cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor

Programa da Unimed Sul Capixaba foca na excelência em vendas e relacionamento

Imagem Destaque

2014
Sudeste
Saúde
Não
Unimed Sul Capixaba Cooperativa de Trabalho Médico
451
1
Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão
Negócios
A fim de melhorar o desempenho comercial, a Unimed Sul Capixaba desenvolveu seu Programa de Excelência em Vendas e Relacionamento (PEV/R Unimed), abrangendo toda sua equipe de vendas. Com a adoção dos indicadores de performance, a cooperativa acompanhou detalhadamente o desempenho e pode fazer ajustes para melhorar em diversos critérios mesmo com somente um ano de execução do projeto.

Contexto e desafios

A cooperativa de saúde Unimed Sul Capixaba, que atua no estado do Espírito Santo e reúne mais de 400 médicos cooperados, segue sua jornada para melhorar o relacionamento com os clientes em prol de conquistar um melhor desempenho comercial. 

Com foco na ampliação da rentabilidade do negócio, a cooperativa se planejou para aumentar sua participação no mercado, tornando-o mais competitivo e sustentável em meio ao segmento de saúde suplementar. 

A partir desse cenário, a Unimed Sul Capixaba desenvolveu o Programa Excelência em Vendas e Relacionamento (PEV/R Unimed), para servir de sustentação às atividades comerciais da cooperativa.

Desenvolvimento e metodologia

O PEV/R Unimed abrange toda equipe de vendas da Unimed Sul Capixaba (consultores internos, consultores de vendas externos, corretoras e analistas de relacionamento empresarial). 

Na prática, o programa consiste em uma sistemática de avaliação por meio de critérios que envolvem dois pilares. Eles são: alinhamento estratégico e performance. 

Os critérios estabelecidos permitem que as equipes de analistas e vendedores da Unimed Sul Capixaba, bem como os parceiros comerciais, sejam avaliados e beneficiados conforme o alinhamento aos objetivos da cooperativa e a capacidade de entregar bons resultados. 

A metodologia do projeto leva em conta a avaliação dos seguintes indicadores de alinhamento estratégico: 

  • Qualidade do atendimento
  • Conhecimento dos produtos
  • Índice de ocorrências 
  • Índice de não conformidades

Além disso, o projeto da Unimed Sul Capixaba conta com indicadores de performance, tais quais atingimento de metas, índice de SOS agregado, índice de plano medicamentos agregado, índice de proteção familiar agregado, sinistralidade da carteira, índice de retenção de demitidos/aposentados, ticket médio de novas vidas, volume de vendas (faturamento novas vida) e volume de vendas (número de vidas).

Esses indicadores são mensurados por uma pontuação chamada de PINUS. O controle dessa pontuação define, de acordo com o desempenho de cada consultor de vendas, a premiação que cada um dos profissionais recebe.

A Unimed Sul Capixaba disponibiliza link específico para acompanhamento de todo o programa, com alimentação de ranking, indicadores e prêmios disponíveis à escolha dos vencedores, de acordo com a pontuação PINUS. 

A cooperativa realiza o controle do PEV/R Unimed com o sistema Stratws. A responsabilidade da tarefa recai sobre os gestores das áreas de vendas e relacionamento, que também acompanham os indicadores de alinhamento estratégico e de performance. 

Resultados de aprendizados

Com a realização do PEV/R Unimed, a Unimed Sul Capixaba registrou aumento nas vendas graças à motivação crescente dos colaboradores. A competitividade proporcionou melhorias em uma série de indicadores que se traduzem em uma estratégia comercial de resultados mais consistentes.

A prática, com isso, se alinha a aos indicadores estabelecidos no alinhamento estratégico, como posição da carteira, número de novas vidas, market share, crescimento da receita de saúde ocupacional, número de novas vidas do produto único, posição da carteira do produto único e ROI de marketing e comunicação.

Em 2015, com somente um ano de atuação, o PEV/R Unimed registrou resultados marcantes em critérios como serviços incorporados, novas vidas comercializadas, reajustes acima da meta, prospecção e ticket médio, dentre outros. 

Além disso, a Unimed Sul Capixaba observou aumento na motivação dos consultores de vendas, que trabalham com foco em resultados, o que os faz participar do programa de forma proativa, buscando as melhores práticas de vendas junto aos clientes. 

Contato da cooperativa

Deidiney Santanna Peçanha, gerente administrativo - diney@unimedsulcapixaba.coop.br

Você também tem um case ou uma história de sucesso?

Conte-nos sua história

Sua cooperativa tem uma história inspiradora? Queremos conhecer! Preencha o formulário abaixo e conte como sua cooperativa está fazendo a diferença. Sua experiência pode inspirar outros e mostrar o poder do cooperativismo no Brasil. Participe e ajude a fortalecer nosso movimento!

Veja mais

ESGCOOP

A Turiarte nasceu visando gerar renda sustentável para as comunidades locais. Fundada em 2015, a cooperativa estruturou a produção de artesanato e o turismo de base comunitária, beneficiando famílias com aumento de renda e se tornando um modelo de negócio que valoriza a cultura local, promove o empoderamento feminino e contribui para a conservação da Amazônia.

Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão

Após identificar a necessidade de reestruturar o gerenciamento de suas iniciativas, a Unimed-BH estabeleceu uma dinâmica de gestão dividida em quatro etapas; e o Escritório Corporativo de Projetos da cooperativa é o responsável por realizar todas essas fases. O projeto começou em 2001 e gerou maior alinhamento das iniciativas de inovação com planejamento estratégico da cooperativa.

ESGCOOP

Região: Sudeste Categoria: Resíduos Sólidos Ação: Integração da cafeicultura à economia circular, com base no reuso, reciclagem e destinação adequada dos resíduos decorrentes da atividade agrícola. ODSs: 2 - Fome zero e agricultura sustentável 11 - Cidades e comunidades sustentáveis 12 - Consumo e produção responsáveis Resultados: Os resíduos orgânicos gerados na indústria cafeeira da Coopfam são usados pelos produtores cooperados no processo de adubação de suas terras. Materiais recicláveis são coletados e destinados à usina local de reciclagem. Resíduos que não podem ser reutilizados ou apresentam risco de contaminação ao ambiente têm a destinação adequada. Lixo eletrônico é comercializado para empresas especializadas, gerando recursos para outras aplicações ambientais.

ESGCOOP

Estado: Rio Grande do Sul Ação: Projeto Água Viva ODS: Objetivo 6. Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todas e todos Objetivo 15. Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade Resultados Esperados: Promover a preservação e recuperação de nascentes na área de atuação da cooperativa Mobilizar os cerca de 200 estudantes que participarão do projeto para serem "agentes de transformação" em suas comunidades Realização de uma Feira de Conhecimento onde os estudantes poderão mostrar o que aprenderam sobre a importância de preservar as nascentes da região onde vivem. Contribuir para o desenvolvimento social e econômico das comunidades onde atuamos

Image
SISTEMA OCB © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.
Pop-up Pesquisa