cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor

Sicoob Copermec fortalece seu propósito e valores por meio do curso de formação de conselheiros e consegue identificar novas lideranças ao longo dos anos

Imagem Destaque

2016
Sudeste
Crédito
Não
Cooperativa de Crédito de Livre Admissão da Região do Circuito Campos das Vertentes - Sicoob Copermec
41206
350
Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão
Governança
Tendo em vista um mercado financeiro competitivo onde o segmento cooperativista busca expandir sua influência, fortalecer seu propósito e valores, o Sicoob Copermec capacita anualmente seu quadro social na qual apresenta os diferenciais de uma cooperativa de crédito e incentiva seu protagonismo com participação no órgão máximo, a Assembleia. O “Curso de Formação de Conselheiros” tem o objetivo de disseminar a educação cooperativista e identificar potenciais lideranças para a candidatura para o cargo de conselheiro, contribuindo assim para o planejamento sucessório do Sicoob Copermec, para a maturidade de sua gestão e transparência em sua atuação com todas as partes relacionadas.

Contexto e desafios

Em meados de 2013, com uma mudança na gestão estratégica do Sicoob Copermec, a cooperativa iniciou um plano de expansão competitivo para disseminar o cooperativismo em sua região. Com o monitoramento de seu quadro social e das ações promovidas, foi identificado um baixo nível de engajamento em relação ao número total de associados, criando um cenário de atenção em relação a representatividade na Assembleia para discussão sobre os resultados alcançados, novos projetos e estratégias, e o planejamento sucessório para a renovação da liderança no Conselho de Administração e Conselho Fiscal.

Desenvolvimento e metodologia

O setor de Investimento Social elabora um planejamento de capacitação de educação cooperativista com conteúdo programático para abordar o surgimento do cooperativismo,  a legislação aplicada às cooperativas de crédito, manual de normas e instruções (MMI) do Banco Central do Brasil, o que é o Conselho de Administração, a responsabilidade legal dos conselheiros, as atribuições do Conselho Fiscal, a contabilidade de cooperativas de crédito, o atual cenário do mercado financeiro, as responsabilidades, deveres e direitos dos cooperados perante o Sicoob Copermec, entre outros Em seguida, define a carga horária do treinamento e busca parcerias com a Central Estadual do Sicoob, a Unidade Estadual do Sistema OCB e a contratação de especialistas para ministrar as aulas.

Numa segunda etapa, o setor Social faz uma análise de seu quadro social, para identificação de cooperados que possuam o perfil e tenham manifestado interesse em saber mais sobre a cooperativa com base na participação nas últimas assembleias e em outros eventos.

O “Curso de Formação de Conselheiros” é divulgado amplamente nos canais de comunicação do Sicoob Copermec para inscrição de todos os associados interessados e, para melhor aproveitamento, o setor Social direciona convite para os cooperados identificados na análise do quadro social.

De acordo com a programação, são promovidas 8 horas de treinamento em formato presencial e 32 horas de treinamento online com os cursos indicados nas plataformas “CapacitaCoop”, “Expresso Sicoob” ou em outra plataforma indicada pela cooperativa.

Para que a ação tenha impacto contínuo, é obrigatória a conclusão do “Curso de Formação de Conselheiros” para a candidatura ao cargo de conselheiro no Sicoob Copermec, incluindo também os atuais conselheiros que desejam continuar atuando no cargo.

Para estar apto, o cooperado deve ter concluído 100% das horas presenciais e a quantidade mínima exigida no Regimento Eleitoral com os cursos virtuais indicados pela cooperativa. Este acompanhamento é executado pelo setor Social que disponibiliza o relatório para o setor Governança em ano de eleição para verificação dos candidatos.

Resultados e aprendizados

O “Curso de Formação de Conselheiros” vem aperfeiçoando sua metodologia ao longo dos anos. Em 2016, contou com a participação de 23 cooperados. Em 2018, com 25 cooperados. Em 2020, com 22 cooperados e em 2023, com a inclusão dos cursos digitais, conseguiu a participação de 35 cooperados.

Por meio da capacitação, o Sicoob Copermec fortaleceu o engajamento dos cooperados nas assembleias, com participação mais consciente e análise mais fundamentada para avaliação dos resultados alcançados. É perceptível a evolução na maturidade por meio dos questionamentos, demandas e sugestões, como: criação de conta com capital social mais acessível para crianças; apresentação de mais indicadores de performance; oferecimento de mais cursos de educação cooperativista; discussão sobre alterações estatutárias; entre outros.

O curso também contribuiu para a renovação do Conselho de Administração e Fiscal em 2019, 2021 e 2023, com a eleição de novos cooperados.

Contato da Cooperativa

copermec@sicoob.com.br

Você também tem um case ou uma história de sucesso?

Conte-nos sua história

Sua cooperativa tem uma história inspiradora? Queremos conhecer! Preencha o formulário abaixo e conte como sua cooperativa está fazendo a diferença. Sua experiência pode inspirar outros e mostrar o poder do cooperativismo no Brasil. Participe e ajude a fortalecer nosso movimento!

Veja mais

Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão

Projeto destinado a criar uma ligação com os novos cooperados por meio de um processo de boas-vindas que tem como objetivo principal a experiência positiva do cooperado. Percebe-se que essa ligação inicial, quando bem-feita, traz impactos positivos, pois o cooperado sente-se valorizado e pertencente à cooperativa, gerando assim, fidelização, confiança, satisfação e fortalecimento dos laços, por meio de um processo humanizado com foco no cliente.

Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão

Cooperativa adota metodologia mais participativa e abre espaços para a troca de informações e experiências com seus associados. Cursos são divididos por público e abordam desde temas de gestão corporativa até histórias para crianças.

Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão

Para alinhar os objetivos de crescimento e desenvolvimento, o Sicredi UniEstados desenvolveu um Planejamento Estratégico e Financeiro. A iniciativa foi dividida em inúmeras etapas, que focaram na organização dos processos e nas oportunidades do mercado.

Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão

Cooperativa de cirurgiões aprimora processos para alocar vagas entre cooperados de forma transparente e igualitária. O sorteio é feito com sistema informatizado e gestão da escala acontece por meio de aplicativo, além da implantação do sistema de ponto biométrico.

Image
SISTEMA OCB © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.