Coopanest desmente mitos sobre anestesiologia para a comunidade

Contexto e desafios
Preocupada em aprimorar sua relação com a comunidade, a Coopanest-CE (Cooperativa dos Médicos Anestesiologistas do Ceará) passa por um processo de aumentar suas ações de responsabilidade social. Com isso, a cooperativa, que atende exclusivamente pessoas jurídicas, decidiu voltar os olhos para a população cearense.
Nesse cenário, a Coopanest-CE verificou, ao longo do tempo, que as pessoas possuem muito medo de anestesia, sobretudo por causa de lendas e mitos. Esse medo foi diagnosticado em pacientes que precisaram de anestesia para passar por algum procedimento cirúrgico ou diagnóstico.
A partir dessa percepção, a Coopanest-CE criou uma jornada educativa a fim de desmentir mitos sobre a anestesia. O objetivo da mobilização é levar informações relevantes sobre a anestesia para a população em geral, prestando esclarecimentos e desmistificando crenças infundadas sobre o tema.
Dessa forma, a Coopanest-CE almeja diminuir o medo e a angústia que muitas pessoas têm sobre a anestesia. Portanto, o projeto nasceu para alcançar os diversos segmentos da sociedade, mostrando e explicando o trabalho e a importância da anestesia e dos médicos anestesistas.
Desenvolvimento e metodologia
A jornada educativa batizada de “Mitos e verdades sobre anestesia” teve início em 2009 com a realização de um evento anual público na cidade de Fortaleza. Com o tempo, o projeto foi sendo aprimorado e passou a ser executado até quatro vezes por ano, preferencialmente entre os meses de maio a outubro.
Em meio a esse processo de expansão, a Coopanest-CE levou o projeto para shopping centers e ampliou o escopo para outras cidades cearenses em que a cooperativa atua, como Sobral e Juazeiro do Norte.
A execução do projeto começa com a reunião das equipes gestoras para a definição de locais e datas das ações. Depois disso, a cooperativa faz a solicitação dos espaços e a autorização dos órgãos competentes para o uso dos locais escolhidos. A etapa seguinte é a seleção de médicos, profissionais, e assessores que irão tocar as ações.
Em seguida, a cooperativa solicita o empréstimo de equipamentos necessários, como : agulhas, respiradores, monitores e manequins. Todos os ano, a Coopanest-CE também atualiza a cartilha “Mitos e verdades sobre anestesia”, que contém dúvidas frequentes sobre o uso da anestesia. Uma equipe de médicos anestesiologistas fica responsável por respondê-las em linguagem acessível, clara e de fácil compreensão.
Durante os eventos, a Coopanest-CE distribui as cartilhas, fomenta a interação entre a população e os profissionais de saúde, faz orientações sobre anestesia e, ainda, oferece serviços de verificação da pressão arterial e teste de glicemia. Quando o evento ocorre em um shopping, a cooperativa monta um minicentro cirúrgico para demonstrar diversos materiais e equipamentos que fazem parte do dia a dia do médico anestesiologista.
O projeto também abrange a divulgação de em canais de comunicação, como rádio, jornais e televisão, a fim de dar mais visibilidade para as ações e para a cooperativa, que pode divulgar, assim, o seu papel social com a comunidade. Essas ações possibilitam que a Coopanest-CE tenha um maior contato com a população de várias classes sociais e, com isso, democratize o acesso às informações.
Resultados de aprendizados
Até 2015, o projeto distribuiu mais de 53 mil cartilhas para a comunidade, além de ter realizado 9 mil verificações de pressão arterial e mais de 5 mil testes de glicemia.
Para a Coopanest-CE, no entanto, o resultado mais importante foi a divulgação de conhecimento sobre anestesiologia para a comunidade. Com isso, a cooperativa desmentiu diversos mitos sobre a anestesia e proporcionou o acesso a informações relevantes e verdadeiras sobre a especialidade.
Por fim, o projeto também aumentou a visibilidade da Coopanest-CE durante a realização das ações, gerando ganhos positivos para a imagem da cooperativa e dos médicos anestesiologistas perante a sociedade.
CONTATO DA COOPERATIVA
Luiza Magalhães, gerente de credenciamento - coopanest@coopanest-ce.com.br
Você também tem um case ou uma história de sucesso?
Conte-nos sua história
Veja mais
O grupo Cafeína é composto por mulheres, cooperadas ou com vínculos - como esposas e filhas, que surgiu do seguinte propósito: fidelização e preparação para governança, fazendo uso do melhor perfil da intuição e multifuncionalidade femininas por meio do empoderamento e da disponibilização de conhecimento e informação específica gerados neste programa.
Unimed-BH cria projeto específico para Gestão da Reputação da marca. Iniciativa monitora opinião de públicos estratégicos em relação à cooperativa e permite agir de forma mais rápida e eficaz durante crises de imagem.
O Movimento CoopEducação, iniciado em 2013 pelo Sicoob Sarom em colaboração com órgãos públicos e Superintendências Regionais de Ensino, tem como objetivo transformar a educação dos municípios de atuação da cooperativa. Focado na educação cooperativista, empreendedora e financeira, o programa capacita professores e emprega metodologias ativas. O processo inclui etapas como sensibilização, mobilização, capacitação, implantação, monitoramento e avaliação. Desde sua concepção, já impactou mais de 37 mil alunos e capacitou mais de 2 mil professores. Essa iniciativa tem influenciado a composição do quadro de colaboradores do Sicoob Sarom, com um terço dos colaboradores em São Roque de Minas participando do programa, o que traz benefícios em termos de integração e pertencimento. Além disso, tem contribuído para a sucessão do quadro social, com mais de 2.500 crianças e jovens tornando-se cooperados e acumulando mais de dez milhões de reais (R$ 10 milhões) em poupança na cooperativa.
A satisfação das necessidades e expectativas dos associados é fundamental para o crescimento da cooperativa. Dessa forma, para verificar se os associados estão satisfeitos com a atuação da cooperativa e com as relações sociais estabelecidas, a Cooperativa implantou em março de 2021, a pesquisa anual de governança. A cooperativa baseia sua pesquisa de governança nos quatro pilares de governança corporativa do IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa, sendo eles: transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade corporativa.