócios, potencialmente levando a um desenvolvimento econômico local mais robusto.
2. Ambientais:
- Redução do impacto ambiental do evento através de práticas sustentáveis.
- Incentivo ao plantio de papel semente, com a participação de 300 pessoas e uma média de 14 sementes por crachá, resultando no plantio de aproximadamente 4.200 margaridas, contribuindo para o sequestro de carbono.
Esses resultados refletem o sucesso do evento em alcançar suas metas de educação e sustentabilidade, além de promover a conscientização ambiental entre os participantes.
Contato da Cooperativa
Você também tem um case ou uma história de sucesso?
Conte-nos sua história
Veja mais

Cocamar efetua doações de sistemas fotovoltaicos para instituições de sua região, contribuindo com práticas sociais e ambientais da cooperativa
O projeto "Solidariedade é a nossa energia" tem como objetivo efetuar doações de sistemas de produção de energia fotovoltaica para as Organizações da Sociedade Civil (OSCs) seguindo uma metodologia que consiste na seleção da organização, realização do laudo estrutural e comunicação do benefício.

Sustentabilidade e rentabilidade de mãos dadas
Estado: Rio Grande do Sul Ação: Estímulo a práticas de sustentabilidade e rentabilidade para sistemas de produção agrícola Principais resultados: Maior produtividade com uso de práticas sustentáveis Reconhecimento por meio de prêmios Conservação do solo

Cresol Minas Gerais protege nascentes e o ecossistema de Espera Feliz
Região: Sudeste Categoria: Recursos Hídricos Ação: Projeto de Recuperação e Revitalização de Nascentes na zona rural do município de Espera Feliz, em Minas Gerais. ODS: 6 - Água potável e saneamento Resultados: Executado em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar de Espera Feliz, em Minas Gerais, o projeto contemplou nascentes de 21 propriedades rurais. A iniciativa impactou diretamente mais de 100 famílias, proporcionando a elas um acesso mais seguro e confiável à água potável. As nascentes cumprem uma função ambiental muito importante, fornecendo água para o consumo local, abastecimento de rios e lagos e ainda são a fonte de vida para uma série de organismos. O ecossistema ambiental saudável melhora as condições para a produção agropecuária familiar sustentável, beneficiando os produtores locais.

Sicredi Pioneira RS desenvolve ferramenta para unificar acesso à informação
Plataforma de busca centralizou o acesso ao conteúdo operacional e de regramentos da Sicredi Pioneira RS, que antes estava espalhado em 80 sistemas diferentes. Ferramenta melhorou interação entre setores, agilizou atendimento aos associados e deu mais credibilidade aos serviços oferecidos.