Sicredi investe em inteligência e tecnologia para apoiar iniciativas sustentáveis

Equipe multidisciplinar e tecnologia
Em resumo, todas essas etapas são desenvolvidas por uma equipe multidisciplinar de profissionais especializados em inteligência geoespacial, contemplados por geógrafos, engenheiros agrônomos, cientistas da computação, entre outros. Essa equipe apoia na validação e análises de dados geoespaciais dos cadastros ambientais rurais e áreas de importância ambiental. E essas bases de dados passam a fazer parte do sistema de contratação de crédito da cooperativa. Também é clara a importância e presença da tecnologia em todos os processos. Isso porque "o Sicredi investe em novas tecnologias em prol do desenvolvimento de práticas sustentáveis que apoiam os associados", ressalta Carla Moreira Melo, Analista de Dados Geo do Sicredi. Além disso, o Sicredi faz parte do hub AgTech Garage, que busca a inovação tecnológica de atividades sustentáveis aplicada à realidade do associado Sicredi. "Também contamos com consultorias externas para identificar o score de sustentabilidade dos empreendimentos beneficiados", completa Carla.A questão ambiental acima de tudo
Além de tornar as comunidades mais ambientalmente responsáveis, o objetivo da iniciativa é também o atendimento de requisitos mínimos do Código Florestal Brasileiro. Assim, a partir do Cadastro Ambiental Rural, validado pelo Sicar (Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural), é possível que o associado obtenha benefícios na concessão de crédito, o que instiga o associado a buscar a regularidade ambiental. Vale ressaltar que o produtor rural atendendo ao Código Florestal Brasileiro, ele está preservando as matas nativas e seus estoques de carbono, além de fornecer um ecossistema mais equilibrado para a manutenção da biodiversidade. E quando ocorre a identificação de áreas degradadas, o Sicredi apoia a recuperação através de linhas de crédito com fonte de recursos do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social). Nesse sentido, a cooperativa informa também que novos produtos estão sendo desenvolvidos para apoiar a recuperação de áreas degradadas que foram alvo de embargos ambientais.Você também tem um case ou uma história de sucesso?
Conte-nos sua história
Veja mais

Sicoob Coopemata lança sua Agenda de Neutralização de CO2
A cooperativa imbuída de responsabilidade social e preocupação com o meio ambiente implementou, por meio o seu Comitê de Sustentabilidade, a ação "Neutralização de CO2", com o objetivo de neutralizar os gases emitidos em decorrência das suas atividades. Para isso, foi elaborado inventário de gases efeito estufa GEE e plantio de árvores para tal neutralização. Tudo isso em conjunto com grandes parceiros, sérios e responsáveis por uma condução lícita e organizada, assim como acompanhamento de todo processo. Consequentemente, implementou a ação "Adote uma árvore", fortalecendo o pertencimento dos cooperados, que podem participar ativamente dessa neutralização.

Sicoob São Miguel usa gibis para difundir cooperativismo nas escolas
Em 2010, o Sicoob São Miguel começou uma série de gibis da personagem Sicoobito. As histórias são distribuídas em escolas das cidades em que a cooperativa atua, difundindo conceitos como cooperativismo, ambientalismo e educação financeira.

Projeto Vida Segura Cocamar reduz acidentes graves e dissemina cultura de prevenção
Ação da cooperativa paranaense prevê a formação de grupos de trabalho para divulgar e implementar as regras de segurança ocupacional e as consequências das infrações, bem como criar uma cultura de segurança e prevenção em todas as áreas da operação.

Unimed-BH cria Centro de Inovação para fomentar práticas inovadoras
A Unimed-BH criou um Centro de Inovação para fomentar o desenvolvimento e a implementação de práticas inovadoras, além de disseminar a cultura da inovação. Com uma divisão de áreas, a cooperativa organizou e centralizou as propostas sugeridas.