Museu do Sicoob Credialto resgata história do cooperativismo

Contexto e desafios
Desde a fundação do Sicoob Credialto, em 1991, a cooperativa nutria planos de criar um espaço cultural voltado ao cooperativismo. A ideia foi do presidente Nelson Soares de Melo, que segue à frente da instituição, ao visitar Nova Petrópolis/RS, o berço do cooperativismo brasileiro. “Voltei cheio de ideias e entusiasmo para criar nosso espaço”, ele disse.
Por esse motivo, o Sicoob Credialto sempre dedicou especial atenção na preservação de peças ligadas à história do cooperativismo na região de Piumhi, em Minas Gerais. Esses itens já estavam sendo tratados como itens para ocupar um museu cooperativista.
Em 2011, a ideia finalmente começou a ganhar vida. A Unidade de Comunicação do Sicoob Credialto elaborou um projeto para a construção do local que se tornaria o Espaço Cultural e Museu do Cooperativismo. Ele tem o objetivo resgatar a história do surgimento do cooperativismo na cidade, além de divulgar e ensinar sobre os princípios cooperativistas.
Desenvolvimento e metodologia
A primeira etapa do projeto se deu ainda em 2011, com a definição do local para abrigar o museu. O auditório da cooperativa, localizado no mesmo prédio da agência sede do Sicoob Credialto, da cidade de Piumhi, foi escolhido.
Depois disso, a cooperativa fez o levantamento e a apuração das peças publicitárias, equipamentos antigos utilizados pela cooperativa no passado, além de fotos e informativos que resgatam a memória do movimento cooperativista local. Essas peças compõem o acervo do Espaço Cultural e Museu do Cooperativismo.
A mostra, no entanto, não se limitou à história local. Peças relacionadas ao cooperativismo no Brasil e no mundo também foram estudadas para compor as vitrines do espaço. A elaboração do layout do museu contou com o apoio de um professor de artes da ETFG/Arcos-MG, que criou peças como painéis, totens, vitrines e quadro para compor a exposição.
Todo o processo de construção foi realizado pela Unidade de Comunicação, com acompanhamento direto do presidente e da diretoria da cooperativa. O espaço é utilizado para realização de eventos institucionais, com participação de associados, funcionários, dirigentes e a comunidade em geral.
Uma história contada
O Espaço Cultural e Museu do Cooperativismo foi inaugurado em 11 de janeiro de 2012. Márcio Lopes Freitas, presidente do Sistema OCB, considerou que esse foi o primeiro evento oficial no Brasil em comemoração ao Ano Internacional do Cooperativismo.
O local é aberto para visitação de cooperativas de todos os segmentos e parceiros, bem como para visitação de escolas para disseminação da filosofia cooperativista. As visitas precisam ser pré-agendadas junto à cooperativa.
O museu do Sicoob Credialto conta com um acervo variado, composto por artefatos históricos, que remontam a trajetória da cooperativa, assim como peças voltadas à difusão do conhecimento cooperativista.
Dessa forma, o Espaço Cultural e Museu do Cooperativismo reúne painéis que exibem os sete princípios cooperativistas, totens que contam a história do cooperativismo e uma obra de arte confeccionada por um artista da região, expressando que o sinal está verde para o movimento cooperativista.
Já o acervo dedicado à história do Sicoob Credialto é bem amplo e conta com:
- Exposição de materiais e equipamentos que fazem parte da história da cooperativa.
- Documentos da fundação da Cooperativa de Crédito Rural de Piumhi, como a ata de constituição, o estatuto social e a autorização do Banco Central, dentre outros.
- Gravação em chapa de metal dos associados.
- Fotos da solenidade de inauguração da cooperativa, em 3 de dezembro de 1991.
- Primeiro monitor utilizado nos caixas, máquina de somar manual e aparelho de fax.
- Suporte de fita adesiva feita em ferro fundido.
- Brindes patrocinados pelo Sicoob Credialto, entre 1991 e 2011.
- Troféus recebidos pelo Sicoob Credialto por reconhecimento de suas ações.
- Exemplares de cédulas de cruzeiro (Cr$), moeda corrente em 1991, ano de fundação do Sicoob Credialto.
- Moedas de diversas décadas em formato de dois pinheiros e moeda da sorte, brinde para os associados no ano de 2009.
Além disso, o museu do Sicoob Credialto reúne diversos objetos que contam a história do desenvolvimento e a modernização dos serviços financeiros. Há, por exemplo, uma máquina de escrever usada para preencher formulários, a nota fiscal de compra do primeiro microcomputador e uma máquina de fabricar cheques.
Resultados e aprendizados
Apesar de a maioria dos materiais e peças que compõem o Museu do Cooperativismo ter sido preservada pela cooperativa, alguns itens podem ter se perdido ao longo dos anos. A partir da criação da mostra, no entanto, a Unidade de Comunicação do Sicoob Credialto passou a registrar, arquivar e manter todo material que conta a história da cooperativa, a fim de acrescentar novas peças ao acervo.
A cooperativa utiliza o Espaço Cultural e Museu do Cooperativismo como local de recepção dos participantes de eventos voltados para cooperados, fazer a recepção de novos associados, comemorar os aniversariantes do mês e reunir os funcionários.
O espaço está alinhado com o 5º princípio cooperativista, o de educação, formação e informação. A ideia é disseminar a história do cooperativismo, mostrando seus diferenciais e sua importância para o desenvolvimento da região.
“Sempre me preocupei com a história de nossa cidade e de nossa cooperativa. Quem não conhece o passado não tem futuro”, diz Nelson Soares de Melo, idealizador do Espaço Cultural e Museu do Cooperativismo.
Contato da cooperativa
Rayssa Ferreira, diretora Financeira - rayssa.ferreira@sicoobcredialto.com.br
Você também tem um case ou uma história de sucesso?
Conte-nos sua história
Veja mais

Sicoob Credimepi se dedica à melhoria contínua por meio de seus Agentes de Eficiência, de modo a reduzir os desperdícios, simplificar os processos, minimizar os riscos e custos, bem como elevar a competitividade da Cooperativa
Os "Agentes de Eficiência" desempenham um papel fundamental na organização, ao assumirem diversas responsabilidades. Entre elas, destacam-se a construção e atualização de fluxos operacionais, a implementação de melhorias, a facilitação da rotina de trabalho, a gestão do conhecimento, a promoção de uma cultura de redução de desperdícios e simplificação de processos, além da redução de riscos e custos, e o aumento da competitividade da Cooperativa. Nesse contexto, a equipe de Eficiência em Processos coordena e supervisiona a implementação dessas iniciativas. Logo, sua atuação é essencial para garantir o sucesso do programa e contribuir diretamente para o alcance dos objetivos estratégicos do Sicoob Credimepi.

Capal garante descarte certo de 167 toneladas de resíduos veterinários
Estados: Paraná e São Paulo Ação: Programa Descarte Certo Área: Gestão de Resíduos ODS: Objetivo 12 - Consumo e produção responsáveis Resultados: Descarte adequado de 167 toneladas de resíduos veterinários desde 2014; Capacitação de cooperados e funcionários das propriedades rurais para separação e destinação adequada de resíduos; Adequação dos cooperados a leis estaduais de licenciamento ambiental e à Política Nacional de Resíduos Sólidos; Expansão do programa para coleta de resíduos agrícolas e de manutenção de maquinário.

Sicoob Coopemata lança sua Agenda de Neutralização de CO2
A cooperativa imbuída de responsabilidade social e preocupação com o meio ambiente implementou, por meio o seu Comitê de Sustentabilidade, a ação "Neutralização de CO2", com o objetivo de neutralizar os gases emitidos em decorrência das suas atividades. Para isso, foi elaborado inventário de gases efeito estufa GEE e plantio de árvores para tal neutralização. Tudo isso em conjunto com grandes parceiros, sérios e responsáveis por uma condução lícita e organizada, assim como acompanhamento de todo processo. Consequentemente, implementou a ação "Adote uma árvore", fortalecendo o pertencimento dos cooperados, que podem participar ativamente dessa neutralização.

Coocirurge usa tecnologia para melhorar distribuição do trabalho entre os cooperados
Cooperativa de cirurgiões aprimora processos para alocar vagas entre cooperados de forma transparente e igualitária. O sorteio é feito com sistema informatizado e gestão da escala acontece por meio de aplicativo, além da implantação do sistema de ponto biométrico.