cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor

Sicoob Sarom transforma a educação em sua região de atuação e aproxima a sociedade da cooperativa, com resultados positivos a todos

Imagem Destaque

2013
Sudeste
Crédito
Não
Cooperativa de Crédito de Livre Admissão de São Roque de Minas - Sicoob Sarom
44221
304
Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão
Gestão
O Movimento CoopEducação, iniciado em 2013 pelo Sicoob Sarom em colaboração com órgãos públicos e Superintendências Regionais de Ensino, tem como objetivo transformar a educação dos municípios de atuação da cooperativa. Focado na educação cooperativista, empreendedora e financeira, o programa capacita professores e emprega metodologias ativas. O processo inclui etapas como sensibilização, mobilização, capacitação, implantação, monitoramento e avaliação. Desde sua concepção, já impactou mais de 37 mil alunos e capacitou mais de 2 mil professores. Essa iniciativa tem influenciado a composição do quadro de colaboradores do Sicoob Sarom, com um terço dos colaboradores em São Roque de Minas participando do programa, o que traz benefícios em termos de integração e pertencimento. Além disso, tem contribuído para a sucessão do quadro social, com mais de 2.500 crianças e jovens tornando-se cooperados e acumulando mais de dez milhões de reais (R$ 10 milhões) em poupança na cooperativa.

Contexto e desafios

Na década de noventa e início dos anos dois mil, a baixa qualidade do ensino, caracterizada pela escassez de professores qualificados e pela falta de interesse da gestão municipal, resultou em um período de migração dos habitantes de São Roque de Minas para os municípios vizinhos.

Diante desse desafio, o Sicoob Sarom, em parceria com os órgãos públicos locais e as Superintendências Regionais de Ensino, lançou em 2013 o Movimento CoopEducação, com intuito de promover uma transformação significativa no cenário educacional local, contribuindo para a melhoria do nível educacional e, consequentemente, para o desenvolvimento sustentável da comunidade.

O programa educacional tem como objetivo principal promover Educação Cooperativista, Empreendedora e Financeira por meio da capacitação dos educadores das redes de ensino público/privado para que se tornem agentes multiplicadores em cada uma dessas temáticas.

Desenvolvimento e metodologia

Para o desenvolvimento do Movimento CoopEducação, o Sicoob Sarom conta com a parceria do Sistema OCB que disponibiliza a metodologia do Novo CooperJovem. Tal metodologia permite abordar as três temáticas (cooperativismo, empreendedorismo e educação financeira) de maneira transversal e com metodologias ativas como a Aprendizagem Baseada em Projetos e a Gamificação. Além disso, o Movimento CoopEducação também utiliza do portifólio educacional do Instituto Sicoob para ações direcionadas a Educação Financeira.

A implementação do programa segue algumas etapas, tais como:

  1. sensibilização dos stakeholders locais;
  2. mobilização das instituições de ensino;
  • capacitação dos educadores;
  1. implantação do programa;
  2. monitoramento e avaliação.

A coordenação do Movimento CoopEducação fica sob a responsabilidade da Unidade de Educação e Desenvolvimento do Cooperativismo do Sicoob Sarom, que conta com equipe de profissionais dedicados exclusivamente a ações educacionais nas escolas parceiras.

Resultados e aprendizados

Desde a sua criação em 2013, o Movimento CoopEducação já impactou diretamente mais de 37 mil crianças e jovens, por meio de mais de 2 mil professores capacitados em 16 dos 19 municípios que a cooperativa atua.

Após dez anos de sua constituição, o investimento da cooperativa em educação começa a ser percebido na composição do quadro de colaboradores e cooperados. Atualmente, um terço dos colaboradores do Sicoob Sarom em São Roque de Minas já passaram pelo Movimento CoopEducação, o que traz ganhos diretos para a cooperativa em termos de integração e pertencimento. Além disso, o programa de educação permite que o Sicoob Sarom se aproxime das novas gerações e realize a sucessão do quadro social de forma natural. Isso é evidenciado pelo fato de 2.509 crianças/jovens terem se tornado cooperados e hoje, constituem mais de dez milhões de reais em poupança na cooperativa.

Contato da Cooperativa

sicoobsarom@sicoobsarom.com.br

Você também tem um case ou uma história de sucesso?

Conte-nos sua história

Sua cooperativa tem uma história inspiradora? Queremos conhecer! Preencha o formulário abaixo e conte como sua cooperativa está fazendo a diferença. Sua experiência pode inspirar outros e mostrar o poder do cooperativismo no Brasil. Participe e ajude a fortalecer nosso movimento!

Veja mais

Conselho Social da Unimed Vitória melhora representatividade das especialidades médicas na gestão
Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão

Conselho Social da Unimed Vitória melhora representatividade das especialidades médicas na gestão

Órgão consultivo formado por cooperados de várias especializações médicas discute a macropolítica da cooperativa e formaliza propostas para o conselho de administração. Os membros do conselho social são escolhidos por voto a cada quatro anos e representam todas as especialidades e os municípios onde a Unimed Vitória está presente.

Viacredi inova gestão através de avaliação de competências e registro detalhado de atividades
Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão

Viacredi inova gestão através de avaliação de competências e registro detalhado de atividades

A Viacredi criou o processo de avaliação de competências, em 2007, e o passaporte profissional, em 2010. O objetivo de ambas as iniciativas é manter a qualidade de trabalho, incentivar os colaboradores a se desenvolverem dentro da cooperativa, e aumentar a comunicação entre os líderes e trabalhadores.

Troca de saberes na floresta
ESGCOOP

Troca de saberes na floresta

Objetivo: Promover a viabilidade socioeconômica e ambiental da comunidade por meio da geração de renda e da produção de alimentos em sistemas agroflorestais. Resultados: Renda contínua para os cooperados no curto, médio e longo prazos. Garantia de venda dos produtos produzidos. Aumento da sustentabilidade da produção, já que não há necessidade de desmatamento. Recuperação da biodiversidade, fauna e flora, pelo reflorestamento da região. Melhoria no microclima da região. Fim do uso do fogo nos sistemas produtivos. Geração de emprego e qualificação, pois o sistema agroflorestal necessita de mão de obra especializada nos tratos culturais. Adoção de tecnologia que possibilita acesso a instrumentos econômicos, como o pagamento por serviços ambientais e crédito de carbono. Proximidade com a economia circular, com a busca de eficiência na cadeia produtiva e no aproveitamento de resíduos sólidos e líquidos para a produção de fertilizantes.

Sicredi investe em inteligência e tecnologia para apoiar iniciativas sustentáveis
ESGCOOP

Sicredi investe em inteligência e tecnologia para apoiar iniciativas sustentáveis

Região: Brasil Categoria: Finanças Verdes Ação: Investimento do Sicredi em inteligência e tecnologia para levar crédito para pequenos produtores e desenvolvimento sustentável no Brasil. ODS: 11 - Cidades e Comunidades Sustentáveis 12 - Produção e Consumo sustentáveis Resultados: Preservação e recuperação de áreas ambientais. Melhoria nas condições de trabalho dos pequenos agricultores. Análises de crédito e de iniciativas mais assertivas por meio de tecnologia e equipe multidisciplinar.

Image
SISTEMA OCB © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.