cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor

Unimed Erechim desenvolve metodologia para gestão do conhecimento

Imagem Destaque

2009
Sul
Saúde
Não
Unimed Erechim – Cooperativa de Serviços de Saúde Ltda.
247
328
Conhecimento, Conteúdo, Gestão do Conhecimento, Unimed Erechin
Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão
Gestão
Para aumentar a quantidade de conhecimento criado e absorvido pelos cooperados e colaboradores, a Unimed Erechim criou a prática Gestão do Conhecimento. A iniciativa é baseada nas etapas da gestão do conhecimento e no método PDCA.

Contexto e desafios

A Unimed Erechim tenta, ao máximo, compartilhar conhecimento com seus colaboradores e cooperados. No entanto, a cooperativa percebeu que as informações compartilhadas não eram absorvidas por completo. 

Com esse déficit identificado, a organização entendeu que os trabalhadores e os associados não utilizavam suas experiências (conhecimento tácito) para desenvolver melhorias e projetos (conhecimento explícito). Preocupada com o futuro, a Unimed Erechim desenvolveu a prática Gestão do Conhecimento.

A iniciativa, criada em 2009, faz parte do Sistema Integrado de Gestão Unimed Erechim (SIGUE). Seu principal objetivo é incentivar a continuidade da produção de conteúdo de forma organizada e metódica. Normalmente, é aplicada em projetos estratégicos, responsáveis por implementar ou revisar padrões de trabalho.

Desenvolvimento e metodologia

Para o projeto prosperar da maneira desejada, a Unimed Erechim desenvolveu uma metodologia detalhada. A cooperativa englobou as oito etapas da gestão do conhecimento e outras oito etapas do método PDCA (Planejar, Fazer, Checar, Agir; em português).

Dessa forma, a prática Gestão do Conhecimento é dividida em nove etapas, sendo a primeira delas a de identificação. Nela, os cenários econômico, social, legal, ecológico e educacional são analisados para que melhorias sejam identificadas. Para isso, ferramentas, como matriz SWOT, gestão do risco e planejamento estratégico, são usadas.

Em seguida, a etapa de criação desenvolve projetos ou planos de ação considerando as necessidades identificadas. É aqui que acontece a conversão do conhecimento, que consiste na socialização, externalização, combinação e internalização. Durante esse processo, o conhecimento tácito se transforma em conhecimento explícito.

A terceira etapa consiste no compartilhamento dos conhecimentos via diversos meios, como conversas e treinamentos. A disseminação também pode contar com o auxílio de seminários, cursos, visitas técnicas. 

A próxima fase filtra, avalia a qualidade e sintetiza os conteúdos desenvolvidos, a fim de organizar e garantir a execução das ações propostas. E para o conhecimento adquirido ser útil para a cooperativa, a quinta etapa se resume à inserção de dados e a definição das práticas de trabalho são essenciais.

O sexto passo é a distribuição dos conteúdos, repassado por meio de redes de conhecimento, como reuniões, seminários, atividades, newsletter, e-mail marketing e redes sociais. Em seguida, cada prática é avaliada segundo o Estatuto Social, o Código de Conduta e as políticas institucionais.

Após a avaliação, o grau de confidencialidade de cada ação é definido, e os colaboradores são orientados a assinar o Termo de Responsabilidade. Contratos com terceiros possuem uma cláusula de confidencialidade e os acessos são feitos via login e senha.

A penúltima etapa volta à primeira fase, de criação, para avaliar o cumprimento das práticas e dos padrões de trabalho definidos. A disseminação e a proteção também são consideradas e sua análise é feita por meio de auditorias internas e externas.

Por fim, o passo final é a organização. Com o apoio de um software de documentos e uma rede corporativa, os conteúdos são organizados minuciosamente e de acordo com o padrão institucional de controle dos documentos.

Resultados e aprendizados

Ao longo dos anos, a prática Gestão do Conhecimento passou por algumas mudanças que melhoraram ainda mais a organização dos conhecimentos e ações propostas. A primeira melhoria feita pela equipe da Unimed Erechim foi a integração do ciclo PDCA às etapas da gestão do conhecimento. 

Além disso, a cooperativa sentiu a necessidade de aumentar os meios de divulgação com os colaboradores. Para suprir essa demanda, uma newsletter quinzenal foi criada. Já para atingir os trabalhadores, associados, clientes e sociedade, a organização implantou uma campanha mercadológica institucional.

Um painel de gestão, intitulado Painel de Gestão à Vista, também foi desenvolvido para melhorar a iniciativa da Unimed Erechim. A ferramenta é peça chave no processo de tomada de decisão, feito pelo nível estratégico e gerencial da cooperativa.

Usando a prática Gestão do Conhecimento, a organização implementou a RN 277, uma Resolução Normativa da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), em menos de dois anos. Além de conquistar a certidão de acreditação da RN 277, a Unimed Erechim também aumentou a porcentagem de satisfação dos colaboradores e cooperados.

Como previsto, procedimentos, formulários e normas foram padronizados e adicionados ao software desenvolvido. Em 2017, por exemplo, o número de documentos foi de 1.080, sendo 77 novos manuais de trabalho e 74 novos formulários.

A prática Gestão do Conhecimento também gerou melhorias culturais na Unimed Erechim, como:

  • Atitude;
  • Trabalho em equipe;
  • Visão compartilhada; 
  • Comunicação;
  • Empoderamento.

Mas não foi só dentro da cooperativa que a iniciativa foi aclamada. A organização ganhou o Troféu Prata do Sistema OCB na categoria Primeiros Passos para Excelência, do Prêmio Sescoop Excelência em Gestão.

CONTATO DA COOPERATIVA

Cleusa Teresa Daronch, analista de Comunicação e Marketing Sênior - cleusa.daronch@unimed-erechim.com.br

Você também tem um case ou uma história de sucesso?

Conte-nos sua história

Sua cooperativa tem uma história inspiradora? Queremos conhecer! Preencha o formulário abaixo e conte como sua cooperativa está fazendo a diferença. Sua experiência pode inspirar outros e mostrar o poder do cooperativismo no Brasil. Participe e ajude a fortalecer nosso movimento!

Veja mais

Sicoob Divicred cria Espaço de Inovação aberto para colaboradores e comunidade
Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão

Sicoob Divicred cria Espaço de Inovação aberto para colaboradores e comunidade

Batizado de Embryo, o espaço recebe eventos, workshops, reuniões e bate-papos, visando a estimular a criatividade e fomentar uma cultura de inovação dentro e fora da cooperativa. Iniciativa aproximou o Sicoob Divicred do público jovem e renovou a base de associados.

Sicoob Coopemata lança sua Agenda de Neutralização de CO2
Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão

Sicoob Coopemata lança sua Agenda de Neutralização de CO2

A cooperativa imbuída de responsabilidade social e preocupação com o meio ambiente implementou, por meio o seu Comitê de Sustentabilidade, a ação "Neutralização de CO2", com o objetivo de neutralizar os gases emitidos em decorrência das suas atividades. Para isso, foi elaborado inventário de gases efeito estufa GEE e plantio de árvores para tal neutralização. Tudo isso em conjunto com grandes parceiros, sérios e responsáveis por uma condução lícita e organizada, assim como acompanhamento de todo processo. Consequentemente, implementou a ação "Adote uma árvore", fortalecendo o pertencimento dos cooperados, que podem participar ativamente dessa neutralização.

Unimed Central de Serviços investe em comitês internos para otimizar processos
Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão

Unimed Central de Serviços investe em comitês internos para otimizar processos

Desde 2008, a Unimed Central de Serviços - RS já criou seis comitês internos com participação voluntária de colaboradores, a fim de buscar melhoria contínua em temas específicos, fomentar a inovação e disseminar a cultura de excelência. Os comitês passam por controle periódico e produzem indicadores de desempenho.

Sicoob Coopemata cria Centro Cultural e oferece aulas e atividades artísticas para a comunidade
Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão

Sicoob Coopemata cria Centro Cultural e oferece aulas e atividades artísticas para a comunidade

Centro Cultural Sicoob Coopemata reúne aulas de música para crianças, apresentações de banda musical e coral de adultos, um laboratório de inovação e diversas atividades e eventos para moradores da região. Iniciativa aproxima a cooperativa da comunidade e promove o cooperativismo na prática.

Image
SISTEMA OCB © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.