Lar Cooperativa otimiza uso de insumos com sistema de manejo e agricultura de precisão
Contexto e desafios
Com cerca de 15 mil cooperados e mais de 25 mil colaboradores, a paranaense Lar Cooperativa Agroindustrial é uma das maiores coops do setor agropecuário do Brasil. Fundada em 1964, a organização tem uma forte atuação na produção de grãos.
Contudo, a cooperativa percebeu que muitos agricultores enfrentavam problemas de estresse no solo, agravados pela falta de um diagnóstico preciso. O uso intensivo e pouco otimizado de fertilizantes e corretivos resultava em custos de produção elevados, aumento das emissões de gases de efeito estufa e um potencial produtivo abaixo do ideal.
O manejo ineficiente do solo limitava a sustentabilidade da produção dos cooperados. Sendo assim, o desafio da cooperativa era implementar uma ferramenta de impacto que aliasse produtividade e responsabilidade ambiental.
Objetivos
O principal objetivo do Sistema de Manejo de Solos (SMS) era identificar os fatores que limitam a produtividade agrícola, fornecendo diagnósticos técnicos para orientar as melhores práticas. A iniciativa nasceu da necessidade de aumentar a eficiência produtiva dos associados de forma sustentável.
As metas do programa incluem otimizar o uso de insumos agrícolas para reduzir desperdícios e minimizar os impactos ambientais decorrentes do manejo inadequado. Com a ferramenta, a estimativa é alcançar uma redução de 1,6% no uso de fertilizantes e um aumento de 8% no rendimento da lavoura.
O programa também busca fortalecer o relacionamento entre os agrônomos da cooperativa e os produtores, reforçando o compromisso com o manejo adequado do solo e a fidelização do quadro social.
Desenvolvimento
O programa é executado em parceria com o Laboratório Agronômico S.A., empresa responsável pelas coletas, análises e laudos técnicos. O processo começa com a definição das áreas e a elaboração de mapas de desempenho, seguidos pela amostragem georreferenciada do solo.
Em seguida, as amostras são encaminhadas para análises químicas, físicas e biológicas. Com base nos resultados, são geradas recomendações técnicas de corretivos e fertilizantes, que se transformam em mapas de aplicação em taxa variável para a agricultura de precisão.
O agrônomo da cooperativa é responsável por apresentar os resultados ao cooperado e orientá-lo na implementação das práticas. Os produtores também passam por um processo de capacitação no uso consciente de insumos e no monitoramento de resultados.
Além de beneficiar diretamente os associados, a iniciativa da Lar favoreceu as comunidades locais ao aumentar a eficiência do uso de recursos naturais.
Resultados e impacto
A implementação do SMS promoveu uma melhoria significativa no manejo e na conservação do solo. O diagnóstico preciso permitiu o uso mais racional de insumos, com a correção de deficiências e a otimização da adubação, resultando em ganhos de produtividade.
O programa contribuiu para a diminuição da emissão de gases de efeito estufa, fomentando uma agricultura de baixo carbono. Além disso, gerou maior segurança na orientação técnica e mais assertividade nas decisões de manejo por parte dos produtores.
No primeiro ano do programa, 36 cooperados aderiram, totalizando 1.591 hectares analisados no Paraná e no Mato Grosso do Sul. O SMS também se consolidou como a ferramenta que fortalece a sustentabilidade econômica e ambiental da atividade agrícola da região onde a Lar Cooperativa atua.
Você também tem um case ou uma história de sucesso?
Conte-nos sua história
Veja mais
Em 2011, a Cooxupé firmou uma parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) Minas para desenvolver cursos de formação técnica para os pequenos produtores cooperados. O objetivo é levar mais conhecimento sobre gestão, produção e segurança no campo aos associados e seus trabalhadores.
A Unimed-BH criou um Centro de Inovação para fomentar o desenvolvimento e a implementação de práticas inovadoras, além de disseminar a cultura da inovação. Com uma divisão de áreas, a cooperativa organizou e centralizou as propostas sugeridas.
A Coopercitrus está transformando paisagens rurais com seu projeto de Sistematização Agrícola de Precisão. Utilizando VANTs e tecnologias digitais, a iniciativa redesenha fazendas para otimizar o uso da terra e dos recursos. O projeto já beneficiou mais de 4.000 cooperados em 750.000 hectares, resultando em até 20% de economia de combustível, ganhos de área produtiva e significativa redução na emissão de gases de efeito estufa.
Motivada por um desafio de saúde familiar ligado ao uso de agrotóxicos, a cooperada Fabiani Reinholz, com o apoio do Sicoob Conexão, criou a Reinholz Chocolates. A iniciativa transformou a fazenda da família em um modelo de sustentabilidade, com produção de chocolate, energia 100% solar e 40% de área de conservação. Além disso, Fabiani fundou a Associação Mulheres do Cacau, empoderando 19 famílias e provando o poder do cooperativismo como agente de mudança social e climática.