cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor

Unimed Vitória adota metodologias ágeis para gerenciar o desenvolvimento de sistemas

Imagem Destaque

2014
Sudeste
Saúde
Não
Unimed Vitória Cooperativa de Trabalho Médico
2
2
Desenvolvimento, Metodologias ágeis, Software
Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão
Inovação
Aplicada em procurar melhorar o processo de desenvolvimento de software, a Unimed Vitória adotou metodologias ágeis para modernizar os processos da área de tecnologia. A metodologia adotada pela cooperativa abrange todo o processo de desenvolvimento de sistemas e possibilita uma gestão mais eficaz dos projetos que estão sendo tocados.

Contexto e desafios

A cooperativa de saúde capixaba Unimed Vitória se preocupa em melhorar continuamente o seu processo de desenvolvimento de software. Afinal, a tecnologia representa um fator cada vez mais importante dentro do setor. 

Diante da necessidade de atualizar a gestão na rotina dos colaboradores que atuam com o desenvolvimento dentro da cooperativa, a Unimed Vitória adotou metodologias ágeis. O intuito é modernizar o processos e aprimorar as boas práticas de programação.

A mudança, que aconteceu em 2014, se alinha com o objetivo estratégico da área de tecnologia da informação. O setor foca em associar inovações tecnológicas aos serviços assistenciais e aos projetos prioritários da cooperativa a fim de elevar a eficiência econômica e a rentabilidade dos médicos cooperados. 

Desenvolvimento e metodologia

A área de tecnologia da informação da Unimed Vitória provê suporte às áreas de negócio com atendimento de chamados (incidentes e requisições), demandas e projetos (estratégicos e operacionais). 

A metodologia que a Unimed Vitória adotou abrange todo o processo de desenvolvimento de sistemas, tanto para o atendimento de chamados quanto de projetos. Ela também permite a organização do backlog de desenvolvimento e a priorização pelas áreas de negócio. 

Além disso, a solução também possibilita a gestão da alocação dos recursos pelos itens priorizados, fazendo com que todos trabalhem alinhados aos elementos que agregam valor para a cooperativa como um todo. 

A Unimed Vitória estudou uma série de conceitos de metodologias ágeis e adaptou um formato que engloba não só os itens de desenvolvimento que chegam pelas filas de suporte (incidentes e requisições), mas também as demandas de projetos (estratégicos e operacionais) que demandam desenvolvimento de software.  

Definições e fluxo

Antes de entender a lógica por trás do processo de desenvolvimento de software da Unimed Vitória, é necessário conhecer algumas definições: 

  • Equipe técnica: são os desenvolvedores responsáveis pela execução do backlog priorizado.
  • Product Backlog Item (PBI): item do backlog que representa uma entrega com valor para o cliente (funcionalidade de sistema e correção de um problema, por exemplo).
  • Product Owner (PO): profissional que tem o papel de manter e priorizar o backlog. Faz o acompanhamento das filas de chamados, inclusão dos novos PBIs no backlog, priorização dos PBIs por sprint, alocação dos recursos para os PBIs.
  • Scrum master: responsável pelo acompanhamento e resolução dos impedimentos das sprints e assegura o cumprimento da metodologia pela equipe.
  • Sprint: conjunto de PBIs priorizados e validados para execução em período determinado. Adotamos sprints de uma semana e duas semanas (dependendo do tamanho das entregas).
  • Team Foundation Server (TFS): plataforma que oferece suporte às práticas de desenvolvimento ágeis e fornece ferramentas necessárias para gerenciar com eficiência projetos de desenvolvimento de software em todo o ciclo de vida de TI.

Com base nisso, o fluxo do processo segue os cinco passos. Eles são os seguintes:

  1. Gestão de projetos (Atividades de desenvolvimento do portfólio de projetos)
  2. Priorização do Backlog de Suporte com as áreas de negócio
  3. Reunião de encerramento e planejamento de Sprint
  4. Desenho das tarefas para os PBIs
  5. Execução de Sprint

Na prática, o coordenador do portfólio de projetos, com base nas tarefas relacionadas ao desenvolvimento de sistemas, elabora uma relação de tarefas. As tarefas prioritárias são aquelas que se relacionam com os objetivos estratégicos da Unimed Vitória. Em seguida, essa relação é levada para a reunião de planejamento de sprint para inclusão dos PBIs priorizados.

Depois, o product owner se reúne com as áreas de negócio, de posse do backlog de chamados (incidentes e requisições) de cada uma, e realiza a priorização. Quando existem demandas que permeiam várias áreas, elas ganham prioridade em relação às demais.

Também é o product owner que faz a reunião de encerramento e planejamento de sprint que a equipe técnica inicia. O PO informa os novos PBIs priorizados e a equipe técnica estima o esforço para realizá-los. O scrum master atua para que a equipe não mensure além de sua capacidade e trabalha para lidar com os empecilhos do processo.

Após a priorização dos PBIs, a equipe técnica detalha as tarefas necessárias e o esforço estimado. Depois disso, a equipe executa as tarefas planejadas reportando os problemas para que o scrum master possa resolvê-los.

Resultados e aprendizados

Com o tempo, a cooperativa melhorou a agilidade na gestão backlog de tarefas de desenvolvimento de software em atendimento aos chamados e projetos. Os dados da Unimed Vitória referentes a 2014 mostram que a equipe realizou, em média, 14 entregas relacionadas a desenvolvimento de sistemas por semana. Para isso, o time precisou realizar, em média, 53 tarefas semanais. 

A organização das tarefas de desenvolvimento conforme metodologia de desenvolvimento ágil proporciona, ainda, alguns resultados notados pela cooperativa, tais quais: 

  • Priorização do backlog de desenvolvimento pelo gestor da área de negócio
  • Disseminação do conhecimento por meio das reuniões da equipe
  • Organização do trabalho da equipe
  • Melhoria do planejamento das atividades a serem realizadas
  • Aumento da produtividade da equipe

Além desses resultados, a implantação da metodologia ágil permite que a área de tecnologia concentre esforços nas demandas realmente prioritárias. Há também uma melhor organização das demandas de TI que permeiam várias áreas de negócio relevantes para a competitividade da Unimed Vitória. 

CONTATO DA COOPERATIVA

Larissa Calmon Castiglioni Pereira, analista de gestão da estratégia e projetos - larissacalmon@unimedvx.com.br

Você também tem um case ou uma história de sucesso?

Conte-nos sua história

Sua cooperativa tem uma história inspiradora? Queremos conhecer! Preencha o formulário abaixo e conte como sua cooperativa está fazendo a diferença. Sua experiência pode inspirar outros e mostrar o poder do cooperativismo no Brasil. Participe e ajude a fortalecer nosso movimento!

Veja mais

Unimed Vitória cria canal para denúncias de irregularidades, corrupção e condutas antiéticas
Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão

Unimed Vitória cria canal para denúncias de irregularidades, corrupção e condutas antiéticas

Unimed Vitória cria um Canal de Denúncias para detectar fraudes, condutas antiéticas e outras irregularidades. A iniciativa melhora a transparência do negócio, reduz riscos jurídicos e ajuda a melhorar processos e controles internos da cooperativa.

Unimed-BH: indicadores instigam melhorias para os médicos cooperados
Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão

Unimed-BH: indicadores instigam melhorias para os médicos cooperados

O programa Gestão Unimed-BH de Indicadores Assistenciais (GUIA) proporciona informações para que os cooperados possam avaliar seu desempenho. A ferramenta disponibiliza dados gerais e específicos em plataformas digitais. Só nos primeiros nove meses no ar, o GUIA foi acessado por mais da metade dos cooperados.

Coocafé realiza gestão de seus ativos e melhora performance e produtividade
Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão

Coocafé realiza gestão de seus ativos e melhora performance e produtividade

O projeto Geração Cooperativa: Fortalecendo o Presente Construindo o Futuro, é uma iniciativa realizada em conjunto com o Sistema Ocemg e com a parceria da Coopcel - Cooperativa de Trabalho Cultural e Educacional da Região de Lajinha, com foco em evidenciar para as novas gerações e para as mulheres, os diferenciais do cooperativismo, promovendo o desenvolvimento sustentável de nossa região. A iniciativa busca contemplar desde as crianças, com o espaço “Cooperando com o amanhã”, passando pelos cooperados, com cursos voltados a utilização de drones na agricultura e pela juventude e mulheres do campo com workshops voltados ao café no espaço “Coffee Coonect”. Ainda, buscando ampliar olhares, é promovido o workshop: A mulher na gestão da propriedade rural, com foco em cooperadas, mulheres, filhas e netas dos cooperados.

Sicredi Campo Grande reestrutura recepção nas agências para diagnosticar problemas e captar cooperados
Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão

Sicredi Campo Grande reestrutura recepção nas agências para diagnosticar problemas e captar cooperados

Projeto qualifica estagiários da cooperativa para interagir com associados e não associados que visitam agências, identificando problemas e soluções de forma proativa. A iniciativa resultou em 30% de conversão de novos associados e ampliou as oportunidades de efetivação dos estagiários.

Image
SISTEMA OCB © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.