Restauração e preservação de nascentes

Lançado em 24 de novembro de 2009, quando é comemorado o Dia do Rio, o projeto Olho d´Água já recuperou mais de 1.070 nascentes nas regiões de atuação da Cocari, cooperativa presente nos estados do Paraná, Goiás e Minas Gerais. A partir da restauração das minas, que aumenta a vazão das nascentes, o produtor passa a ter água sempre limpa, protegida contra enxurrada, erosão, fezes e urina de animais, para consumo e para atividades agropecuárias. A restauração das nascentes é feita com base em estudos para garantir a qualidade da água. Da estrutura de solo cimento são disponibilizados canos que podem ser conectados às mangueiras que irão abastecer reservatórios d´água, que, por sua vez, irão abastecer os lares e as atividades dos cooperados. A restauração é realizada pelo técnico Dorival Silvestre dos Santos, que está à frente do projeto desde o início e é o responsável pelas mais de 1.070 restaurações já realizadas. O projeto conta com a parceria da empresa Nortox e com o apoio dos governos estaduais, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, do Instituto Água e Terra e do Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR). Os cadastros das nascentes para recuperação é feito por meio dos consultores técnicos da Cocari em visita às propriedades ou diretamente nas Unidades da Cocari. O Projeto Olho D’Água tem recebido diversos prêmios pela contribuição ambiental. Em 2014, foi apresentado no Ministério da Agricultura, em Brasília, como referência em publicação que elencou as ações ambientais mais importantes em andamento no Brasil naquele ano. A ação também recebe o Selo Chico Mendes desde 2014 e conquistou o Troféu Cooperativa do Ano, em premiação da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB). Em 2019, recebeu o troféu Onda Verde – Prêmio Expressão de Ecologia, da Editora Expressão. A iniciativa vem sendo replicada em outras regiões, por meio de instituições que procuram a Cocari para levar o projeto para os seus municípios. O desenvolvimento desse projeto contribui para a melhoria da qualidade de vida dos cooperados, respeitando o meio ambiente e o uso consciente e sustentável dos recursos naturais. É uma ação em total sintonia com os pilares da sustentabilidade, sendo socialmente justa, ambientalmente responsável e economicamente viável.
Você também tem um case ou uma história de sucesso?
Conte-nos sua história
Veja mais
Sicredi Planalto Central atua em quatro frentes para mensurar e aprimorar o atendimento aos associados: pesquisa de expectativas, pesquisa de desligamento, canal no Whatsapp e indicador de satisfação. Práticas iniciadas em 2017 levaram a um aumento de quase 5 pontos percentuais no índice de satisfação entre 2018 e 2019.
A cooperativa implementou um novo processo em suas assembleias. As reuniões agora são online e, desta forma, os cooperados podem participar independente da sua localização, aumentando a inclusão e participação democrática. Um hotsite foi criado e as ferramentas online para realização assembleias foram fundamentais para a realização das assembleias. No hotsite é centralizada todas as informações relevantes que podem ser acessadas pelos cooperados, como manuais de participação, edital de convocação e canais para envio de sugestões e informações pré-assembleares. Isso simplifica o processo e torna mais fácil para os cooperados se envolverem.
É um cartão empresarial de uso exclusivo para cooperados, dependentes e colaboradores, para ser utilizado em todas as compras nas Unidades de Negócios da Coopama. Em conjunto com o cartão Coopama foi desenvolvido um aplicativo com um dashboard simplificado, que gera relatórios para uma gestão financeira eficiente, com categorização automática de gastos. Além de proporcionar controle e segurança, gestão de recursos em tempo real, com custo zero para usuários e livre de tarifas. Toda essa otimização de processos simplificou as rotinas sem perder qualidade e segurança jurídica, assim, percebe-se que a ferramenta gera benefícios tanto para a Coopama quanto aos cooperados e colaboradores.
Com o propósito de aumentar a participação dos médicos cooperados, a Unimed Poços de Caldas desenvolveu o Programa de Desenvolvimento Cooperativista (PDC). Com ele, os associados são pontuados a cada iniciativa ou ação que participam, sendo premiados com benefícios.