Sicoob Cofal valoriza ideias dos colaboradores
Contexto e desafios
A diretoria da cooperativa de crédito Sicoob Cofal, cujo quadro social é composto por servidores públicos ligados ao Poder Legislativo de Minas Gerais, observou um baixo grau de envolvimento dos colaboradores.
Diante dessa situação, o Sicoob Cofal entendeu haver necessidade de aprimorar seu relacionamento e, junto disso, aumentar o desempenho desses colaboradores em suas funções na cooperativa.
Assim sendo, o Sicoob Cofal adotou estratégias durante as reuniões para despertar a conscientização e compreensão dos colaboradores sobre o papel que eles exercem para o crescimento, a união, o fortalecimento da imagem e a sustentabilidade da cooperativa.
Desenvolvimento e metodologia
Dessa forma, o Sicoob Cofal iniciou uma estratégia de Gestão Integrada com os seguintes objetivos:
- Levar as diretrizes e estratégias da cooperativa ao conhecimento dos colaboradores
- Despertar a consciência dos colaboradores para a importância do papel que têm na sustentabilidade e no fortalecimento da imagem da instituição
- Reforçar a responsabilidade dos funcionários no alcance das metas do planejamento estratégico
- Estimular a capacidade criativa dos colaboradores.
Com base nessa nova metodologia, os colaboradores decidiram se reunir em equipes para pensar a cooperativa como um todo e expor e discutir ideias. Seis projetos surgiram a partir de então: Mensageiro Instantâneo, Fidelizar, Cooperando com a Sustentabilidade, Consumo Consciente de Energia, Associação e Saúde Laboral. Todos eles abordam economia, imagem, inovação, sustentabilidade e fidelização.
Para formatar cada uma desses projetos, os colaboradores fizeram pesquisas, estatísticas, viabilidade econômica de adoção, ônus, bônus e rentabilidade. Os projetos foram apresentados durante reuniões com a gestão da cooperativa para definir estudos e verificar a possibilidade de implantação deles.
Projetos executados
A nova metodologia evidenciou a necessidade de somar forças com a gestão para trilhar o caminho de crescimento do Sicoob Cofal. Tudo isso levando em conta o estabelecimento de um bom clima organizacional, o que contribui para que o atendimento aos cooperados seja de excelência.
Alguns dos projetos sugeridos já foram adotados pelo Sicoob Cofal. Um deles é o projeto Consumo Consciente de Energia, que visa a investir em sistemas de iluminação mais econômicos. Com isso, a ideia é reduzir o consumo de energia de maneira significativa, diminuindo custos e, principalmente, reduzindo o impacto ambiental e social.
Graças à iniciativa, a cooperativa substituiu as lâmpadas fluorescentes do Espaço Cooperativo e da Sede por lâmpadas de LED, promovendo o consumo consciente de energia e a redução de despesas.
Resultados de aprendizados
Com o desenvolvimento das ações, a gestão do Sicoob Cofal conseguiu perceber melhor o potencial de cada colaborador. Esse movimento resultou em uma adequação dos funcionários com ascensão em suas carreiras.
Além disso, a implantação dos projetos sugeridos tornou possível melhorar práticas relativas ao relacionamento com o cooperado, sustentabilidade e gestão de pessoas. Desde então, o Sicoob Cofal passa por uma mudança em sua cultura organizacional que já gerou aprimoramentos no relacionamento com os cooperados.
A prática acarreta benefícios internos, como a diminuição do retrabalho, desperdícios, a comunicação eficaz, o crescimento da cooperativa e a transparência, um dos pilares do cooperativismo. Ela ainda contribui para reforçar a missão, a visão e os valores da cooperativa.
A pesquisa de clima organizacional também ilustra o efeito da iniciativa. No ano de 2015, a pesquisa registrou 96,6% de satisfação dos funcionários. Esse número representa uma melhora de 34,17% em relação ao ano anterior.
Por fim, o Sicoob Credisul também registra que há maior interação entre colaboradores com seus gestores, minimização de conflitos, satisfação com o reconhecimento profissional, conhecimento mais aprofundado sobre o perfil dos funcionários e um interesse maior por capacitação.
Contato da cooperativa
Maria Helena Coelho, gerente-geral - gerencia@cofalmg.com.br
Você também tem um case ou uma história de sucesso?
Conte-nos sua história
Veja mais
Ao perceber que alguns cooperados da região de Lagoa Grande (MG) não possuíam quantidade suficiente de milho para alimentar o gado, a Coopatos criou o Projeto Silagem. A iniciativa visa fornecer os insumos necessários aos produtores de leite por meio de fornecedores de silagem.
Coocafé cria Conselho Consultivo para trazer cooperados para perto das decisões gerenciais. O grupo se reúne quatro vezes ao ano e apresenta à cooperativa o feedback e as demandas das comunidades envolvidas com o negócio.
Pensando em melhorar os projetos internos, a Unimed Juiz de Fora criou o Programa de Sugestão, Melhorias e Inovação (PSMI). A iniciativa visa gerar melhorias dentro da cooperativa através de ideias inovadoras propostas por colaboradores.
O Sicoob Credialto implementou o projeto IntenseFIC - Intensificando a Felicidade Cooperativa visando melhorar a satisfação e felicidade dos colaboradores. Reconhecendo a importância do bem-estar dos colaboradores para os resultados organizacionais, a cooperativa investiu nesse programa para fortalecer o ambiente de trabalho, impactar a performance pessoal e promover uma cultura baseada na felicidade. Utilizando a ferramenta de diagnóstico FIC (Felicidade Interna do Cooperativismo) em parceria com o Sistema Ocemg, a cooperativa identificou áreas de melhoria e oportunidades de ação. O processo incluiu quatro etapas principais: diagnóstico, análise e planejamento, intervenção, acompanhamento e melhoria contínua. Ações como palestras, atividades físicas, contato com arte e cultura, e acompanhamento psicológico foram implementadas com sucesso, resultando em um aumento significativo na satisfação dos colaboradores. Os resultados mostraram que a maioria dos colaboradores estão satisfeitos com as mudanças, destacando uma melhoria significativa nas áreas de saúde, bem-estar psicológico, cultura organizacional e resultado nos negócios. O IntenseFIC demonstrou ser um investimento assertivo e eficiente no capital humano, se mostrando essencial para o sucesso e a sustentabilidade da cooperativa.