Sicredi investe em inteligência e tecnologia para apoiar iniciativas sustentáveis
O compromisso do Sicredi com a pauta sustentável não é novidade. A cooperativa tem mais de 120 anos de história e, apesar de ter sido criada para atender demandas financeiras, consolidou-se como referência no apoio a projetos que fomentam o desenvolvimento sustentável no país. Hoje, o Sicredi é o segundo maior financiador de crédito rural do Brasil e acredita que o agronegócio pode transformar o mundo para melhor. Com a meta de apoiar pequenos agricultores a valorizarem seus produtos e melhorarem suas condições de trabalho, o Sicredi desenvolveu um plano multidisciplinar dividido em três etapas - as quais explicamos a seguir. Metodologia Sicredi de apoio aos pequenos agricultores Basicamente, a primeira etapa, conectada ao DNA da cooperativa, envolve ações de desenvolvimento das comunidades locais e o fomento a finanças verdes. Na prática, significa oferecer condições benéficas para que o pequeno produtor consiga investir em materiais, sistemas e equipamentos que melhorem suas safras, sempre priorizando uma produção sustentável. Extremamente estratégica, a segunda etapa envolve o uso de inteligência artificial e dados geoespaciais para garantir que os projetos apoiados estejam de acordo com as prerrogativas legais de acesso ao crédito. Varreduras de propriedades são feitas a partir do CAR (Cadastro Ambiental Rural) para entender as necessidades dos associados e conferir se tudo está de acordo com o que é previsto pela legislação e pelos padrões de qualidade do Sicredi. Na terceira etapa, a sustentabilidade se torna ainda mais presente. A ideia é mapear ambientes para entender quais contam com reservas legais excedentes ou áreas de preservação degradadas. Se o produtor atua em áreas que estão de acordo com as normas de preservação, os incentivos são fornecidos para ajudar a mantê-las dessa forma. Se forem identificados pontos que exigem recuperação, o auxílio financeiro é encaminhado para isso.
Equipe multidisciplinar e tecnologia
Em resumo, todas essas etapas são desenvolvidas por uma equipe multidisciplinar de profissionais especializados em inteligência geoespacial, contemplados por geógrafos, engenheiros agrônomos, cientistas da computação, entre outros. Essa equipe apoia na validação e análises de dados geoespaciais dos cadastros ambientais rurais e áreas de importância ambiental. E essas bases de dados passam a fazer parte do sistema de contratação de crédito da cooperativa. Também é clara a importância e presença da tecnologia em todos os processos. Isso porque "o Sicredi investe em novas tecnologias em prol do desenvolvimento de práticas sustentáveis que apoiam os associados", ressalta Carla Moreira Melo, Analista de Dados Geo do Sicredi. Além disso, o Sicredi faz parte do hub AgTech Garage, que busca a inovação tecnológica de atividades sustentáveis aplicada à realidade do associado Sicredi. "Também contamos com consultorias externas para identificar o score de sustentabilidade dos empreendimentos beneficiados", completa Carla.
A questão ambiental acima de tudo
Além de tornar as comunidades mais ambientalmente responsáveis, o objetivo da iniciativa é também o atendimento de requisitos mínimos do Código Florestal Brasileiro. Assim, a partir do Cadastro Ambiental Rural, validado pelo Sicar (Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural), é possível que o associado obtenha benefícios na concessão de crédito, o que instiga o associado a buscar a regularidade ambiental. Vale ressaltar que o produtor rural atendendo ao Código Florestal Brasileiro, ele está preservando as matas nativas e seus estoques de carbono, além de fornecer um ecossistema mais equilibrado para a manutenção da biodiversidade. E quando ocorre a identificação de áreas degradadas, o Sicredi apoia a recuperação através de linhas de crédito com fonte de recursos do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social). Nesse sentido, a cooperativa informa também que novos produtos estão sendo desenvolvidos para apoiar a recuperação de áreas degradadas que foram alvo de embargos ambientais.
Você também tem um case ou uma história de sucesso?
Conte-nos sua história
Veja mais
Objetivo: Ser uma incentivadora de ações que agreguem a sustentabilidade e a produtividade dentro das propriedades rurais. Resultados: Recuperação de 381 nascentes no programa por CooperNascentes Plantio de 52 hectares de florestas nativas no programa CooperSemear. Migração de 13 unidades ao mercado de energia incentivada e renovável. Obtenção do certificado ISO 14001 para dez unidades operacionais.
A Viacredi criou o processo de avaliação de competências, em 2007, e o passaporte profissional, em 2010. O objetivo de ambas as iniciativas é manter a qualidade de trabalho, incentivar os colaboradores a se desenvolverem dentro da cooperativa, e aumentar a comunicação entre os líderes e trabalhadores.
Para alinhar os objetivos de crescimento e desenvolvimento, o Sicredi UniEstados desenvolveu um Planejamento Estratégico e Financeiro. A iniciativa foi dividida em inúmeras etapas, que focaram na organização dos processos e nas oportunidades do mercado.
Estados: Paraná e São Paulo Ação: Programa Descarte Certo Área: Gestão de Resíduos ODS: Objetivo 12 - Consumo e produção responsáveis Resultados: Descarte adequado de 167 toneladas de resíduos veterinários desde 2014; Capacitação de cooperados e funcionários das propriedades rurais para separação e destinação adequada de resíduos; Adequação dos cooperados a leis estaduais de licenciamento ambiental e à Política Nacional de Resíduos Sólidos; Expansão do programa para coleta de resíduos agrícolas e de manutenção de maquinário.