cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor

Troca de saberes na floresta

Imagem Destaque

2024
Norte
Não
Cooperativa Agrícola Mista de Tomé-Açu (CAMTA)
ESGCOOP
Ambiental
Objetivo: Promover a viabilidade socioeconômica e ambiental da comunidade por meio da geração de renda e da produção de alimentos em sistemas agroflorestais. Resultados: Renda contínua para os cooperados no curto, médio e longo prazos. Garantia de venda dos produtos produzidos. Aumento da sustentabilidade da produção, já que não há necessidade de desmatamento. Recuperação da biodiversidade, fauna e flora, pelo reflorestamento da região. Melhoria no microclima da região. Fim do uso do fogo nos sistemas produtivos. Geração de emprego e qualificação, pois o sistema agroflorestal necessita de mão de obra especializada nos tratos culturais. Adoção de tecnologia que possibilita acesso a instrumentos econômicos, como o pagamento por serviços ambientais e crédito de carbono. Proximidade com a economia circular, com a busca de eficiência na cadeia produtiva e no aproveitamento de resíduos sólidos e líquidos para a produção de fertilizantes.

Na floresta Amazônica, as árvores não sobrevivem sozinhas. Elas precisam umas das outras para crescer, e ficam ainda mais fortes quando dividem espaço com outros tipos de plantas e vegetais. Essa foi a lição que a população ribeirinha ensinou para a Cooperativa Agrícola Mista de Tomé-Açu (Camta), fundada em 1931, no estado do Pará. Durante quase 30 anos, os cooperados da Camta — em sua maioria, descendente de imigrantes japoneses — viveram da monocultura. Eles plantavam pimenta-do-reino na região da floresta e, pela qualidade do produto, exportavam quase metade da produção para outros países. Tudo ia muito bem, até que, na década de 70, toda a produção da cooperativa foi dizimada por uma praga. Foi o começo de uma grande crise. Em busca de soluções, os cooperados foram buscar a ajuda de quem melhor conhecia a região: a população ribeirinha, que vive às margens do Rio Amazonas. E foram eles que deram o caminho das pedras para a salvação da Camta: reproduzir, na cooperativa, o que a natureza fazia na floresta. Lá, diferentes espécies cooperam entre si para garantir que todas possam crescer firmes, fortes e sustentáveis. Nascia, ali, a implantação do sistema agroflorestal de produção da cooperativa, conhecido como SAFTA – sigla para Sistema Agroflorestal de Tomé-Açu. O modelo de produção reúne, em um mesmo terreno, açaí, cacau, maracujá, mandioca, pimenta-do-reino e outros alimentos. As folhas das plantas de uma cultura servem de adubo para o crescimento de outras. Ao imitar o ciclo natural da floresta, esse modelo de agricultura preserva o solo e aumenta a produtividade, além de garantir uma produção de alimentos ambientalmente correta, com o sequestro de carbono, e 100% sustentável, em ciclos produtivos de 25 a 30 anos.

PRODUÇÃO MELHORADA

O sistema de produção agroflorestal da Camta hoje abrange 40 mil hectares de terras, onde a natureza é respeitada. A cooperativa produz cerca de 800 toneladas de cacau por ano (1/4 da produção anual do município de Tomé-Açu) e 6.000 toneladas de polpas de frutas por ano (metade destinada ao mercado externo), além de outros alimentos como arroz, milho e pimenta-do-reino. É a prova de que é possível e necessário aumentar a produção sem ferir o meio ambiente. Desde a implantação do SAFTA, na começo dos anos 2000, a cooperativa acumulou 10 prêmios de sustentabilidade nacionais e internacionais. Um modelo de produção que garante o sustento de cerca de 172 famílias de cooperados na região, ajuda a reduzir o desmatamento da Amazônia e ainda ajuda a melhorar a qualidade de vida de mais de 10 mil pessoas, nas comunidades amazônicas beneficiadas pela coop. Além disso, a cooperativa detém selos de reconhecimento da produção orgânica em países com critérios rigorosos de importação, como é o caso do selo JAS (selo de orgânicos do Japão), o selo USDA Organic (Estados Unidos), o selo de agricultura orgânica da União Europeia e o selo International Organic. Por fim, também foi o primeiro empreendimento a obter o Selo de Indicação Geográfica do Estado do Pará. Quer mais? A Camta foi selecionada recentemente em um edital de inovação da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), que levará esse modelo de produção para outros produtores da Amazônia, o que promete reduzir em mais de cinco vezes a emissão de gases poluentes provenientes da produção agrícola. Um exemplo de como o intercâmbio de saberes pode ajudar a alavancar uma economia de baixo carbono cada vez mais verde e sustentável.

Você também tem um case ou uma história de sucesso?

Conte-nos sua história

Sua cooperativa tem uma história inspiradora? Queremos conhecer! Preencha o formulário abaixo e conte como sua cooperativa está fazendo a diferença. Sua experiência pode inspirar outros e mostrar o poder do cooperativismo no Brasil. Participe e ajude a fortalecer nosso movimento!

Veja mais

Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão

A Unimed Governador Valadares apostou na governança para se aproximar dos médicos associados e tornar a gestão mais transparente. Semestralmente, o Sistema de Gestão da Qualidade faz uma análise crítica da alta gestão e segue ritos estabelecidos por normas internacionais.

ESGCOOP

Nome do projeto: Integração Lavoura-Pecuária-Floresta  Objetivo: auxiliar o cooperado a utilizar de maneira sustentável a propriedade. Resultados:  melhora o solo degradado aumento do faturamento da propriedade rural em até 10 vezes por hectare

Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão

A fim de melhorar o desempenho comercial, a Unimed Sul Capixaba desenvolveu seu Programa de Excelência em Vendas e Relacionamento (PEV/R Unimed), abrangendo toda sua equipe de vendas. Com a adoção dos indicadores de performance, a cooperativa acompanhou detalhadamente o desempenho e pode fazer ajustes para melhorar em diversos critérios mesmo com somente um ano de execução do projeto.

Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão

Centro Cultural Sicoob Coopemata reúne aulas de música para crianças, apresentações de banda musical e coral de adultos, um laboratório de inovação e diversas atividades e eventos para moradores da região. Iniciativa aproxima a cooperativa da comunidade e promove o cooperativismo na prática.

Image
SISTEMA OCB © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.