Sicredi Biomas incentiva gestão democrática com reuniões de núcleos
Contexto e desafios
As cooperativas do Sistema Sicredi realizam assembleias de núcleos regionalizadas que acontecem antes da Assembleia Geral Ordinária. Da mesma forma, elas fazem uma reunião de núcleos regionalizada, com a função de prestar as contas do segundo semestre.
A Sicredi Biomas , que atua nos estados de Mato Grosso, Acre e Amazonas, identificou a necessidade de um espaço prévio às assembleias de núcleos para que os associados ficassem por dentro dos assuntos que seriam tratados nas assembleias e, com isso, pudessem sugerir novas propostas de acordo com suas necessidades.
O diagnóstico foi de que as cooperativas que não fazem esses encontros prévios dificultam a participação de seus cooperados na hora de sugerir propostas como a destinação das sobras ou o gerenciamento dos recursos do Fates (Fundo de Assistência Técnica, Educacional e Social).
Uma cooperativa com 14 unidades, por exemplo, deverá realizar 14 assembleias de núcleos. Durante a realização de uma das assembleias avançadas, é possível que um associado apresente uma proposta diferente daquela sugerida pelo Conselho de Administração sobre a distribuição de sobras. Quando a ideia for levada à votação, os associados que já participaram das assembleias anteriores não conseguem mais votar nessa nova proposta.
Além disso, a Sicredi Biomas identificou a necessidade de otimizar as assembleias de núcleos, tanto em questão de tempo, quanto de praticidade. Desse modo, a Sicredi Biomas foi a primeira cooperativa do segmento a realizar as reuniões de núcleos antes das assembleias, dando oportunidade de participação democrática efetiva aos cooperados. O projeto teve início em 2011.
Desenvolvimento e metodologia
As reuniões de núcleos, que também são chamadas de pré-assembleias, têm o objetivo de deixar os associados por dentro dos assuntos que serão tratados nas assembleias de núcleo e dar a oportunidade para a sugestão de novas propostas. As ideias apresentadas nas reuniões de núcleos são apreciadas durante o encontro e, caso aprovadas, são incluídas na pauta de votação para a assembleia de núcleos.
Diante disso, a cooperativa realiza reuniões com todos os seus núcleos, que são agrupados por cidades.Com isso, os encontros são realizados com cerca de 30 dias de antecedência em relação à assembleia de núcleo de cada unidade de atendimento.
Em seguida, as propostas feitas pelos associados e aprovadas pelo núcleo em reunião são apresentadas nas assembleias com a identificação de qual núcleo de qual cidade fez a proposta. Em intervenções relacionadas à distribuição de sobras, aliás, um simulador possibilita que cada cooperado possa estimar qual proposta é melhor para si.
Além dos assuntos da pauta das assembleias, as reuniões de núcleos também discutem outros assuntos de interesse do quadro social que podem gerar ideias levadas às assembleias. As reuniões são realizadas preferencialmente em fevereiro e as assembleias, por sua vez, acontecem em março, na maioria das vezes.
Inovação e incentivo à participação
Desde os primeiros anos do projeto, a Sicredi Biomas usa ferramentas online para fazer o controle de participação dos associados. As propostas levantadas pelos associados são registradas em atas.
A fim de incentivar a participação dos associados, os convites são feitos tanto nas mídias tradicionais, quanto de forma mais individualizada, usando o WhatsApp, por exemplo. Os coordenadores de núcleos, que são associados eleitos representantes de todos os associados da cooperativa, também fazem os convites pessoalmente aos cooperados.
A reunião é feita em um ambiente informal, deixando o associado à vontade para participar. Até mesmo acompanhantes podem estar presentes. Os cooperados podem tirar dúvidas durante a apresentação dos assuntos da pauta.
Para que não haja dispersão de muitas propostas de um só núcleo, quando há mais de uma sugestão dentro de um núcleo referente a algum tema, os integrantes do núcleo votam sobre quais temas e ideias serão levadas às assembleias.
Resultados e aprendizados
Desde as primeiras reuniões de núcleos, o processo tem sido aprimorado para se adequar às necessidades e à realidade dos cooperados da Sicredi Biomas. Além disso, as reuniões estão menos burocráticas com a retirada de ritos cerimoniais, como a execução do hino nacional e a formação de uma mesa de autoridades.
Todas as reuniões de núcleos passaram a ser feitas no período noturno e considerando datas comemorativas ou eventos nas cidades, já que a cooperativa está presente, sobretudo, em pequenos municípios. Isso faz com que a participação seja maior.
Houve, ainda, alteração no cardápio servido nas reuniões, que passou a ser mais simples e regional. Já as bebidas alcoólicas foram excluídas dos encontros.
No mais, as reuniões de núcleos estão diretamente relacionadas ao Programa Pertencer, que visa a aumentar a participação do associado na gestão da cooperativa e com o estatuto. Por isso, o projeto se alinha ao princípio da Gestão democrática pelos sócios, pois proporciona a participação ativa do associado no dia a dia da cooperativa.
O número de propostas feitas por associados tem aumentado desde a implantação das reuniões antes das assembleias. A satisfação dos associados também apresenta uma evolução positiva.
Contato da cooperativa
Eber Silva Ostemberg, coordenador de Desenvolvimento do Cooperativismo - eber_ostemberg@sicredi.com.br
A cooperativa mudou de nome. No compêndio, é a Sicredi Noroeste MT.
Você também tem um case ou uma história de sucesso?
Conte-nos sua história
Veja mais
O planejamento estratégico é um processo colaborativo que envolve a participação ativa de todos os colaboradores e cooperados. É reconhecida a importância de considerar as necessidades e expectativas desses públicos, além de garantir a sustentabilidade da cooperativa. Estabelecer rituais e estruturar o planejamento estratégico de maneira eficaz é fundamental para se aproximar ao máximo dos objetivos estratégicos definidos pela cooperativa no ciclo de 2022 a 2025
Regiões: Sul e Nordeste Categoria: Resíduos Sólidos Ação/projeto: O Batalhão do Bem emprega a economia circular para reutilizar resíduos têxteis oriundos de fardas e vestimentas militares. Além do meio ambiente, o projeto atua, ainda, em prol da educação e geração de renda. ODSs: 1 - Erradicação da pobreza 4 - Educação de qualidade 5 - Igualdade de gênero 12 - Consumo e produção responsáveis 17 - Parceria e meios de implementação Resultados: Mais de 2 mil peças e 600 pares de calçados foram doados. Outras 500 peças passaram pelo processo de descaracterização e reaproveitamento. A iniciativa realiza cursos de customização, microempreendedorismo e reciclagem profissional, com participação feminina majoritária.
A fim de tomar decisões mais certeiras em meio a um mercado dinâmico, a mineira Unimed Circuito das Águas adotou um sistema de gestão informatizado que integra dados e contribui para que os gestores possam tomar decisões melhores. Com o desenvolvimento da nova ferramenta de BI, a cooperativa também consegue monitorar tendências, criar produtos e monitorar falhas com mais eficiência.
Foi desenvolvido um projeto de Planejamento Estratégico para impulsionar o crescimento e a sustentabilidade da cooperativa por meio de um processo colaborativo, unindo Associados, Colaboradores e Lideranças para construir o Planejamento Estratégico da cooperativa, com suas ambições, direcionadores e objetivos. O Mapa Estratégico foi desenvolvido e foram realizadas diversas ações de engajamento, como podcasts, entrevistas ao vivo, portal do planejamento e reuniões de Planejamento Estratégico.