Sicoob Copermec fortalece seu propósito e valores por meio do curso de formação de conselheiros e consegue identificar novas lideranças ao longo dos anos
Contexto e desafios
Em meados de 2013, com uma mudança na gestão estratégica do Sicoob Copermec, a cooperativa iniciou um plano de expansão competitivo para disseminar o cooperativismo em sua região. Com o monitoramento de seu quadro social e das ações promovidas, foi identificado um baixo nível de engajamento em relação ao número total de associados, criando um cenário de atenção em relação a representatividade na Assembleia para discussão sobre os resultados alcançados, novos projetos e estratégias, e o planejamento sucessório para a renovação da liderança no Conselho de Administração e Conselho Fiscal.

Desenvolvimento e metodologia
O setor de Investimento Social elabora um planejamento de capacitação de educação cooperativista com conteúdo programático para abordar o surgimento do cooperativismo, a legislação aplicada às cooperativas de crédito, manual de normas e instruções (MMI) do Banco Central do Brasil, o que é o Conselho de Administração, a responsabilidade legal dos conselheiros, as atribuições do Conselho Fiscal, a contabilidade de cooperativas de crédito, o atual cenário do mercado financeiro, as responsabilidades, deveres e direitos dos cooperados perante o Sicoob Copermec, entre outros Em seguida, define a carga horária do treinamento e busca parcerias com a Central Estadual do Sicoob, a Unidade Estadual do Sistema OCB e a contratação de especialistas para ministrar as aulas.
Numa segunda etapa, o setor Social faz uma análise de seu quadro social, para identificação de cooperados que possuam o perfil e tenham manifestado interesse em saber mais sobre a cooperativa com base na participação nas últimas assembleias e em outros eventos.
O “Curso de Formação de Conselheiros” é divulgado amplamente nos canais de comunicação do Sicoob Copermec para inscrição de todos os associados interessados e, para melhor aproveitamento, o setor Social direciona convite para os cooperados identificados na análise do quadro social.
De acordo com a programação, são promovidas 8 horas de treinamento em formato presencial e 32 horas de treinamento online com os cursos indicados nas plataformas “CapacitaCoop”, “Expresso Sicoob” ou em outra plataforma indicada pela cooperativa.
Para que a ação tenha impacto contínuo, é obrigatória a conclusão do “Curso de Formação de Conselheiros” para a candidatura ao cargo de conselheiro no Sicoob Copermec, incluindo também os atuais conselheiros que desejam continuar atuando no cargo.
Para estar apto, o cooperado deve ter concluído 100% das horas presenciais e a quantidade mínima exigida no Regimento Eleitoral com os cursos virtuais indicados pela cooperativa. Este acompanhamento é executado pelo setor Social que disponibiliza o relatório para o setor Governança em ano de eleição para verificação dos candidatos.

Resultados e aprendizados
O “Curso de Formação de Conselheiros” vem aperfeiçoando sua metodologia ao longo dos anos. Em 2016, contou com a participação de 23 cooperados. Em 2018, com 25 cooperados. Em 2020, com 22 cooperados e em 2023, com a inclusão dos cursos digitais, conseguiu a participação de 35 cooperados.

Por meio da capacitação, o Sicoob Copermec fortaleceu o engajamento dos cooperados nas assembleias, com participação mais consciente e análise mais fundamentada para avaliação dos resultados alcançados. É perceptível a evolução na maturidade por meio dos questionamentos, demandas e sugestões, como: criação de conta com capital social mais acessível para crianças; apresentação de mais indicadores de performance; oferecimento de mais cursos de educação cooperativista; discussão sobre alterações estatutárias; entre outros.
O curso também contribuiu para a renovação do Conselho de Administração e Fiscal em 2019, 2021 e 2023, com a eleição de novos cooperados.
Contato da Cooperativa
Você também tem um case ou uma história de sucesso?
Conte-nos sua história
Veja mais
Ao observar como entidades sem fins lucrativos com propostas sociais valiosas careciam de apoio, a Sicredi Celeiro MT/RR criou o programa Sicredi na Comunidade, que destina verba para projetos sociais, ambientais, educativos, culturais e esportivos. Entre 2005 e 2016, o programa contemplou 496 projetos.
O "CREDICOMLab. Recebe" se trata de uma ação da cooperativa Sicoob Credicom, que visa estabelecer laços colaborativos entre outras cooperativas, empresas, startups, universidades e demais entidades. Seu propósito central é fomentar a troca de conhecimentos e experiências em torno de ações de inovação. Lançada em 2022, essa iniciativa continua a prosperar até os dias atuais, como case referência de intercooperação, impulsionada pelo êxito alcançado em sua estruturação e implementação. Destaca-se ainda que, há alta demanda por participação desse momento, especialmente por parte de cooperativas, que demonstram um interesse em se envolver nesse ambiente de colaboração e aprendizado.
Dirigida por mulheres, Coopsertão inaugura fábrica e lidera recuperação da Caatinga no sertão baiano
A Coopsertão, uma cooperativa majoritariamente feminina, investiu R$ 2,5 milhões na construção de uma nova agroindústria para processamento de frutas nativas da Caatinga. A iniciativa, batizada de Fábrica dos Sonhos, visa ampliar a produção de forma sustentável, aplicando técnicas de agricultura de baixo carbono para recuperar áreas degradadas.
Evento para fomentar novos investimentos por parte dos associados e prospects da agência, melhorando o relacionamento com associados investidores.