cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor

Sicredi Planalto Central cria pesquisas e indicadores para melhorar satisfação dos cooperados

Imagem Destaque

2017
Centro-Oeste
Crédito
Não
Cooperativa de Crédito, Poupança e Investimento do Planalto Central
60000
400
Atendimento, Indicador, Pesquisa, Relacionamento, Satisfação do cliente
Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão
Gestão
Sicredi Planalto Central atua em quatro frentes para mensurar e aprimorar o atendimento aos associados: pesquisa de expectativas, pesquisa de desligamento, canal no Whatsapp e indicador de satisfação. Práticas iniciadas em 2017 levaram a um aumento de quase 5 pontos percentuais no índice de satisfação entre 2018 e 2019.

Contexto e desafios

A cooperativa de crédito Sicredi Planalto Central opera desde 2007 nos estados de Goiás, oeste da Bahia, Noroeste de Minas Gerais e no Distrito Federal, contando hoje com 31 agências. Com o crescimento e a expansão do negócio, uma das preocupações do Conselho de Administração era manter a constância da satisfação do quadro social.

Para isso, a cooperativa adotou uma série de práticas a fim de mensurar as expectativas dos associados, avaliar o nível de satisfação com os serviços prestados e melhorar a performance do atendimento e do relacionamento entre colaboradores e cooperados/clientes.

A iniciativa é composta por quatro frentes: pesquisa de expectativas, canal no WhatsApp, pesquisa de desligamento e um indicador batizado de NPS.

Desenvolvimento e metodologia

Pesquisa de expectativas

Este levantamento é realizado com os novos associados/clientes para entender como a cooperativa pode atender às suas necessidades e ajustar eventuais falhas de comunicação que possam acontecer no primeiro contato. A pesquisa é feita por meio de ligação telefônica em até 48 horas após a associação.

O principal objetivo é antecipar as ocorrências recebidas pelo canal de WhatsApp, possibilitando implementar melhorias no processo de associação e gerando maior conforto e segurança para os novos associados. A pesquisa de expectativas teve início em fevereiro de 2019 e frequentemente o script das perguntas é reavaliado e aprimorado.

WhatsApp

Disponível para os associados/clientes, o canal do WhatsApp Business recebe ocorrências como pedidos de informações, reclamações e sugestões. O principal papel do canal é acolher a demanda das pessoas e dar o direcionamento para as áreas responsáveis – profissionais da sede, gerente da conta ou gerente de agência.

A implantação do canal WhatsApp iniciou-se no mês de julho de 2017 e a ferramenta vem sendo constantemente aprimorada, conforme são identificadas novas necessidades.

Pesquisa de desligamento

A cooperativa promove uma pesquisa com os associados que solicitam sua saída, com o objetivo de entender melhor o real motivo do desligamento e, se possível, reverter a solicitação. As informações obtidas por meio dessa pesquisa ajudam a identificar eventuais ajustes necessários nos processos, que possam melhorar preventivamente a experiência dos associados/clientes.

A pesquisa de desligamento começou a ser aplicada em 2018 e seu resultado é enviado para o Conselho de Administração e para as áreas responsáveis por analisar e promover mudanças nas iniciativas e processos nas agências.

Net Promoter Score (NPS)

O Sicredi Planalto Central acompanha mensalmente um indicador de satisfação dos associados/clientes ligados a dois pontos principais: atendimento e usabilidade de produtos e serviços oferecidos nas agências. Esse indicador é medido por meio do Net Promoter Score (NPS), uma metodologia que visa a mensurar o grau de lealdade dos associados. 

Por meio dos resultados dos indicadores, a cooperativa realiza planos de ação e melhorias para que os clientes sejam atendidos com maior eficiência. O trabalho é construído a partir de parcerias entre as áreas responsáveis da cooperativa e as agências, possibilitando ajustes contínuos em processos, comportamentos, comunicação e desenvolvimento de novos produtos e serviços.

A apuração do NPS começou em 2017 e atualmente ele é a principal ferramenta sistêmica de avaliação da satisfação. Ao longo dos anos, a cooperativa também implantou melhorias na ferramenta, incluindo, além da avaliação do associado em si, a inserção dos relatos dos entrevistados dentro da ferramenta do NPS, para que a informação seja mais fidedigna e possa direcionar ações assertivas em busca da plena satisfação dos associados.

Resultados e aprendizados

As iniciativas do Sicredi Planalto Central para aprimorar o atendimento a seus clientes tiveram reflexos quantificáveis nos indicadores calculados pela cooperativa. O índice NPS de satisfação, por exemplo, cresceu de 65,4% em novembro de 2018 para 70,3% no mesmo mês de 2019.

Também houve um aumento no percentual de cooperados que são considerados “promotores” da cooperativa, e que passaram de 71,9% para 75,6% no mesmo período de comparação. O número de cooperados considerados “detratores”, por outro lado, caiu de 6,6% para 5,3% e o número de cooperados “neutros” passou de 21,5% para 19%.

O Sicredi Planalto Central destaca, por fim, que as medidas adotadas se integram a outras práticas da cooperativa, como a capacitação de colaboradores direcionados para os pontos de melhoria, a busca constante pela fidelização do associado, a melhoria contínua de processos, o desenvolvimento e aprimoramento de novos produtos e serviços e a condução do planejamento estratégico e tático.

CONTATO DA COOPERATIVA

Flávio Leite, diretor de Operações - flavio_leite@sicredi.com.br

Você também tem um case ou uma história de sucesso?

Conte-nos sua história

Sua cooperativa tem uma história inspiradora? Queremos conhecer! Preencha o formulário abaixo e conte como sua cooperativa está fazendo a diferença. Sua experiência pode inspirar outros e mostrar o poder do cooperativismo no Brasil. Participe e ajude a fortalecer nosso movimento!

Veja mais

A Coopama lança seu cartão empresarial para cooperados, dependentes e colaboradores
Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão

A Coopama lança seu cartão empresarial para cooperados, dependentes e colaboradores

É um cartão empresarial de uso exclusivo para cooperados, dependentes e colaboradores, para ser utilizado em todas as compras nas Unidades de Negócios da Coopama. Em conjunto com o cartão Coopama foi desenvolvido um aplicativo com um dashboard simplificado, que gera relatórios para uma gestão financeira eficiente, com categorização automática de gastos. Além de proporcionar controle e segurança, gestão de recursos em tempo real, com custo zero para usuários e livre de tarifas. Toda essa otimização de processos simplificou as rotinas sem perder qualidade e segurança jurídica, assim, percebe-se que a ferramenta gera benefícios tanto para a Coopama quanto aos cooperados e colaboradores.

Sicredi Cerrado GO implementa centralização de seu processo de consórcio na busca de eficiência e melhores resultados
Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão

Sicredi Cerrado GO implementa centralização de seu processo de consórcio na busca de eficiência e melhores resultados

A centralização do processo de consócio teve como finalidade trazer mais eficiência, além de liberar os colaboradores para realizarem relacionamento com os associados, proporcionando maior agilidade após a contemplação para o associado, maior satisfação com o produto e novas de oportunidades de colocação de outros produtos da cooperativa.

Sicoob Copermec realiza dinâmica para integrar colaboradores e trabalhar saúde mental
Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão

Sicoob Copermec realiza dinâmica para integrar colaboradores e trabalhar saúde mental

Dinâmica do “Anjo Secreto” prevê que colaboradores do Sicoob Copermec cuidem de um colega com ações semanais, sem serem descobertos. Iniciativa visa a melhorar o clima organizacional e chamar atenção para os cuidados com a saúde mental dos trabalhadores.

Energia sustentável com a marca da cooperação
ESGCOOP

Energia sustentável com a marca da cooperação

Nome do projeto: Cooperativas como resposta à geração de energia renovável com o protagonismo das pessoas – cooperação entre Brasil e Alemanha. Investimento no projeto: R$ 100 mil (OCB), R$ 250 mil (DGRV). Resultados: Aumento da capacidade instalada de energia renovável por novas cooperativas, de 0,075 MW, em 2016, para 11,4 MW no final de 2020. Crescimento do número de cooperativas envolvidas na geração de energia renovável. Em dezembro de 2020, eram 24 cooperativas gerando energia para 238 unidades consumidoras. O trabalho desenvolvido incentivou as cooperativas já existentes a gerarem sua própria energia. Em 2020, foram 482 empreendimentos de geração de energia renovável, totalizando 35 MW. Criação da plataforma www.energia.coop, gerando informação específica e de fácil acesso sobre o assunto. Troca de experiência internacional entre Brasil, Alemanha e diversos países na América.

Image
SISTEMA OCB © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.