Unimed Circuito das Águas aumenta satisfação de clientes ao padronizar atendimento

Contexto e desafios
Com uma equipe de 229 cooperados e 235 colaboradores, a Unimed Circuito das Águas é responsável por oferecer produtos e serviços de qualidade para 55.300 clientes. No entanto, apesar de prezar pelo bem-estar dos beneficiários do plano de saúde, a cooperativa percebeu que o atendimento aos clientes precisava de mais atenção.
A Unimed Circuito das Águas sentiu a necessidade de melhorar a qualidade de atendimento aos clientes, registrar as demandas de forma padronizada, monitorar a taxa de satisfação e garantir a solução dos pedidos. A partir dessas necessidades, a cooperativa desenvolveu um sistema interno para controlar o fluxo de informações de atendimento.
Além de tornar os atendimentos padronizados e organizados, o objetivo da iniciativa é evitar a insatisfação dos clientes, causada pela demora, mantendo o histórico de contato. O sistema também possibilita a criação de estratégias para atender demandas perenes.
Desenvolvimento e metodologia
Para o sistema funcionar da maneira correta e desejada, a cooperativa contou com as áreas de Tecnologia da Informação (TI) e de relacionamento. O setor de TI fez um levantamento de todas as demandas dos clientes e criou um catálogo de serviços contendo alguns tópicos importantes que devem ser preenchidos:
- Demanda do cliente;
- Responsável por atendê-la;
- Prazo de atendimento;
- Responsável pelo monitoramento;
- Notificados pelo atraso.
Já os colaboradores responsáveis por atender aos pedidos dos clientes e até mesmo dos cooperados, podem registrar outras informações importantes. No sistema, os trabalhadores identificam os clientes ou associados, a data e a hora do contato, o tipo de serviço que será prestado e descrevem minuciosamente a demanda.
Com o pedido registrado, o colaborador compartilha o número do protocolo e o prazo do atendimento para o demandante. Além disso, o trabalhador encaminha a demanda detalhada ao responsável por atendê-la.
O atendimento chega ao fim quando o responsável resolve o pedido, registra a solução no sistema e envia um feedback ao cliente ou cooperado envolvido.
Resultados e aprendizados
Por ser usado diariamente na Unimed Circuito das Águas, o sistema de padronização e gerenciamento dos atendimentos já passou por inúmeras melhorias internas. Para continuar suprindo as necessidades dos clientes, a cooperativa revisa o catálogo constantemente e inclui novos serviços nele.
Com o sucesso e a popularidade do sistema, a Unimed redimensionou a equipe de atendimento e contratou uma professora de português para melhorar a qualidade dos registros. Além disso, os indicadores de qualidade começaram a ser monitorados sistematicamente.
No início do projeto, em 2009, mais da metade das demandas eram resolvidas fora do prazo. Já em 2014, apenas 0,37% dos pedidos foram atendidos com atraso. Com essa diminuição, a satisfação dos clientes chegou a 98,4%.
Dessa maneira, a Unimed Circuito das Águas tem um conhecimento maior das demandas de seus clientes e cooperados, e consegue implementar ações de melhoria duradouras.
CONTATO DA COOPERATIVA
Musse José Matuck, presidente - musse.matuck@unimedcircuito.coop.br
Você também tem um case ou uma história de sucesso?
Conte-nos sua história
Veja mais
Cooperativa de crédito centraliza área jurídica e cria fluxos de trabalho claros tanto para lidar com o contencioso como para prestar consultoria aos demais departamentos. Jurídico também produz indicadores que auxiliam na elaboração de treinamentos específicos para as necessidades da cooperativa.
Região: Brasil Categoria: Finanças verdes Ação: Emissão da primeira Letra Financeira Pública Sustentável do Brasil. ODS: 5 - Igualdade de gênero 7 - Energia acessível e limpa 9 - Indústria, inovação e infraestrutura 13 - Ação contra a mudança global do clima Resultados: A operação captou R$ 780 milhões em recursos destinados ao financiamento de projetos sustentáveis. O valor apoiou projetos de energia limpa, geração de empregos e apoio ao desenvolvimento econômico das comunidades. A operação evitou a emissão de quase 5 toneladas de gases poluentes e contribuiu para a sustentação de 80 mil empregos. A iniciativa foi premiada pelo Global SME Finance Awards 2023 na categoria Título Sustentável do Ano.
Região: Sudeste Categoria: Recursos Hídricos Ação: Projeto de Recuperação e Revitalização de Nascentes na zona rural do município de Espera Feliz, em Minas Gerais. ODS: 6 - Água potável e saneamento Resultados: Executado em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar de Espera Feliz, em Minas Gerais, o projeto contemplou nascentes de 21 propriedades rurais. A iniciativa impactou diretamente mais de 100 famílias, proporcionando a elas um acesso mais seguro e confiável à água potável. As nascentes cumprem uma função ambiental muito importante, fornecendo água para o consumo local, abastecimento de rios e lagos e ainda são a fonte de vida para uma série de organismos. O ecossistema ambiental saudável melhora as condições para a produção agropecuária familiar sustentável, beneficiando os produtores locais.