cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor

Coopatos aumenta produção de leite com Projeto Silagem

Imagem Destaque

2013
Sudeste
Agropecuário
Não
Cooperativa Mista Agropecuária de Patos de Minas Ltda.
2873
438
Coopatos, leite, Projeto Silagem, Silagem
Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão
Cooperativismo
Ao perceber que alguns cooperados da região de Lagoa Grande (MG) não possuíam quantidade suficiente de milho para alimentar o gado, a Coopatos criou o Projeto Silagem. A iniciativa visa fornecer os insumos necessários aos produtores de leite por meio de fornecedores de silagem.

Contexto e desafios

Situada em Minas Gerais, a maior bacia leiteira da Região Sudeste, a Coopatos conta com cerca de 3 mil cooperados produtores de leite. Após minuciosos estudos em suas regiões de atuação, a cooperativa percebeu que as condições climáticas e o terreno semiárido não eram favoráveis para o cultivo de milho, necessário para produzir a silagem de milho que alimenta os gados.

Alguns produtores rurais de pequeno porte até perderam suas plantações, já que, além das questões de clima e terreno, o investimento em tecnologia era escasso. Diante disso e para ajudar seus cooperados, a Coopatos criou, em 2013, o Projeto Silagem. 

A ideia do projeto era fornecer os insumos necessários para a criação dos bovinos, auxiliando, portanto, no aumento da produtividade de leite, que era a principal demanda dos produtores.

Além da produção de leite, a iniciativa da cooperativa também garante qualidade, quantidade e custos diferenciados da silagem do milho em relação ao mercado.

Desenvolvimento e metodologia

Pensando no êxito e cumprimento de todos os objetivos do projeto, a organização e realização foi dividida em etapas. A primeira consistia no levantamento da quantidade de insumos necessários junto ao associado. Com a demanda em mãos, depois era feita a contratação de fornecedores de silagem para o planejamento do plantio. Por fim, superadas as etapas burocráticas e de negociação, os contratos de compra e venda eram preparados e assinados.

E mesmo depois do contrato assinado, a Coopatos segue presente. Desde o plantio até a colheita do milho, os cooperados contam com o acompanhamento da Assistência Técnica Agronômica da cooperativa.

Já durante a colheita, existe a possibilidade de redução de custos. Ao fazer adequações logísticas na entrega da silagem, por exemplo, a cooperativa consegue diminuir os gastos de seus cooperados. Durante todos esses processos, os resultados propostos são comparados com os obtidos. 

Além disso, são usadas ferramentas de análise comparativa, de tendência e de monitoramento. Elas fazem o controle econômico, financeiro e de produtividade de todo o processo do Projeto Silagem.

A prática é responsabilidade da alta administração e do gestor da unidade de Lagoa Grande. Além de gerir e supervisionar a iniciativa, o grupo também está focado em aumentar o contato com os fornecedores de milho e os cooperados produtores de leite. Com essa parceria, é possível antecipar demandas e desenvolver alternativas ainda melhores.

Resultados e aprendizados

Implantado desde 2013 na Coopatos, o Projeto Silagem já sofreu diversas mudanças e melhorias, como:

  • Maior efetividade dos controles internos; 
  • Formalização a partir de contratos de compra e venda; 
  • Planejamento logístico de entrega da silagem visando à redução de custos;
  • Implantação da Assistência Técnica Agronômica. 

Com elas, a iniciativa se integrou ainda mais com a prática de fidelização dos cooperados e com o aumento do índice de produtividade do leite na região de Lagoa Grande. Além disso, o projeto fomenta a cooperação entre os associados e os fornecedores, e está alinhado com o seguinte princípio cooperativista: participação econômica.

Projeto Silagem em números e qualidade

É fato que o Projeto Silagem obteve resultados positivos, visto que aumentou a produção de leite e foi essencial para o crescimento de diversos produtores rurais. Com um orçamento anual destinado ao projeto, a cooperativa conseguiu atender seus membros da melhor forma possível.

Em 2013, ano da implementação da iniciativa, o crescimento da produção de leite devido à silagem cresceu em 10%. Já no ano de 2017, a produção cresceu em quase 24% - e vem crescendo desde então, ano a ano. O número de associados que aderiram a essa prática também aumentou. No mesmo período, a quantidade de membros beneficiados foi de 60 para 176.

Mas os resultados não foram vistos apenas no âmbito quantitativo. Com a adoção da prática, os cooperados se sentiram valorizados e incluídos pela Coopatos. Esse sentimento fez com que os membros apresentassem maior interesse pelos serviços e produtos da cooperativa.

CONTATO DA COOPERATIVA

Presidência - adge.diretoria@coopatos.com.br

Você também tem um case ou uma história de sucesso?

Conte-nos sua história

Sua cooperativa tem uma história inspiradora? Queremos conhecer! Preencha o formulário abaixo e conte como sua cooperativa está fazendo a diferença. Sua experiência pode inspirar outros e mostrar o poder do cooperativismo no Brasil. Participe e ajude a fortalecer nosso movimento!

Veja mais

Programa da Unimed Circuito das Águas incentiva atualização profissional e participação na gestão
Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão

Programa da Unimed Circuito das Águas incentiva atualização profissional e participação na gestão

O Programa de Integração Cooperativista premia os associados que mais participam de eventos internos da cooperativa ou externos na área de medicina, promovendo a educação continuada. Iniciativa também distribui bolsas de estudo na área de gestão.

Com nova Central de Relacionamento, Unicred Central SC/PR aumenta rapidez e qualidade do atendimento
Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão

Com nova Central de Relacionamento, Unicred Central SC/PR aumenta rapidez e qualidade do atendimento

Central da Unicred em Santa Catarina e Paraná cria estrutura única para atendimento a clientes das filiadas. Centralização otimiza os processos e alivia a carga de trabalho das agências, que podem se concentrar na assessoria financeira aos cooperados.

Sicoob Aracoop financia usina de energia fotovoltaica em Minas Gerais
ESGCOOP

Sicoob Aracoop financia usina de energia fotovoltaica em Minas Gerais

Regiões: Sudeste e Norte Categoria: Finanças Verdes Ação: Cooperativa de crédito Sicoob Aracoop investe mais de R$ 3,2 milhões e financia Usina de Energia Fotovoltaica da Associação dos Usuários do Projeto Pirapora (AUPPI), em Minas Gerais. ODS: 7 - Energia Limpa e Acessível 11 - Cidades e Comunidades Sustentáveis Resultados: Mais de 1.100 hectares de culturas diversas com irrigação realizada por energia limpa. A AUPPI se tornou o quinto maior empregador da cidade de Pirapora, no estado de Minas Gerais, gerando cerca de 1.000 empregos diretos e mais de 2.000 em períodos de safra. Em outra iniciativa, passou a obter melhores resultados na preservação da qualidade das águas em uma das mais importantes bacias hidrográficas do estado.

Unimed Erechim desenvolve metodologia para gestão do conhecimento
Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão

Unimed Erechim desenvolve metodologia para gestão do conhecimento

Para aumentar a quantidade de conhecimento criado e absorvido pelos cooperados e colaboradores, a Unimed Erechim criou a prática Gestão do Conhecimento. A iniciativa é baseada nas etapas da gestão do conhecimento e no método PDCA.

Image
SISTEMA OCB © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.