cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor

Coasa fomenta a agricultura sustentável e boas práticas de plantio

Imagem Destaque

2025
Sul
Agropecuário
Não
Cooperativa Agrícola Água Santa (COASA)
Agricultura Sustentável, Plantio, Solo
COP30
ODS 12 - Consumo e produção responsáveis , ODS 15 - Vida terrestre, ODS 17 - Parcerias e meios de implementação, ODS 2 - Fome zero e agricultura sustentável
A Cooperativa Agrícola Água Santa (Coasa) criou o projeto "Nosso Solo, Nossa Colheita" para combater a degradação do solo. Com assistência técnica contínua aos seus cooperados, a iniciativa incentiva a rotação de culturas e a cobertura vegetal permanente, gerando ganhos econômicos e ambientais, como maior produtividade, menos erosão e maior sequestro de carbono.

Contexto e desafios

Com mais de 30 anos de atuação, a Cooperativa Agrícola Água Santa (Coasa) conta com 9 mil cooperados, 16 unidades de recebimento de grãos e capacidade de armazenamento de aproximadamente 4,5 milhões de sacas. Além disso, a Coasa opera um supermercado, uma fábrica de ração e dois postos de combustível.

Desde sua fundação, a cooperativa se preocupa com a saúde do solo, tentando evitar práticas que degradem o ambiente. No entanto, a Coasa sempre teve dificuldade em controlar o manejo realizado pelos associados, que causavam danos ao solo.

A terra era danificada por longos períodos sem plantação, durante o verão e o inverno, e pela falta da rotação de culturas. Essas práticas reduziam as oportunidades de gerar renda, assim como a capacidade de realizar o sequestro de carbono.

Objetivos

Diante desse problema, a Coasa criou o projeto Nosso Solo, Nossa Colheita, que integra o evento anual de mesmo nome. O grande objetivo da cooperativa é melhorar as condições químicas, físicas e biológicas do solo.

O foco é promover a agricultura sustentável e orientações assertivas para os associados. Além disso, a cooperativa busca adotar boas práticas de agricultura do sistema de plantio direto, como a rotação de culturas e a cobertura vegetal do solo, durante todo o ano.

Desenvolvimento

O projeto Nosso Solo, Nossa Colheita tem como público-alvo os associados da Coasa que estão vinculados à agricultura familiar. A iniciativa foi inspirada pela Operação 365 da Embrapa Trigo com a Rede Técnica Cooperativa (RTC), criada pela Cooperativa Central Gaúcha Ltda. (CCGL).

A Operação 365 tem o objetivo de capacitar produtores rurais e técnicos a atingirem um alto padrão de qualidade e adotar práticas sustentáveis. Além disso, o programa também os auxilia com incentivos financeiros.

Influenciado pelo projeto da Embrapa e da RTC, o projeto Nosso Solo, Nossa Colheita oferece assistência técnica para os cooperados ao longo do ano. Os agrônomos da Coasa ficam responsáveis por realizar visitas técnicas, elaborar planos de manejo, definir as épocas de plantio e as práticas de cobertura do solo, e escolher as espécies que serão plantadas.

Apesar do contato frequente com os agrônomos, os participantes devem registrar as áreas de plantio. Eles são orientados a fotografar o local, fazer anotações sobre o manejo e comentários sobre o ciclo.

Passado um ano, os melhores resultados são selecionados e apresentados no evento Nosso Solo, Nossa Colheita como cases de sucesso. As práticas são reconhecidas como inspiradoras e as fotos das propriedades expostas.

Para que o projeto da Coasa fosse possível, assim como o evento anual, a cooperativa contou com o apoio da Embrapa Trigo e da RTC. Os parceiros fornecem palestrantes especializados e informações que contribuem para a pesquisa da organização.

Resultados e impacto

O projeto Nosso Solo, Nossa Colheita apresentou resultados positivos desde o início. As propriedades dos cooperados que aderiram à iniciativa exibiram ganhos econômicos e agronômicos.

Na parte econômica, os cooperados conseguiram aumentar a produtividade, melhorar a estrutura financeira e ter rentabilidade durante períodos ociosos. Já no campo, a cooperativa evidenciou:

  • Diminuição das áreas descobertas
  • Mais rotação de espécies
  • Diminuição da erosão
  • Mais plantas por ciclo
  • Aumento da adubação verde
  • Maior sequestro de carbono
  • Correção química

Além dos ótimos resultados, o principal resultado é a transformação da prática agrícola dos associados participantes. O projeto e o evento anual preparam os cooperados para promover a agricultura sustentável, inteligente e conectada com o futuro.

Você também tem um case ou uma história de sucesso?

Conte-nos sua história

Sua cooperativa tem uma história inspiradora? Queremos conhecer! Preencha o formulário abaixo e conte como sua cooperativa está fazendo a diferença. Sua experiência pode inspirar outros e mostrar o poder do cooperativismo no Brasil. Participe e ajude a fortalecer nosso movimento!

Veja mais

Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão

O Sicoob Credialto implementou o projeto IntenseFIC - Intensificando a Felicidade Cooperativa visando melhorar a satisfação e felicidade dos colaboradores. Reconhecendo a importância do bem-estar dos colaboradores para os resultados organizacionais, a cooperativa investiu nesse programa para fortalecer o ambiente de trabalho, impactar a performance pessoal e promover uma cultura baseada na felicidade. Utilizando a ferramenta de diagnóstico FIC (Felicidade Interna do Cooperativismo) em parceria com o Sistema Ocemg, a cooperativa identificou áreas de melhoria e oportunidades de ação. O processo incluiu quatro etapas principais: diagnóstico, análise e planejamento, intervenção, acompanhamento e melhoria contínua. Ações como palestras, atividades físicas, contato com arte e cultura, e acompanhamento psicológico foram implementadas com sucesso, resultando em um aumento significativo na satisfação dos colaboradores. Os resultados mostraram que a maioria dos colaboradores estão satisfeitos com as mudanças, destacando uma melhoria significativa nas áreas de saúde, bem-estar psicológico, cultura organizacional e resultado nos negócios. O IntenseFIC demonstrou ser um investimento assertivo e eficiente no capital humano, se mostrando essencial para o sucesso e a sustentabilidade da cooperativa.

ESGCOOP

Nascida em 1989, a Cooperativa RECA reverteu um cenário de desmatamento e miséria na Amazônia. Por meio de Sistemas Agroflorestais (SAFs), a iniciativa recuperou mais de 1.000 hectares de áreas degradadas, gerou renda para centenas de famílias e estruturou uma poderosa cadeia de bioeconomia com produtos como cupuaçu, açaí e castanha, provando ser possível aliar conservação ambiental e desenvolvimento social.

ESGCOOP

Ação: Programa Fazenda Sustentável Área: Produção sustentável ODS: Objetivo 2 - Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável Objetivo: Apoio a cooperado para venda de créditos de soja sustentável no mercado internacional Resultados: Melhora dos resultados financeiros do cooperado, que negociou — com o apoio da cooperativa — R$ 30 mil em créditos de soja sustentável com empresas da Dinamarca e Alemanha; Mudança da cultura da propriedade, priorizando a sustentabilidade como estratégia de negócios; Otimização de processos internos; Conquista da certificação RTRS, concedida pela Round Table Responsible Soy Association, ou Associação Internacional da Soja Responsável.

ESGCOOP

Projeto: MinasCoop Energia Objetivo: Incentivo às cooperativas mineiras na construção de usinas fotovoltaicas para suprir a demanda de energia de suas unidades, com doação de parte dessa energia a entidades filantrópicas de saúde dos municípios em que estão presentes Resultados: Número total de cooperativas participantes até setembro/2021: 12 (doze) cooperativas Número de municípios atendidos até setembro/2021: 17 (dezessete) Número de Instituições de saúde atendidas até setembro/2021: 4 (quatro) Público beneficiado diretamente – mês - até setembro/2021: 8.373 (oito mil, trezentos e setenta e três pessoas) entre empregados diretos das cooperativas e pacientes das instituições de saúde

Image
SISTEMA OCB © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.