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Sicoob Cofal valoriza ideias dos colaboradores

Imagem Destaque

2010
Sudeste
Crédito
Não
Cooperativa de Crédito dos Servidores dos Poderes Legislativos do Estado de Minas Gerais e do seu Órgão Auxiliar Ltda.
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40
Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão
Inovação
Para lidar com o baixo grau de engajamento dos colaboradores, o Sicoob Cofal começou um movimento para valorizar as ideias propostas por seus funcionários. Por meio de uma estratégia de gestão integrada, os colaboradores começaram a se reunir para gerar e apresentar ideias para posterior avaliação da gestão. Algumas dessas ideias, como um projeto sobre consumo consciente de energia, foram implementados. Além disso, o Sicoob Cofal registrou melhoria nos dados de satisfação dos colaboradores na pesquisa anual de clima organizacional.

Contexto e desafios

A diretoria da cooperativa de crédito Sicoob Cofal, cujo quadro social é composto por servidores públicos ligados ao Poder Legislativo de Minas Gerais, observou um baixo grau de envolvimento dos colaboradores.

Diante dessa situação, o Sicoob Cofal entendeu haver necessidade de aprimorar seu relacionamento e, junto disso, aumentar o desempenho desses colaboradores em suas funções na cooperativa. 

Assim sendo, o Sicoob Cofal adotou estratégias durante as reuniões para despertar a conscientização e compreensão dos colaboradores sobre o papel que eles exercem para o crescimento, a união, o fortalecimento da imagem e a sustentabilidade da cooperativa. 

Desenvolvimento e metodologia

Dessa forma, o Sicoob Cofal iniciou uma estratégia de Gestão Integrada com os seguintes objetivos: 

  • Levar as diretrizes e estratégias da cooperativa ao conhecimento dos colaboradores
  • Despertar a consciência dos colaboradores para a importância do papel que têm na sustentabilidade e no fortalecimento da imagem da instituição
  • Reforçar a responsabilidade dos funcionários no alcance das metas do planejamento estratégico
  • Estimular a capacidade criativa dos colaboradores. 

Com base nessa nova metodologia, os colaboradores decidiram se reunir em equipes para pensar a cooperativa como um todo e expor e discutir ideias. Seis projetos surgiram a partir de então:  Mensageiro Instantâneo, Fidelizar, Cooperando com a Sustentabilidade, Consumo Consciente de Energia, Associação e Saúde Laboral. Todos eles abordam economia, imagem, inovação, sustentabilidade e fidelização. 

Para formatar cada uma desses projetos, os colaboradores fizeram pesquisas, estatísticas, viabilidade econômica de adoção, ônus, bônus e rentabilidade. Os projetos foram apresentados durante reuniões com a gestão da cooperativa para definir estudos e verificar a possibilidade de implantação deles. 

Projetos executados

A nova metodologia evidenciou a necessidade de somar forças com a gestão para trilhar o caminho de crescimento do Sicoob Cofal. Tudo isso levando em conta o estabelecimento de um bom clima organizacional, o que contribui para que o atendimento aos cooperados seja de excelência.

Alguns dos projetos sugeridos já foram adotados pelo Sicoob Cofal. Um deles é o projeto Consumo Consciente de Energia, que visa a investir em sistemas de iluminação mais econômicos. Com isso, a ideia é reduzir o consumo de energia de maneira significativa, diminuindo custos e, principalmente, reduzindo o impacto ambiental e social.

Graças à iniciativa, a cooperativa substituiu as lâmpadas fluorescentes do Espaço Cooperativo e da Sede por lâmpadas de LED, promovendo o consumo consciente de energia e a redução de despesas. 

Resultados de aprendizados

Com o desenvolvimento das ações, a gestão do Sicoob Cofal conseguiu perceber melhor o potencial de cada colaborador. Esse movimento resultou em uma adequação dos funcionários com ascensão em suas carreiras. 

Além disso, a implantação dos projetos sugeridos tornou possível melhorar práticas relativas ao relacionamento com o cooperado, sustentabilidade e gestão de pessoas. Desde então, o Sicoob Cofal passa por uma mudança em sua cultura organizacional que já gerou aprimoramentos no relacionamento com os cooperados. 

A prática acarreta benefícios internos, como a diminuição do retrabalho, desperdícios, a comunicação eficaz, o crescimento da cooperativa e a transparência, um dos pilares do cooperativismo. Ela ainda contribui para reforçar a missão, a visão e os valores da cooperativa. 

A pesquisa de clima organizacional também ilustra o efeito da iniciativa. No ano de 2015, a pesquisa registrou 96,6% de satisfação dos funcionários. Esse número representa uma melhora de 34,17% em relação ao ano anterior. 

Por fim, o Sicoob Credisul também registra que há maior interação entre colaboradores com seus gestores, minimização de conflitos, satisfação com o reconhecimento profissional, conhecimento mais aprofundado sobre o perfil dos funcionários e um interesse maior por capacitação. 

Contato da cooperativa

Maria Helena Coelho, gerente-geral - gerencia@cofalmg.com.br

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Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão

A Sicredi Vale do Piquiri ABCD PR/SP criou a prática de desenvolvimento e acompanhamento do planejamento estratégico. O objetivo da iniciativa é trazer mais transparência para a relação da cooperativa com os associados e colaboradores. A ideia do projeto consiste na criação de um plano estratégico de cinco anos e o monitoramento constante da evolução rumo às metas propostas.

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O Programa de Integração Cooperativista premia os associados que mais participam de eventos internos da cooperativa ou externos na área de medicina, promovendo a educação continuada. Iniciativa também distribui bolsas de estudo na área de gestão.

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ESGCOOP

Ação: Programa Fazenda Sustentável Área: Produção sustentável ODS: Objetivo 2 - Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável Objetivo: Apoio a cooperado para venda de créditos de soja sustentável no mercado internacional Resultados: Melhora dos resultados financeiros do cooperado, que negociou — com o apoio da cooperativa — R$ 30 mil em créditos de soja sustentável com empresas da Dinamarca e Alemanha; Mudança da cultura da propriedade, priorizando a sustentabilidade como estratégia de negócios; Otimização de processos internos; Conquista da certificação RTRS, concedida pela Round Table Responsible Soy Association, ou Associação Internacional da Soja Responsável.

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