cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor

Unimed Erechim desenvolve metodologia para gestão do conhecimento

Imagem Destaque

2009
Sul
Saúde
Não
Unimed Erechim – Cooperativa de Serviços de Saúde Ltda.
247
328
Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão
Gestão
Para aumentar a quantidade de conhecimento criado e absorvido pelos cooperados e colaboradores, a Unimed Erechim criou a prática Gestão do Conhecimento. A iniciativa é baseada nas etapas da gestão do conhecimento e no método PDCA.

Contexto e desafios

A Unimed Erechim tenta, ao máximo, compartilhar conhecimento com seus colaboradores e cooperados. No entanto, a cooperativa percebeu que as informações compartilhadas não eram absorvidas por completo. 

Com esse déficit identificado, a organização entendeu que os trabalhadores e os associados não utilizavam suas experiências (conhecimento tácito) para desenvolver melhorias e projetos (conhecimento explícito). Preocupada com o futuro, a Unimed Erechim desenvolveu a prática Gestão do Conhecimento.

A iniciativa, criada em 2009, faz parte do Sistema Integrado de Gestão Unimed Erechim (SIGUE). Seu principal objetivo é incentivar a continuidade da produção de conteúdo de forma organizada e metódica. Normalmente, é aplicada em projetos estratégicos, responsáveis por implementar ou revisar padrões de trabalho.

Desenvolvimento e metodologia

Para o projeto prosperar da maneira desejada, a Unimed Erechim desenvolveu uma metodologia detalhada. A cooperativa englobou as oito etapas da gestão do conhecimento e outras oito etapas do método PDCA (Planejar, Fazer, Checar, Agir; em português).

Dessa forma, a prática Gestão do Conhecimento é dividida em nove etapas, sendo a primeira delas a de identificação. Nela, os cenários econômico, social, legal, ecológico e educacional são analisados para que melhorias sejam identificadas. Para isso, ferramentas, como matriz SWOT, gestão do risco e planejamento estratégico, são usadas.

Em seguida, a etapa de criação desenvolve projetos ou planos de ação considerando as necessidades identificadas. É aqui que acontece a conversão do conhecimento, que consiste na socialização, externalização, combinação e internalização. Durante esse processo, o conhecimento tácito se transforma em conhecimento explícito.

A terceira etapa consiste no compartilhamento dos conhecimentos via diversos meios, como conversas e treinamentos. A disseminação também pode contar com o auxílio de seminários, cursos, visitas técnicas. 

A próxima fase filtra, avalia a qualidade e sintetiza os conteúdos desenvolvidos, a fim de organizar e garantir a execução das ações propostas. E para o conhecimento adquirido ser útil para a cooperativa, a quinta etapa se resume à inserção de dados e a definição das práticas de trabalho são essenciais.

O sexto passo é a distribuição dos conteúdos, repassado por meio de redes de conhecimento, como reuniões, seminários, atividades, newsletter, e-mail marketing e redes sociais. Em seguida, cada prática é avaliada segundo o Estatuto Social, o Código de Conduta e as políticas institucionais.

Após a avaliação, o grau de confidencialidade de cada ação é definido, e os colaboradores são orientados a assinar o Termo de Responsabilidade. Contratos com terceiros possuem uma cláusula de confidencialidade e os acessos são feitos via login e senha.

A penúltima etapa volta à primeira fase, de criação, para avaliar o cumprimento das práticas e dos padrões de trabalho definidos. A disseminação e a proteção também são consideradas e sua análise é feita por meio de auditorias internas e externas.

Por fim, o passo final é a organização. Com o apoio de um software de documentos e uma rede corporativa, os conteúdos são organizados minuciosamente e de acordo com o padrão institucional de controle dos documentos.

Resultados e aprendizados

Ao longo dos anos, a prática Gestão do Conhecimento passou por algumas mudanças que melhoraram ainda mais a organização dos conhecimentos e ações propostas. A primeira melhoria feita pela equipe da Unimed Erechim foi a integração do ciclo PDCA às etapas da gestão do conhecimento. 

Além disso, a cooperativa sentiu a necessidade de aumentar os meios de divulgação com os colaboradores. Para suprir essa demanda, uma newsletter quinzenal foi criada. Já para atingir os trabalhadores, associados, clientes e sociedade, a organização implantou uma campanha mercadológica institucional.

Um painel de gestão, intitulado Painel de Gestão à Vista, também foi desenvolvido para melhorar a iniciativa da Unimed Erechim. A ferramenta é peça chave no processo de tomada de decisão, feito pelo nível estratégico e gerencial da cooperativa.

Usando a prática Gestão do Conhecimento, a organização implementou a RN 277, uma Resolução Normativa da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), em menos de dois anos. Além de conquistar a certidão de acreditação da RN 277, a Unimed Erechim também aumentou a porcentagem de satisfação dos colaboradores e cooperados.

Como previsto, procedimentos, formulários e normas foram padronizados e adicionados ao software desenvolvido. Em 2017, por exemplo, o número de documentos foi de 1.080, sendo 77 novos manuais de trabalho e 74 novos formulários.

A prática Gestão do Conhecimento também gerou melhorias culturais na Unimed Erechim, como:

  • Atitude;
  • Trabalho em equipe;
  • Visão compartilhada; 
  • Comunicação;
  • Empoderamento.

Mas não foi só dentro da cooperativa que a iniciativa foi aclamada. A organização ganhou o Troféu Prata do Sistema OCB na categoria Primeiros Passos para Excelência, do Prêmio Sescoop Excelência em Gestão.

CONTATO DA COOPERATIVA

Cleusa Teresa Daronch, analista de Comunicação e Marketing Sênior - cleusa.daronch@unimed-erechim.com.br

Você também tem um case ou uma história de sucesso?

Conte-nos sua história

Sua cooperativa tem uma história inspiradora? Queremos conhecer! Preencha o formulário abaixo e conte como sua cooperativa está fazendo a diferença. Sua experiência pode inspirar outros e mostrar o poder do cooperativismo no Brasil. Participe e ajude a fortalecer nosso movimento!

Veja mais

ESGCOOP

Região: Sul Categoria: Energias Renováveis Ação: Diversificação da matriz energética com adoção de energias limpas, uso de biogás e energia solar. ODS: Objetivo 7 - Energia acessível e limpa Resultados: O biodigestor de Medianeira tem capacidade de gerar cerca de 8.700 Nm³/dia de biogás, proporcionando economia de R$ 3 milhões por ano. Substituição do gás liquefeito de petróleo (GLP) pelo biogás, o que reduz a emissão de gases poluentes. Ao todo, as energias renováveis já representam mais de 98% de todo o consumo energético da Frimesa.

Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão

Pensando em aumentar o conhecimento de possíveis novos cooperados, a Coopanest-CE criou um curso anual de admissão de novos cooperados. Nele, os participantes que se enquadram nos pré-requisitos podem aprender mais sobre os princípios cooperativistas e sobre a própria Coopanest-CE.

Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão

Essa prática visa demonstrar a elaboração, revisão, disseminação e monitoramento do Planejamento Estratégico da Unimed Belém, com foco na publicidade das diretrizes estratégicas da cooperativa, em função da necessidade de propagar em todas as oportunidades, as ações, indicadores e metas estratégicas necessárias para alcance dos resultados, ou seja, o Planejamento Estratégico para tomada de decisões e melhor distribuição de recursos para alcance de resultados previstos no período de 2018-2022.

Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão

Tendo em vista um mercado financeiro competitivo onde o segmento cooperativista busca expandir sua influência, fortalecer seu propósito e valores, o Sicoob Copermec capacita anualmente seu quadro social na qual apresenta os diferenciais de uma cooperativa de crédito e incentiva seu protagonismo com participação no órgão máximo, a Assembleia. O “Curso de Formação de Conselheiros” tem o objetivo de disseminar a educação cooperativista e identificar potenciais lideranças para a candidatura para o cargo de conselheiro, contribuindo assim para o planejamento sucessório do Sicoob Copermec, para a maturidade de sua gestão e transparência em sua atuação com todas as partes relacionadas.

Image
SISTEMA OCB © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.