Projeto Brasileira realiza ação apoiada pelo Sicoob Unicentro Br

Contexto e desafios
Em março de 2021, o mundo enfrentava os desafios impostos pela COVID-19: isolamento, uso de máscaras e vozes silenciadas pelo medo e insegurança. A motivação central foi dar vida e voz às milhares de histórias inspiradoras de mulheres notáveis, inspirando e unindo todas na luta por seus objetivos.
O Projeto Brasileira tem como objetivo homenagear a trajetória de sucesso de mulheres que se destacam em diferentes segmentos, trazer à tona vozes plurais de mulheres de diferentes idades, estilos e histórias de vida, e mostrar como elas atuam, diariamente, em prol de uma revolução igualitária. Estes são os fios que conduzem o projeto Brasileira, com realização do Sicoob UniCentro Br e apoio da Unimed Goiânia.
Desenvolvimento e metodologia
O Projeto Brasileira nasceu com o objetivo de privilegiar o trabalho e o empreendedorismo feminino. Através dos canais digitais, como lives de conteúdo, e uma revista anual com uma tiragem de mais de 5 mil unidades, o projeto compartilha histórias reais de 17 cooperadas e da comunidade. Essa iniciativa é uma maneira de introduzir o cooperativismo a mulheres que nunca tiveram experiência com ele.
Encabeçado pela área de marketing da Cooperativa e conduzido por uma equipe de mulheres com forte atuação no setor cooperativista, o Projeto Brasileira, uma iniciativa do Sicoob UniCentro Br, promove diversas ações para divulgar o universo feminino, por exemplo:
- Bazar solidário
- Arrecadação de roupas
- Doação de mudas
- Eventos de lançamentos da Revista
- Palestras de educação e conscientização
No Bazar Solidário, por exemplo, foram mais de 1.000 peças comercializadas no evento realizado no Shopping Bougainville em Goiânia-GO. O projeto conta com o apoio da Unimed Goiânia por meio do Instituto Unimed Goiânia, que ofereceu uma muda de Ipê para as 200 primeiras pessoas que participaram do Bazar. As mudas fazem parte da compensação de CO2 da Cooperativa no ano de 2021.
Mudas de Ipê são distribuídas para 200 visitantes do Bazar Solidário
Essa foi a primeira edição do evento, que contou com itens femininos, infantis, sapatos e acessórios. O valor arrecadado com a venda será destinado às instituições que atendem mulheres em situação de vulnerabilidade social.
Outra iniciativa, encabeçada por uma equipe de mulheres com forte atuação no setor cooperativista, foi a promoção de uma campanha para arrecadação de roupas e acessórios em bom estado de conservação. Qualquer pessoa pode contribuir e as doações foram recebidas em uma das 60 agências do Sicoob UniCentro Br, localizadas em Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Tocantins e Distrito Federal. Após esse período, o Projeto Brasileira e o Sicoob UniCentro Br realizaram um bazar para a venda dessas peças. A renda arrecadada foi destinada às entidades que atendem mulheres em situação de vulnerabilidade.
De uma forma geral, na revista foi abordada, nos últimos anos, a importância da mulher no mercado de trabalho e o crescimento que isso trouxe à cooperativa. A revista pode ser vista no Instagram @projetobrasileira.
Resultados e aprendizados
A revista está em sua terceira edição, o que representa três anos de muitas histórias e compromisso com as comunidades. Durante esse período, foram alcançados números significativos: mais de R$ 2 milhões de mídias espontâneas, além da entrega de mais de 15 mil exemplares. O projeto atua em cinco estados: Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Tocantins e no Distrito Federal.
Seguindo os princípios das ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) e priorizando a sustentabilidade, em 2023, o projeto realizou seu primeiro bazar, que contou com mais de mil itens. Essa iniciativa resultou em mais de R$ 24 mil em doações, que foram integralmente destinadas a duas instituições:
- Terra Livre (localizada em Aparecida de Goiânia)
- Seara (em Goiânia).
Esses valores estão garantindo a alimentação de mais de 250 crianças em 2024.
Além disso, é importante destacar que mais de 50% dos empregados internos do projeto são mulheres. Isso demonstra o compromisso com a igualdade de gênero e a valorização do papel das mulheres no ambiente de trabalho.
Depoimento: Cesar Vilela Nunes - Diretor Administrativo e Financeiro do Instituto Unimed Goiânia
“Parceria entre cooperativas, a chamada intercooperação, é importante para a sustentabilidade dos negócios como também para potencializar resultados especialmente de caráter social. E o Projeto Brasileira é um exemplo positivo de ação conjunta. O Bazar Solidário que visou dirigir recursos para mulheres em situação de vulnerabilidade também foi uma oportunidade ímpar para a Unimed Goiânia fazer uma ação importante de compensação ambiental. Mensuramos o CO2 produzido por nossas atividades e temos a oportunidade de compensar doando mudas de árvores nativas do Cerrado que serão plantadas em diferentes locais da cidade e região”.
Contato da Cooperativa
Você também tem um case ou uma história de sucesso?
Conte-nos sua história
Veja mais

Museu do Sicoob Credialto resgata história do cooperativismo
Desde a fundação da cooperativa, o presidente do Sicoob Credialto almejava criar um museu. A ideia ganhou corpo em 2011 e o Espaço Cultural e Museu do Cooperativismo foi inaugurado no ano seguinte, contando a história da cooperativa e do cooperativismo.

Coocafé aumenta resultado de cooperados com capacitação e assistência técnica
Pensando no aumento do lucro e na qualificação de seus cooperados, a Coocafé criou o programa Café + Forte. O objetivo da iniciativa é capacitar os associados para que eles possam gerir suas propriedades e obterem resultados satisfatórios na produção e venda do café

Sicoob São Miguel usa gibis para difundir cooperativismo nas escolas
Em 2010, o Sicoob São Miguel começou uma série de gibis da personagem Sicoobito. As histórias são distribuídas em escolas das cidades em que a cooperativa atua, difundindo conceitos como cooperativismo, ambientalismo e educação financeira.

Sicood Divicred cria programa para desenvolver cooperados, colaboradores e comunidade
Pensando em agrupar seus diversos projetos existentes, o Sicoob Divicred criou o Programa Valoriza. Com ele, a cooperativa visa promover a doutrina cooperativista e organizar projetos que estimulem o crescimento do indivíduo, a cooperação, a solidariedade, a justiça, os hábitos saudáveis e a consciência ambiental para os cooperados, empregados e comunidade.