cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor

Sicredi Pioneira RS desenvolve ferramenta para unificar acesso à informação

Imagem Destaque

2018
Sul
Crédito
Não
Cooperativa de Crédito, Poupança e Investimento Sicredi Pioneira RS
244202
770
Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão
Dados e Inteligência
Plataforma de busca centralizou o acesso ao conteúdo operacional e de regramentos da Sicredi Pioneira RS, que antes estava espalhado em 80 sistemas diferentes. Ferramenta melhorou interação entre setores, agilizou atendimento aos associados e deu mais credibilidade aos serviços oferecidos.

Contexto e desafios

A Sicredi Pioneira é uma cooperativa de crédito fundada no município de Nova Petrópolis (RS), que hoje está presente em 21 cidades entre o Vale dos Sinos e a Serra Gaúcha. Com a expansão de seus negócios, a cooperativa sentiu a necessidade de organizar o fluxo de informações em um único repositório, a fim de tornar o acesso mais dinâmico e fácil para os colaboradores.

Até 2018, as informações operacionais e de regramentos da cooperativa estavam distribuídas entre 80 sistemas diferentes. A Sicredi Pioneira contava com: mais de 5 mil páginas de conteúdo referente a políticas, manuais e regulamentos; mais de 300 linhas de produtos e serviços comercializados; e mais de 800 formulários diferentes.

Para solucionar este problema nasceu a Plataforma de Gestão e Compartilhamento da Informação, batizada de Goog. Trata-se de uma ferramenta de pesquisa que permite centralizar todo esse conteúdo em um único local, oferecendo uma navegação mais rápida e eficiente. Ela funciona por meio da inserção de uma ou mais palavras-chave e pode ser acessada pelo site buscador.sicredipioneira.com.br. 

Por intermédio do Goog, a cooperativa pôde unificar a base de conhecimento e dar mais agilidade aos processos, além de fazer uma gestão mais eficaz do conteúdo na cooperativa. A inserção de novos conteúdos é feita de maneira autônoma por um grupo de colaboradores. 

Cada inserção fica disponível para receber interações de outros usuários, como: curtir notícias, favoritar os artigos, marcar trechos de artigos com a ferramenta “pin”, comentar notícias e artigos e sugerir alterações. 

Desenvolvimento e metodologia

O primeiro passo para a implantação da plataforma Goog foi o mapeamento de todo o conteúdo disponível na cooperativa. Foram identificados parceiros para viabilizar o projeto (desenvolvedores e produtores de conteúdo) e foi realizado um alinhamento da linguagem dos materiais, para que a inserção do conteúdo acontecesse de forma padronizada.

Em seguida foram definidos e capacitados os colaboradores conteudistas, ou seja, aqueles que se destacam como especialistas no produto, processo ou serviço, e que são responsáveis por gerir a informação a ser disponibilizada. 

Os conteúdos disponíveis foram revisados e adequados, paralelamente à produção de novos materiais, antes de serem inseridos no Goog. A próxima etapa foi a criação dos fluxos de atualização do conteúdo, trabalho realizado em conjunto com os conteudistas. Um projeto piloto foi implementado em sete agências da cooperativa, antes da liberação de acesso para todos os colaboradores. 

A Sicredi Pioneira faz o mapeamento diário das sugestões de alterações e inclusões enviadas pelos usuários da plataforma. Estas sugestões são validadas junto aos conteudistas para atualização do material, quando necessário. Também foi inserido na plataforma Goog conteúdo de cunho de Comunicação Interna (Endomarketing) para conhecimento dos colaboradores.

Resultados e aprendizados

A plataforma de busca Goog permitiu uma gestão mais eficaz do conteúdo e conhecimento dentro da Sicredi Pioneira, além de promover mais engajamento entre os setores, pois o conhecimento disseminado equaliza o acesso à informação e evita o retrabalho. 

Da mesma forma, a implementação da plataforma garantiu agilidade no atendimento aos associados, uma vez que, antes disso, as informações eram descentralizadas e, em muitos casos, desatualizadas, quando impressas e arquivadas sem controle adequado. 

A insegurança ao passar a informação era uma realidade na cooperativa. A partir da centralização, os colaboradores passaram a depositar mais confiança na informação a ser transmitida, o que também aumentou a credibilidade dos serviços oferecidos. 

Outro ponto importante de melhoria constatado após a implementação foi a possibilidade de revisitar todos os processos operacionais da cooperativa, uma vez que eles foram revisados e reescritos para serem disponibilizados no repositório. A cooperativa reportou uma redução no suporte telefônico provido pelos colaboradores da sede, uma vez que todos os conhecimentos estão descritos em forma de artigo no Goog.

O potencial da plataforma se mostra justificado também pelos números: mais de meio milhão de pesquisas feitas (534 mil) em aproximadamente seis meses de utilização, desde o lançamento para todos os colaboradores em dezembro de 2018. Entre os resultados quantitativos, a Sicredi Pioneira destaca:

  • 656 mil artigos lidos;
  • 30 mil notícias de comunicação interna lidas;
  • 4 mil artigos favoritados;
  • 1.500 comentários inseridos nos conteúdos;
  • 1.300 sugestões enviadas pelos colaboradores usuários;
  • 40 colaboradores conteudistas geradores de conteúdo;
  • 1 colaborador focado no gerenciamento da plataforma.

 

CONTATO DA COOPERATIVA

Fabio Andre Schmoekel, gerente de Ciclo de Crédito - fabio_schmoekel@sicredi.com.br

Você também tem um case ou uma história de sucesso?

Conte-nos sua história

Sua cooperativa tem uma história inspiradora? Queremos conhecer! Preencha o formulário abaixo e conte como sua cooperativa está fazendo a diferença. Sua experiência pode inspirar outros e mostrar o poder do cooperativismo no Brasil. Participe e ajude a fortalecer nosso movimento!

Veja mais

Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão

A Unimed-BH sentiu a necessidade de incentivar os colaboradores a entenderem os processos e serviços executados pela cooperativa. Para isso, a organização colocou um projeto de gestão de processos em prática. Com ele, os macroprocessos da Unimed-BH são divididos em inúmeras atividades que passam por mapeamento, definição de indicadores de desempenho, e definição do responsável. A cooperativa avalia que a nova dinâmica proporciona resultados positivos para o negócio.

ESGCOOP

Objetivo: Gerar energia limpa e renovável por meio da biodigestão anaeróbia dos dejetos e resíduos da agroindústria, minimizando os impactos ambientais da atividade de produção de alimentos, promovendo e incentivando as boas práticas de sustentabilidade e proteção do meio ambiente. Resultados: Projetos implantados em função da capacitação: • COOPERATIVA C. VALE Sede: Palotina, Oeste do Paraná Volume produzido: Entre 1500 a 2000 m³/dia para energia elétrica e 1050 m³/hora para uso térmico. Fonte de material utilizado: Dejetos suínos (geração energia elétrica) e efluente industrial de produção de amido de mandioca (uso térmico). COOPERATIVA CASTROLANDA Sede: Castro, Leste do Paraná Volume produzido: 12.593 nm³/dia de metano. Fonte de material utilizado: Lodo biológico ETE, Lodo tridecanter frigorifico, resíduo de batata lavador, glicina vegetal, resíduo de cerveja, ovos, óleo fritadeira, casca de batata, batata frita, farelo de fritadeira, dejetos e carcaça de suínos. COOPERATIVA COPACOL Sede: Cafelândia, Oeste do Paraná Volume produzido: Não possuem informação em volume de biogás gerado. Contudo, nos últimos três meses a geração de energia média com biogás foi de 88.116 kWh/mês. Fonte de material utilizado: Dejetos de suínos de uma Unidade de Produção de Leitões com 4.300 matrizes. COOPERATIVA FRÍSIA Sede: Carambeí, Leste do Paraná Volume produzido: 86.457 m³/mês. Fonte de material utilizado: Dejetos e carcaças provenientes da atividade de suinocultura. COOPERATIVA LAR Sede: Medianeira, Oeste do Paraná Volume produzido: 3.126.438,00 metros cúbicos de biogás, convertido em energia elétrica equivalem a 1.334.801 KWh de bioenergia (evitando a emissão de 1.719.540,9 metros cúbicos de gás metano). Fonte de material utilizado: Dejetos suínos. A unidade de produção localizada no município de Serranópolis do Iguaçu (PR) tem 3 biodigestores e produz 52% da energia consumida. Para 2021, a expectativa é produzir 100% da energia elétrica por meio do biogás.

ESGCOOP

Região: Brasil Categoria: Finanças verdes Ação: Emissão da primeira Letra Financeira Pública Sustentável do Brasil. ODS: 5 - Igualdade de gênero 7 - Energia acessível e limpa 9 - Indústria, inovação e infraestrutura 13 - Ação contra a mudança global do clima Resultados: A operação captou R$ 780 milhões em recursos destinados ao financiamento de projetos sustentáveis. O valor apoiou projetos de energia limpa, geração de empregos e apoio ao desenvolvimento econômico das comunidades. A operação evitou a emissão de quase 5 toneladas de gases poluentes e contribuiu para a sustentação de 80 mil empregos. A iniciativa foi premiada pelo Global SME Finance Awards 2023 na categoria Título Sustentável do Ano.

Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão

Após uma pesquisa com seus clientes, a Coop identificou a importância do atendimento. A fim de torná-lo mais empático, a cooperativa iniciou, em 2014, o Programa Humanizar, que realiza treinamentos com os colaboradores para que eles tenham uma relação mais próxima com os consumidores.

Image
SISTEMA OCB © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.