Sicoob Sarom transforma a educação em sua região de atuação e aproxima a sociedade da cooperativa, com resultados positivos a todos
Contexto e desafios
Na década de noventa e início dos anos dois mil, a baixa qualidade do ensino, caracterizada pela escassez de professores qualificados e pela falta de interesse da gestão municipal, resultou em um período de migração dos habitantes de São Roque de Minas para os municípios vizinhos.
Diante desse desafio, o Sicoob Sarom, em parceria com os órgãos públicos locais e as Superintendências Regionais de Ensino, lançou em 2013 o Movimento CoopEducação, com intuito de promover uma transformação significativa no cenário educacional local, contribuindo para a melhoria do nível educacional e, consequentemente, para o desenvolvimento sustentável da comunidade.
O programa educacional tem como objetivo principal promover Educação Cooperativista, Empreendedora e Financeira por meio da capacitação dos educadores das redes de ensino público/privado para que se tornem agentes multiplicadores em cada uma dessas temáticas.
Desenvolvimento e metodologia
Para o desenvolvimento do Movimento CoopEducação, o Sicoob Sarom conta com a parceria do Sistema OCB que disponibiliza a metodologia do Novo CooperJovem. Tal metodologia permite abordar as três temáticas (cooperativismo, empreendedorismo e educação financeira) de maneira transversal e com metodologias ativas como a Aprendizagem Baseada em Projetos e a Gamificação. Além disso, o Movimento CoopEducação também utiliza do portifólio educacional do Instituto Sicoob para ações direcionadas a Educação Financeira.

A implementação do programa segue algumas etapas, tais como:
- sensibilização dos stakeholders locais;
- mobilização das instituições de ensino;
- capacitação dos educadores;
- implantação do programa;
- monitoramento e avaliação.
A coordenação do Movimento CoopEducação fica sob a responsabilidade da Unidade de Educação e Desenvolvimento do Cooperativismo do Sicoob Sarom, que conta com equipe de profissionais dedicados exclusivamente a ações educacionais nas escolas parceiras.
Resultados e aprendizados
Desde a sua criação em 2013, o Movimento CoopEducação já impactou diretamente mais de 37 mil crianças e jovens, por meio de mais de 2 mil professores capacitados em 16 dos 19 municípios que a cooperativa atua.
Após dez anos de sua constituição, o investimento da cooperativa em educação começa a ser percebido na composição do quadro de colaboradores e cooperados. Atualmente, um terço dos colaboradores do Sicoob Sarom em São Roque de Minas já passaram pelo Movimento CoopEducação, o que traz ganhos diretos para a cooperativa em termos de integração e pertencimento. Além disso, o programa de educação permite que o Sicoob Sarom se aproxime das novas gerações e realize a sucessão do quadro social de forma natural. Isso é evidenciado pelo fato de 2.509 crianças/jovens terem se tornado cooperados e hoje, constituem mais de dez milhões de reais em poupança na cooperativa.

Contato da Cooperativa
Você também tem um case ou uma história de sucesso?
Conte-nos sua história
Veja mais
O Sicoob Metropolitano reforçou seu compromisso com a sustentabilidade ao adquirir um NFT (Token Não Fungível) de Preservação Ambiental, que representa 1 hectare de Mata Atlântica no Parque Nacional da Serra da Bocaina. A iniciativa utiliza a tecnologia blockchain para garantir a rastreabilidade e o monitoramento da área, contribuindo para a proteção da biodiversidade, a mitigação das mudanças climáticas e o engajamento de cooperados e da comunidade na pauta ESG.
Fundada em 1929 por imigrantes japoneses na Amazônia, a CAMTA superou a falência da monocultura de pimenta-do-reino ao desenvolver o inovador Sistema Agroflorestal de Tomé-Açu (SAFTA). A cooperativa transformou a crise em oportunidade, regenerando mais de 7.500 hectares e gerando um faturamento de R$ 102,9 milhões em 2024. Hoje, a CAMTA é referência mundial, exportando sua tecnologia socioambiental para 25 comunidades na América do Sul e na África.
A Cresol Evolução identificou uma lacuna na coleta de lixo em sua área de atuação, que não possuía um processo específico para reciclagem de tampinhas plásticas. A fim de evitar poluição e promover uma mudança de hábito, a cooperativa atuou em conjunto com escolas para promover a coleta e a conscientização ao redor do tema, além de apoiar financeiramente as instituições de ensino.
Região: Sudeste Categoria: Inclusão e diversidade Ação: O projeto Mulheres Organizadas em Busca de Igualdade (MOBI) fomenta o protagonismo feminino na cafeicultura da Coopfam. ODS: 5 - Igualdade de gênero Resultados: A partir da criação dos MOBI, o engajamento das mulheres nas atividades da cooperativa aumentou significativamente. O grupo discute programas de desenvolvimento rural, pessoal e profissional, dando protagonismo às mulheres na cafeicultura. A Coopfam desenvolveu uma linha especial de cafés femininos, que foram servidos nos eventos da Copa do Mundo de 2014 e nas Olimpíadas de 2016. O café feminino da cooperativa também recebeu menção honrosa em um concurso organizado pela ONU. Em 2019, Vânia Lúcia Pereira da Silva tomou posse como a primeira presidente mulher da Coopfam.