cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor

Unimed Vitória cria programa de ideias e premia colaboradores

Imagem Destaque

2011
Sudeste
Saúde
Não
Unimed Vitória Cooperativa de Trabalho Médico
2
2
Ideias, inovação, premio
Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão
Inovação
Para fomentar sua cultura de inovação, a Unimed Vitória criou um programa de ideias que premia os colaboradores com dinheiro e bolsas de estudos. Depois de apresentadas, as ideias são avaliadas por um comitê de gestores, que avalia a viabilidade de cada projeto. Entre 2011 e 2015, os colaboradores apresentaram mais de 2 mil ideias. Dentre elas, 126 foram consideradas viáveis e a cooperativa implementou 35.

Contexto e desafios

Fundada em 1979, a cooperativa de saúde capixaba Unimed Vitória preza pela solidez de seus valores. Em sua busca contínua por aprimorar o desempenho, a Unimed Vitória transforma, constantemente, seus conceitos e pontos de vista a fim de antecipar tendências do setor de saúde suplementar.

No início da década de 2010, a cooperativa percebeu que, mesmo com a liderança do mercado local, ela precisava aproveitar o bom momento para se reinventar e evitar a estagnação. A direção da Unimed Vitória, então, solicitou a criação de um programa de inovação. 

Após a elaboração do programa de inovação, a Unimed Vitória implementou um programa de geração de ideias como um prêmio batizado de “A Ideia é Essa”. O objetivo é disseminar a cultura da inovação entre os colaboradores, estimulando a participação e o engajamento em prol da inovação. 

Nesse contexto, em 2011 a cooperativa revisou sua identidade, inserindo a inovação como uma de suas missões. Assim, a Unimed Vitória almeja estar à frente das mudanças do mercado. 

Desenvolvimento e metodologia

O prêmio A Ideia é Essa visa implementar ideias inovadoras e modernas capazes de agregar valor ao sistema de gestão da Unimed Vitória. Isso envolve, por exemplo, a criação de novos produtos, serviços e processos, sempre com foco nas necessidades do mercado. O desafio do programa de inovação é aprimorar o relacionamento com os públicos de interesse para estabelecer vínculos de colaboração.

Para começar o processo, os colaboradores inscrevem as suas ideias no hotsite do prêmio, hospedado na intranet da Unimed Vitória. As sugestões podem ser apresentadas individualmente ou em grupo. Depois disso, uma comissão julgadora formada por gestores da cooperativa avalia as ideias propostas. Caso uma ideia seja considerada viável, o colaborador recebe uma premiação. 

Os colaboradores podem escrever ideias relacionadas aos seguintes desafios: 

  • Soluções para melhoria do relacionamento com o cliente: atributos de segurança, eficiência, eficácia, equidade e agilidade na prestação de serviços (vendas, serviços assistenciais e processos internos).
  • Soluções para melhoria de processos na redução de custos e economia: relacionamento com clientes, fornecedores, rede e processos internos. 

Na inscrição, é necessário preencher itens como: título da ideia; fonte da ideia; descrição da ideia; objetivo e possíveis benefícios; o que é necessário para implementá-la (quantidade de pessoas, recursos financeiros, materiais/ equipamentos); onde pode ser implementada; quais áreas serão beneficiadas; quem são os idealizadores; superior imediato; e como será a divisão do prêmio.

Até 2015, a cooperativa fazia a avaliação das ideias todo mês. A partir de 2016, no entanto, esse processo passou a ser bimestral. Os gestores que avaliam as ideias não sabem de quem veio cada proposta. A comissão julgadora é formada por gestores das áreas de Comunicação e Marketing, Relacionamento com Cliente, Relacionamento com Rede, TI, Financeiro, Ouvidoria, Centro de Especialidades, Oncologia e RH.

No final do ano, os colaboradores que tiverem as ideias implantadas ganham uma bolsa de estudos  para ser utilizada em cursos de idiomas, graduação, extensão, especialização lato sensu (pós-graduação) e em demais cursos de capacitação. Além disso, todos os colaboradores que sugerem ideias, independentemente de serem viáveis, concorrem a uma luminária, em alusão ao prêmio. 

A Unimed Vitória faz uma divulgação ampla do prêmio por meio de matérias e campanhas nos canais internos de comunicação. Ademais, em todos os anos a cooperativa faz um evento de reconhecimento  e premiação para os colaboradores que participam e ganham a bolsa de estudo. 

Resultados de aprendizados

No início do projeto, em 2011, as ideias propostas visavam incentivar alguma inovação nos temas de sustentabilidade do negócio, ampliação da qualidade e capacidade de atendimento às demandas dos clientes e relacionamento com o cooperado. Além disso, deviam atender a três categorias: Produto, Processos e Tecnologia Social. 

A partir de 2013, no entanto, o prêmio ficou mais fechado com ideias voltadas apenas para o foco no cliente. Em decorrência disso, o número de ideias apresentadas caiu. Dessa forma, o projeto passou por mais uma reforma em 2016 e foi lançado o com desafios mais abrangentes.

Entre 2011 e 2015, os colaboradores da da Unimed Vitória apresentaram mais de 2 mil ideias. Dentre elas, a cooperativa avaliou 126 delas como viáveis e implementou 35. O programa ainda apresentou resultados positivos no clima organizacional da cooperativa, fomentou a cultura da inovação e gerou aprimoramentos em processos que agilizam o atendimento aos clientes. 

CONTATO DA COOPERATIVA

Larissa Calmon Castiglioni Pereira, analista de gestão da estratégia e projetos - larissacalmon@unimedvx.com.br

Você também tem um case ou uma história de sucesso?

Conte-nos sua história

Sua cooperativa tem uma história inspiradora? Queremos conhecer! Preencha o formulário abaixo e conte como sua cooperativa está fazendo a diferença. Sua experiência pode inspirar outros e mostrar o poder do cooperativismo no Brasil. Participe e ajude a fortalecer nosso movimento!

Veja mais

Produção sustentável para crescer
ESGCOOP

Produção sustentável para crescer

Objetivo: Promoção da producão sustentável da soja por meio da certificação de pequenos agricultores em critérios de sustentabilidade. Resultados: Repasse de R$ 889 mil em prêmios pela certificão RTRS (Round Table on Responsible Soy). Incremento médio anual de R$ 13.443,27 na renda das famílias cooperadas. 29.111 toneladas de soja certificada 100% nos padrões RTRS, com base nos critérios de sustentabilidade do bioma cerrado. 24 famílias certificadas e comprometidas, em uma área produtiva total de 9.758,10 hectares. Aumento de 24,5% nas operacões de crédito e promocão de assistência técnica e extensão rural para 259 famílias na área de atuacão da Cresol Goiás.

Sicredi Celeiro MT/RR financia projetos de impacto social
Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão

Sicredi Celeiro MT/RR financia projetos de impacto social

Ao observar como entidades sem fins lucrativos com propostas sociais valiosas careciam de apoio, a Sicredi Celeiro MT/RR criou o programa Sicredi na Comunidade, que destina verba para projetos sociais, ambientais, educativos, culturais e esportivos. Entre 2005 e 2016, o programa contemplou 496 projetos.

Recuperando nascentes para um futuro mais sustentável
ESGCOOP

Recuperando nascentes para um futuro mais sustentável

Objetivo: Recuperação de nascentes e preservação dos cursos de água das sub-bacias que deságuam nos grandes rios que são afluentes da capital mato-grossense. Resultados: Nascentes recuperadas: 12 Conscientização ambiental de associados Plantio de centenas de mudas nativas

Energia para todos
ESGCOOP

Energia para todos

Projeto: MinasCoop Energia Objetivo: Incentivo às cooperativas mineiras na construção de usinas fotovoltaicas para suprir a demanda de energia de suas unidades, com doação de parte dessa energia a entidades filantrópicas de saúde dos municípios em que estão presentes Resultados: Número total de cooperativas participantes até setembro/2021: 12 (doze) cooperativas Número de municípios atendidos até setembro/2021: 17 (dezessete) Número de Instituições de saúde atendidas até setembro/2021: 4 (quatro) Público beneficiado diretamente – mês - até setembro/2021: 8.373 (oito mil, trezentos e setenta e três pessoas) entre empregados diretos das cooperativas e pacientes das instituições de saúde

Image
SISTEMA OCB © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.