Sicoob Aracoop realiza conferência com seus cooperados sobre o mercado financeiro
Contexto e desafios
Para o Sicoob Aracoop, a motivação do “Vision Summit” foi dupla. Em primeiro lugar a Educação, porém com uma pegada ambiental, para promover a sustentabilidade do planeta.
Com relação a Educação, a ideia foi fornecer aos participantes conhecimentos aprofundados sobre cooperativismo e economia, especialmente em relação ao mercado financeiro e suas projeções futuras, capacitando-os para melhores práticas de negócios e contribuindo para o desenvolvimento econômico local.
Na questão ambiental, o motivo foi promover a sustentabilidade através da adoção de práticas que minimizam o impacto ambiental, como a utilização de papel semente em substituição a materiais impressos convencionais, incentivando o plantio e contribuindo para o sequestro de carbono, com o plantio simbólico de margaridas pelos participantes.
Desenvolvimento e metodologia
O “Vision Summit” foi um evento realizado em dezembro de 2023 que abordou temas de cooperativismo e economia, com o objetivo de educar os participantes sobre o mercado financeiro e as tendências econômicas futuras. O evento também se destacou por suas práticas sustentáveis, como a substituição de materiais impressos por papel semente, que pode ser plantado para gerar vegetais e flores, contribuindo para o sequestro de carbono.
Para desenvolver esse projeto, a cooperativa organizou 6 etapas, a saber:
1. Planejamento: A diretoria executiva da cooperativa, analisando as praças de atuação, elege 3 cidades para receber o “road show” sustentável.
2. Organização: As áreas envolvidas buscam as melhores alternativas para a realização do evento, a escolha de uma pessoa renomada na economia e de práticas sustentáveis.
3. Divulgação: Promoção do evento para atrair participantes dentro do quadro de cooperados das cidades escolhidas, divulgação feita por envios via canais digitais e ligações apenas, não houve a impressão de material.

4. Execução: Realizando os eventos em Uberaba, Monte Carmelo e Araguari com a renomada economista Rita Mundim. Os participantes, devidamente identificados, puderam esclarecer dúvidas com a palestrante, além de realizar networking com os demais participantes.

5. Pós-evento: Avaliação do sucesso do evento através de feedbacks dos participantes, realizados verbalmente ainda no evento e para a equipe comercial. No pós-evento, os participantes levaram para casa o crachá de papel semente, tendo sido orientados e convidados a plantarem seus crachás, viabilizando o nascimento de vegetação que auxilia no processo de sequestro de carbono.
6. Responsáveis: A Unidade de Investimento Social e Governança realizou os eventos com a supervisão direta da diretoria administrativa e de desenvolvimento. Os convites ao público foram realizados pela área de negócios e agências locais.
Resultados e aprendizados
Os resultados do “Vision Summit” podem ser avaliados em termos de seus objetivos educativos e ambientais:
1. Educativos:
- Aumento do conhecimento dos participantes sobre cooperativismo e economia.
- Melhor capacitação dos cooperados para negócios, potencialmente levando a um desenvolvimento econômico local mais robusto.
2. Ambientais:
- Redução do impacto ambiental do evento através de práticas sustentáveis.
- Incentivo ao plantio de papel semente, com a participação de 300 pessoas e uma média de 14 sementes por crachá, resultando no plantio de aproximadamente 4.200 margaridas, contribuindo para o sequestro de carbono.
Esses resultados refletem o sucesso do evento em alcançar suas metas de educação e sustentabilidade, além de promover a conscientização ambiental entre os participantes.
Contato da Cooperativa
Você também tem um case ou uma história de sucesso?
Conte-nos sua história
Veja mais
A Coopercitrus e a Credicitrus criaram uma fundação que ajuda a combater a escassez hídrica no Sudeste. O projeto já restaurou mais de mil nascentes, elevando sua vazão e beneficiando produtores com aumento da produtividade. Além disso, o projeto garante água para diversas cidades, se tornando um modelo de cooperação para a resiliência climática.
A fim de tomar decisões mais certeiras em meio a um mercado dinâmico, a mineira Unimed Circuito das Águas adotou um sistema de gestão informatizado que integra dados e contribui para que os gestores possam tomar decisões melhores. Com o desenvolvimento da nova ferramenta de BI, a cooperativa também consegue monitorar tendências, criar produtos e monitorar falhas com mais eficiência.
Região: Brasil Categoria: Inclusão e Diversidade Ação: Sicredi desenvolve projeto "Elas Cooperam" para fomentar o empreendedorismo feminino, com linhas de crédito específicas e educação financeira. ODS: 1 - Erradicação da Pobreza 5 - Igualdade de Gênero 8 - Trabalho Decente e Crescimento Econômico 10 - Redução das Desigualdades Resultados: Definição de duas linhas de crédito específicas para apoiar o empreendedorismo feminino: Microcrédito e PRONAMPE. Acompanhamento das mulheres por meio de programas de educação financeira e parcerias com instituições de ensino.
A Turiarte nasceu visando gerar renda sustentável para as comunidades locais. Fundada em 2015, a cooperativa estruturou a produção de artesanato e o turismo de base comunitária, beneficiando famílias com aumento de renda e se tornando um modelo de negócio que valoriza a cultura local, promove o empoderamento feminino e contribui para a conservação da Amazônia.