cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor

Unimed Governador Valadares aprimora processos internos com governança e transparência

Imagem Destaque

2013
Sudeste
Saúde
Não
Unimed Governador Valadares Coop. De Trab. Med. Ltda.
454
984
Transparência
Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão
Governança
A Unimed Governador Valadares apostou na governança para se aproximar dos médicos associados e tornar a gestão mais transparente. Semestralmente, o Sistema de Gestão da Qualidade faz uma análise crítica da alta gestão e segue ritos estabelecidos por normas internacionais.

Contexto e desafios

A Unimed Governador Valadares conta com um quadro de médicos cooperados que atuam nas diversas especialidades e estão presentes em uma região abrangente no leste de Minas Gerais. Nesse cenário, agregá-los e aproximá-los à cooperativa é um grande desafio.

Tendo em vista a necessidade de atuar para se aproximar dos associados, a Unimed Governador Valadares iniciou uma busca por soluções técnicas ou metodológicas capazes de facilitar a transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade corporativa para todo o quadro social.

Nesse contexto, a Unimed Governador Valadares trabalha, desde 2007, com base no planejamento estratégico, que passa por constantes modificações e aprimoramentos, usando a ferramenta BSC (Balanced Scorecard), que é empregada para gerenciar suas informações. 

Em 2011, no entanto, a cooperativa passou a buscar certificações que possibilitassem a integração das informações já desenvolvidas e a formalização de processos dinâmicos já criados em prol de todos os setores. 

Desenvolvimento e metodologia

Em 2013, a Unimed Governador Valadares contratou a consultoria IAG Saúde em busca da certificação ISO 9001/2008, com foco na acreditação da operadora na norma RN 277/2011, imposta pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e também na ONA para Hospital da operadora. O trabalho foi desenvolvido e, no final de 2014, foi certificado pela BVQI Certificadora.

O projeto tornou os setores da cooperativa muito mais organizados e possibilitou a integração de vários processos internos e externos, como a qualificação da rede prestadora, fornecedores, prestadores de serviços, calibração de equipamentos, manutenção preventiva e corretiva. 

Em 2015, a cooperativa criou um setor específico para lidar com as práticas e alinhar a gestão da cooperativa com as demais ações desenvolvidas pelo Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) e pelo Núcleo da Qualidade (NQU).

Todo o funcionamento e monitoramento desse setor é regido e organizado utilizando as ferramentas estratégicas de um sistema digital de gerenciamento. A ideia é de que o processo seja o guardião do modelo organizacional almejado pela Unimed Governador Valadares, focado em executar tarefas de organização e gerenciamento dos padrões de governança corporativa, ética e responsabilidade social da cooperativa.

Controle de qualidade

Dessa forma, o projeto atua como agente facilitador de mudanças e padronizações para exigências legais das normativas internacionais, desenvolvendo ações, treinamentos, reuniões e capacitações. Tudo isso visa  intermediar relações entre cliente, cooperado, prestador, comunidade e cooperativa, bem como, qualidade e gerência.

O Sistema de Gestão da Qualidade, integrado com a governança corporativa, faz uma análise crítica da alta direção semestralmente, além de reuniões mensais com coordenadores de área e representantes, reuniões quinzenais de gestão com gerentes e gestores da cooperativa e também com reuniões setoriais devidamente documentadas em todos os setores da cooperativa. 

Toda essa sistematização é organizada e monitorada em 24 procedimentos sistêmicos de gestão integrada, que obedecem a requisitos legais, estatutários e regimentais da cooperativa. O processo segue os ritos estabelecidos pela normativa ABNT NBR ISO 9001

O controle das ações é feito por meio de um sistema automatizado de registro de documentos. Os processos e pesquisas de satisfação, por sua vez, são desenvolvidos e transformados em indicadores no sistema. 

Há, ainda, um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ), controlado por meio de auditorias internas da qualidade (semestrais), auditorias externas da qualidade (anuais), monitoramento de não conformidades (diário), análise da alta direção (semestralmente) e reuniões com gestores de área (mensalmente).

Resultados e aprendizados

Com o tempo, o projeto passou por diversos aprimoramentos, com mudanças na periodicidades de documentos e registros controlados em todo o sistema. A partir de 2016, a cooperativa decidiu que a atualização de Procedimentos Operacionais Padrão deixaria de ser anual para se tornar bianual, a fim de facilitar o controle do processo.

Como resultado da iniciativa, a Unimed Governador Valadares notou mudanças estruturais em unidades em transição. Mesmo sabendo que havia duas unidades que seriam desativadas em 2016, com a abertura de seu novo hospital, a cooperativa aprovou um investimento estrutural para certificação e adaptação legal, com foco em segurança e garantia da prestação de serviços em saúde. 

Desde que foi criado, o Sistema de Gestão da Qualidade da Governança Corporativa simplificou processos, gerou análises críticas da alta direção, mensurou centenas de indicadores estratégicos, produziu milhares de documentos internos de controle e realizou centenas de treinamentos relacionados à qualidade e à importância da certificação.

A Unimed Governador Valadares indica, ainda, que a unificação facilitou a integração da informação na cooperativa, agilizou a tomada de decisões estratégicas, abriu caminho para o desenvolvimento de projetos de sustentabilidade, resultou em maior participação média dos cooperados em Assembleia Geral e, por fim, em mais transparência das informações compartilhadas com o Conselho Fiscal, Conselho Técnico e Conselho Administrativo.

CONTATO DA COOPERATIVA

Paulo Roberto Fontes, diretoria - diretoria@unimedgv.coop.br

Você também tem um case ou uma história de sucesso?

Conte-nos sua história

Sua cooperativa tem uma história inspiradora? Queremos conhecer! Preencha o formulário abaixo e conte como sua cooperativa está fazendo a diferença. Sua experiência pode inspirar outros e mostrar o poder do cooperativismo no Brasil. Participe e ajude a fortalecer nosso movimento!

Veja mais

Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão

O Projeto Valor em Saúde é uma solução que garante a entrega de sustentabilidade para o sistema de saúde. Por meio dela é possível entregar mais segurança e qualidade assistencial para o paciente durante sua jornada hospitalar, dar maior acesso a população aos serviços de saúde, bem como reduzir os desperdícios. Consiste no que é mais importante para os pacientes: o estado de saúde que alcançam (resultados) e o preço pago por isso (custos). Portanto, prestadores, incluindo hospitais e médicos, e operadores do sistema de saúde devem se concentrar na geração de valor máximo para seus pacientes, ajudando-os a obter os melhores resultados possíveis e de maneira econômica; avaliando/ monitorando indicadores assistenciais de valor e mérito, entregando “Valor” ao paciente e remunerando a Boa Medicina.

ESGCOOP

A Federação das Cooperativas de Garimpeiros do Pará (FECOGAP) atua para formalizar e tornar sustentável a atividade garimpeira na região do Tapajós, combatendo a ilegalidade e a degradação ambiental. Por meio de cooperativas, promove a legalização dos trabalhadores, o uso de tecnologias limpas para reduzir o mercúrio e a recuperação de áreas com novas cadeias produtivas, como açaí e piscicultura.

ESGCOOP

Objetivo: Gerar energia limpa e renovável por meio da biodigestão anaeróbia dos dejetos e resíduos da agroindústria, minimizando os impactos ambientais da atividade de produção de alimentos, promovendo e incentivando as boas práticas de sustentabilidade e proteção do meio ambiente. Resultados: Projetos implantados em função da capacitação: • COOPERATIVA C. VALE Sede: Palotina, Oeste do Paraná Volume produzido: Entre 1500 a 2000 m³/dia para energia elétrica e 1050 m³/hora para uso térmico. Fonte de material utilizado: Dejetos suínos (geração energia elétrica) e efluente industrial de produção de amido de mandioca (uso térmico). COOPERATIVA CASTROLANDA Sede: Castro, Leste do Paraná Volume produzido: 12.593 nm³/dia de metano. Fonte de material utilizado: Lodo biológico ETE, Lodo tridecanter frigorifico, resíduo de batata lavador, glicina vegetal, resíduo de cerveja, ovos, óleo fritadeira, casca de batata, batata frita, farelo de fritadeira, dejetos e carcaça de suínos. COOPERATIVA COPACOL Sede: Cafelândia, Oeste do Paraná Volume produzido: Não possuem informação em volume de biogás gerado. Contudo, nos últimos três meses a geração de energia média com biogás foi de 88.116 kWh/mês. Fonte de material utilizado: Dejetos de suínos de uma Unidade de Produção de Leitões com 4.300 matrizes. COOPERATIVA FRÍSIA Sede: Carambeí, Leste do Paraná Volume produzido: 86.457 m³/mês. Fonte de material utilizado: Dejetos e carcaças provenientes da atividade de suinocultura. COOPERATIVA LAR Sede: Medianeira, Oeste do Paraná Volume produzido: 3.126.438,00 metros cúbicos de biogás, convertido em energia elétrica equivalem a 1.334.801 KWh de bioenergia (evitando a emissão de 1.719.540,9 metros cúbicos de gás metano). Fonte de material utilizado: Dejetos suínos. A unidade de produção localizada no município de Serranópolis do Iguaçu (PR) tem 3 biodigestores e produz 52% da energia consumida. Para 2021, a expectativa é produzir 100% da energia elétrica por meio do biogás.

Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão

Foi desenvolvido um projeto de Planejamento Estratégico para impulsionar o crescimento e a sustentabilidade da cooperativa por meio de um processo colaborativo, unindo Associados, Colaboradores e Lideranças para construir o Planejamento Estratégico da cooperativa, com suas ambições, direcionadores e objetivos. O Mapa Estratégico foi desenvolvido e foram realizadas diversas ações de engajamento, como podcasts, entrevistas ao vivo, portal do planejamento e reuniões de Planejamento Estratégico.

Image
SISTEMA OCB © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.