Sicoob Copermec fortalece seu propósito e valores por meio do curso de formação de conselheiros e consegue identificar novas lideranças ao longo dos anos
Contexto e desafios
Em meados de 2013, com uma mudança na gestão estratégica do Sicoob Copermec, a cooperativa iniciou um plano de expansão competitivo para disseminar o cooperativismo em sua região. Com o monitoramento de seu quadro social e das ações promovidas, foi identificado um baixo nível de engajamento em relação ao número total de associados, criando um cenário de atenção em relação a representatividade na Assembleia para discussão sobre os resultados alcançados, novos projetos e estratégias, e o planejamento sucessório para a renovação da liderança no Conselho de Administração e Conselho Fiscal.

Desenvolvimento e metodologia
O setor de Investimento Social elabora um planejamento de capacitação de educação cooperativista com conteúdo programático para abordar o surgimento do cooperativismo, a legislação aplicada às cooperativas de crédito, manual de normas e instruções (MMI) do Banco Central do Brasil, o que é o Conselho de Administração, a responsabilidade legal dos conselheiros, as atribuições do Conselho Fiscal, a contabilidade de cooperativas de crédito, o atual cenário do mercado financeiro, as responsabilidades, deveres e direitos dos cooperados perante o Sicoob Copermec, entre outros Em seguida, define a carga horária do treinamento e busca parcerias com a Central Estadual do Sicoob, a Unidade Estadual do Sistema OCB e a contratação de especialistas para ministrar as aulas.
Numa segunda etapa, o setor Social faz uma análise de seu quadro social, para identificação de cooperados que possuam o perfil e tenham manifestado interesse em saber mais sobre a cooperativa com base na participação nas últimas assembleias e em outros eventos.
O “Curso de Formação de Conselheiros” é divulgado amplamente nos canais de comunicação do Sicoob Copermec para inscrição de todos os associados interessados e, para melhor aproveitamento, o setor Social direciona convite para os cooperados identificados na análise do quadro social.
De acordo com a programação, são promovidas 8 horas de treinamento em formato presencial e 32 horas de treinamento online com os cursos indicados nas plataformas “CapacitaCoop”, “Expresso Sicoob” ou em outra plataforma indicada pela cooperativa.
Para que a ação tenha impacto contínuo, é obrigatória a conclusão do “Curso de Formação de Conselheiros” para a candidatura ao cargo de conselheiro no Sicoob Copermec, incluindo também os atuais conselheiros que desejam continuar atuando no cargo.
Para estar apto, o cooperado deve ter concluído 100% das horas presenciais e a quantidade mínima exigida no Regimento Eleitoral com os cursos virtuais indicados pela cooperativa. Este acompanhamento é executado pelo setor Social que disponibiliza o relatório para o setor Governança em ano de eleição para verificação dos candidatos.

Resultados e aprendizados
O “Curso de Formação de Conselheiros” vem aperfeiçoando sua metodologia ao longo dos anos. Em 2016, contou com a participação de 23 cooperados. Em 2018, com 25 cooperados. Em 2020, com 22 cooperados e em 2023, com a inclusão dos cursos digitais, conseguiu a participação de 35 cooperados.

Por meio da capacitação, o Sicoob Copermec fortaleceu o engajamento dos cooperados nas assembleias, com participação mais consciente e análise mais fundamentada para avaliação dos resultados alcançados. É perceptível a evolução na maturidade por meio dos questionamentos, demandas e sugestões, como: criação de conta com capital social mais acessível para crianças; apresentação de mais indicadores de performance; oferecimento de mais cursos de educação cooperativista; discussão sobre alterações estatutárias; entre outros.
O curso também contribuiu para a renovação do Conselho de Administração e Fiscal em 2019, 2021 e 2023, com a eleição de novos cooperados.
Contato da Cooperativa
Você também tem um case ou uma história de sucesso?
Conte-nos sua história
Veja mais
A Coopernorte, maior cooperativa agroindustrial do Norte do Brasil, criou o Programa COOPER+ para aliar produtividade e sustentabilidade na Amazônia. A iniciativa combate a falta de acesso a tecnologias locais, oferecendo aos cooperados capacitação técnica, consultoria baseada em pesquisas próprias (CPAC) e auditoria de resultados. O programa já eleva a produtividade e incentiva a adoção de práticas de baixo carbono, como o plantio direto.
A satisfação das necessidades e expectativas dos associados é fundamental para o crescimento da cooperativa. Dessa forma, para verificar se os associados estão satisfeitos com a atuação da cooperativa e com as relações sociais estabelecidas, a Cooperativa implantou em março de 2021, a pesquisa anual de governança. A cooperativa baseia sua pesquisa de governança nos quatro pilares de governança corporativa do IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa, sendo eles: transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade corporativa.
A centralização do processo de consócio teve como finalidade trazer mais eficiência, além de liberar os colaboradores para realizarem relacionamento com os associados, proporcionando maior agilidade após a contemplação para o associado, maior satisfação com o produto e novas de oportunidades de colocação de outros produtos da cooperativa.
Para trazer um público mais jovem para o seu quadro de cooperados, Sicoob Metropolitano desenvolve espaço para gerações Y e Z, intitulado Espaço Jovem Sicoob#Goals.