Unimed Vitória cria programa de ideias e premia colaboradores
Contexto e desafios
Fundada em 1979, a cooperativa de saúde capixaba Unimed Vitória preza pela solidez de seus valores. Em sua busca contínua por aprimorar o desempenho, a Unimed Vitória transforma, constantemente, seus conceitos e pontos de vista a fim de antecipar tendências do setor de saúde suplementar.
No início da década de 2010, a cooperativa percebeu que, mesmo com a liderança do mercado local, ela precisava aproveitar o bom momento para se reinventar e evitar a estagnação. A direção da Unimed Vitória, então, solicitou a criação de um programa de inovação.
Após a elaboração do programa de inovação, a Unimed Vitória implementou um programa de geração de ideias como um prêmio batizado de “A Ideia é Essa”. O objetivo é disseminar a cultura da inovação entre os colaboradores, estimulando a participação e o engajamento em prol da inovação.
Nesse contexto, em 2011 a cooperativa revisou sua identidade, inserindo a inovação como uma de suas missões. Assim, a Unimed Vitória almeja estar à frente das mudanças do mercado.
Desenvolvimento e metodologia
O prêmio A Ideia é Essa visa implementar ideias inovadoras e modernas capazes de agregar valor ao sistema de gestão da Unimed Vitória. Isso envolve, por exemplo, a criação de novos produtos, serviços e processos, sempre com foco nas necessidades do mercado. O desafio do programa de inovação é aprimorar o relacionamento com os públicos de interesse para estabelecer vínculos de colaboração.
Para começar o processo, os colaboradores inscrevem as suas ideias no hotsite do prêmio, hospedado na intranet da Unimed Vitória. As sugestões podem ser apresentadas individualmente ou em grupo. Depois disso, uma comissão julgadora formada por gestores da cooperativa avalia as ideias propostas. Caso uma ideia seja considerada viável, o colaborador recebe uma premiação.
Os colaboradores podem escrever ideias relacionadas aos seguintes desafios:
- Soluções para melhoria do relacionamento com o cliente: atributos de segurança, eficiência, eficácia, equidade e agilidade na prestação de serviços (vendas, serviços assistenciais e processos internos).
- Soluções para melhoria de processos na redução de custos e economia: relacionamento com clientes, fornecedores, rede e processos internos.
Na inscrição, é necessário preencher itens como: título da ideia; fonte da ideia; descrição da ideia; objetivo e possíveis benefícios; o que é necessário para implementá-la (quantidade de pessoas, recursos financeiros, materiais/ equipamentos); onde pode ser implementada; quais áreas serão beneficiadas; quem são os idealizadores; superior imediato; e como será a divisão do prêmio.
Até 2015, a cooperativa fazia a avaliação das ideias todo mês. A partir de 2016, no entanto, esse processo passou a ser bimestral. Os gestores que avaliam as ideias não sabem de quem veio cada proposta. A comissão julgadora é formada por gestores das áreas de Comunicação e Marketing, Relacionamento com Cliente, Relacionamento com Rede, TI, Financeiro, Ouvidoria, Centro de Especialidades, Oncologia e RH.
No final do ano, os colaboradores que tiverem as ideias implantadas ganham uma bolsa de estudos para ser utilizada em cursos de idiomas, graduação, extensão, especialização lato sensu (pós-graduação) e em demais cursos de capacitação. Além disso, todos os colaboradores que sugerem ideias, independentemente de serem viáveis, concorrem a uma luminária, em alusão ao prêmio.
A Unimed Vitória faz uma divulgação ampla do prêmio por meio de matérias e campanhas nos canais internos de comunicação. Ademais, em todos os anos a cooperativa faz um evento de reconhecimento e premiação para os colaboradores que participam e ganham a bolsa de estudo.
Resultados de aprendizados
No início do projeto, em 2011, as ideias propostas visavam incentivar alguma inovação nos temas de sustentabilidade do negócio, ampliação da qualidade e capacidade de atendimento às demandas dos clientes e relacionamento com o cooperado. Além disso, deviam atender a três categorias: Produto, Processos e Tecnologia Social.
A partir de 2013, no entanto, o prêmio ficou mais fechado com ideias voltadas apenas para o foco no cliente. Em decorrência disso, o número de ideias apresentadas caiu. Dessa forma, o projeto passou por mais uma reforma em 2016 e foi lançado o com desafios mais abrangentes.
Entre 2011 e 2015, os colaboradores da da Unimed Vitória apresentaram mais de 2 mil ideias. Dentre elas, a cooperativa avaliou 126 delas como viáveis e implementou 35. O programa ainda apresentou resultados positivos no clima organizacional da cooperativa, fomentou a cultura da inovação e gerou aprimoramentos em processos que agilizam o atendimento aos clientes.
CONTATO DA COOPERATIVA
Larissa Calmon Castiglioni Pereira, analista de gestão da estratégia e projetos - larissacalmon@unimedvx.com.br
Você também tem um case ou uma história de sucesso?
Conte-nos sua história
Veja mais
O Sistema Ocemg, representante do cooperativismo em Minas Gerais, criou o programa Minas Coop Energia para liderar a transição energética no setor. A iniciativa promove a construção de usinas fotovoltaicas, garantindo autossuficiência para as cooperativas , gerando renda para famílias de baixa renda através do arrendamento de terras e doando o excedente de energia para entidades filantrópicas. O projeto une sustentabilidade ambiental com forte inclusão econômica e social.
O Sicredi Celeiro MT/RR criou um Comitê de Excelência para melhorar sua capacidade de participar em certificações e processos de reconhecimento. O órgão interdisciplinar coordena toda a coleta e gestão das informações necessárias, além de acompanhar a implementação dos planos de ação na cooperativa.
Em 2010, o Sicoob São Miguel começou uma série de gibis da personagem Sicoobito. As histórias são distribuídas em escolas das cidades em que a cooperativa atua, difundindo conceitos como cooperativismo, ambientalismo e educação financeira.
A CCPR, uma das maiores cooperativas leiteiras do país, estruturou o projeto Enxergando Sentido Global e a vertente Cooperando com o Planeta, focada na agenda climática. Por meio de inventários de GEE e parcerias estratégicas, o projeto visa reduzir as emissões corporativas em 28% até 2028 e converter 100% da frota flex para o etanol,diminuindo em 90% as emissões dos veículos.