cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor

Viacredi: pequenas ações podem transformar o mundo

Imagem Destaque

2024
Sul
Não
Viacredi Cooperativa Ailos
Resíduos Sólidos
ESGCOOP
Ambiental
Estado: Santa Catarina Ação: Gestão de Resíduos ODS: 12 - Consumo e produção sustentáveis Resultados: Destinação de 41 toneladas de resíduos para reciclagem Compra de 3 mil livros com recursos da venda de materiais recicláveis Conscientização de boas práticas ambientais e capacitação sobre separação de resíduos para colaboradores Redução do uso de 4 mil copos descartáveis por dia durante campanha “Dia sem copo” Doação de 90 quilos de tampas plásticas para instituição social
Um copo plástico descartável pode levar entre 250 e 400 anos para se decompor na natureza. E mesmo depois de tanto tempo, continuará presente no solo, na forma de pequenas partículas de micro plástico, afetando a qualidade dele. Mas esse não é o pior destino possível para esse material. Estudo realizado pelo Blue Keepers — Plataforma de Ação pela Água e Oceano do Pacto Global da ONU Brasil — revela: 1/3 do plástico produzido no país corre o risco de chegar ao oceano todos os anos. Este material representa 80% do lixo nos mares, o que pode causar a morte de diversas espécies marítimas, que confundem resíduos plásticos com alimentos e acabam ingerindo-os. É por isso que o gesto aparentemente pequeno de trocar um copo descartável por outro recipiente reutilizável tem, sim, impacto ambiental e colabora para a conservação do planeta. Essa constatação levou a Viacredi, cooperativa de crédito do sistema Ailos, a realizar uma vez por mês um “Dia sem copo” entre seus colaboradores, restringindo o uso de descartáveis aos cooperados que visitam a agência. Resultado? Uma economia de 4 mil copos a cada dia da campanha. Além disso, de copo em copo, a cooperativa catarinense foi se apropriando da causa ambiental e investindo em projetos que já levaram 41 toneladas de materiais recicláveis à destinação correta, entre outros resultados. “É um exemplo de ação que parece pequena, mas tem o potencial de se multiplicar, com um impacto exponencial. Nossa atitude individual pode influenciar o comportamento de muitas pessoas, pode mudar a cultura, produzir uma mudança de atitude que impacta para um mundo melhor”, explica o diretor executivo da Viacredi, Vanildo Leoni.

Diagnóstico

Em 2022, após reavaliar sua gestão de resíduos sólidos, a Viacredi decidiu promover a separação adequada do lixo, fomentar a cadeia de reciclagem e conscientizar colaboradores sobre boas práticas ambientais. A meta é se tornar uma instituição Lixo Zero — certificação emitida pelo Instituto Lixo Zero Brasil, validada pela Zero Waste International Alliance.  Um dos requisitos para a certificação é dar uma destinação mais sustentável, como a reciclagem, para pelo menos 90% dos resíduos da instituição, evitando a disposição em aterros sanitários. O primeiro passo do Projeto Lixo Zero na Viacredi foi a realização de um diagnóstico em que a cooperativa identificou que 88% dos resíduos produzidos em sua sede, em Blumenau (SC), eram direcionados para o aterro sanitário. Disposto a reverter essa realidade, a cooperativa investiu em uma campanha interna de conscientização dos funcionários e criou um grupo de trabalho interdisciplinar para elaborar um plano de ação rumo à meta Lixo Zero. O trabalho em conjunto resultou na adequação dos tipos de resíduos a serem coletados e enviados para reciclagem, na definição de novos meios de comunicação para sensibilização ambiental dos colaboradores e na conscientização sobre o uso de copos descartáveis. O projeto "Dia sem copo" foi uma das ideias do grupo, e acontece uma vez por mês, desde outubro do ano passado. Já as ações de reforço na separação adequada dos resíduos resultaram na coleta de mais de 41 toneladas de recicláveis em 2022. Esses materiais foram vendidos a instituições recicladoras e a Viacredi investiu o dinheiro arrecadado na compra de mais de 3 mil livros para a biblioteca da cooperativa. Outra iniciativa é a arrecadação de tampas plásticas para doação para organizações não governamentais (ONGs). Na primeira etapa da campanha foram arrecadados 90 quilos de tampas, doadas à Associação Casa de Acolhida São Filipe Neri, de Blumenau, instituição que abriga crianças em situação de vulnerabilidade. Agora, a cooperativa se prepara para realizar um novo diagnóstico da gestão de seus resíduos sólidos para buscar a Certificação Lixo Zero. Vale destacar: as ações da cooperativa catarinense mostram o compromisso da instituição com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, em especial o ODS 12, relativo ao Consumo e Produção Sustentáveis.

Certificação Lixo Zero

A Certificação Lixo Zero é emitida pelo Instituto Lixo Zero Brasil, com o aval da Zero Waste International Alliance (Aliança Internacional Lixo Zero). Seguindo pré-requisitos internacionais de sustentabilidade, o selo atesta a correta gestão de resíduos sólidos de uma instituição, empresa ou evento. A principal exigência desta certificação é a comprovação da correta destinação de pelo menos 90% dos resíduos gerados pela candidata. Além desse percentual, a certificação leva em conta uma escala de boas práticas de gestão de resíduos, com pontuação para itens como reuso, compostagem, reciclagem, capacitação, liderança, logística reversa, inovação, entre outros. O processo de certificação inclui o preenchimento de um relatório com dados sobre o processo de gestão de resíduos e uma auditoria local feita por um agente do Instituto Lixo Zero Brasil para comprovar as informações. Com base no relatório do auditor, é concedida a Certificação Lixo Zero ou o Selo Rumo ao Lixo Zero, de acordo com o percentual de resíduos corretamente destinados e o grau de boas práticas.

Você também tem um case ou uma história de sucesso?

Conte-nos sua história

Sua cooperativa tem uma história inspiradora? Queremos conhecer! Preencha o formulário abaixo e conte como sua cooperativa está fazendo a diferença. Sua experiência pode inspirar outros e mostrar o poder do cooperativismo no Brasil. Participe e ajude a fortalecer nosso movimento!

Veja mais

Multiplicando resultados
ESGCOOP

Multiplicando resultados

Objetivo: Gerar energia limpa e renovável por meio da biodigestão anaeróbia dos dejetos e resíduos da agroindústria, minimizando os impactos ambientais da atividade de produção de alimentos, promovendo e incentivando as boas práticas de sustentabilidade e proteção do meio ambiente. Resultados: Projetos implantados em função da capacitação: • COOPERATIVA C. VALE Sede: Palotina, Oeste do Paraná Volume produzido: Entre 1500 a 2000 m³/dia para energia elétrica e 1050 m³/hora para uso térmico. Fonte de material utilizado: Dejetos suínos (geração energia elétrica) e efluente industrial de produção de amido de mandioca (uso térmico). COOPERATIVA CASTROLANDA Sede: Castro, Leste do Paraná Volume produzido: 12.593 nm³/dia de metano. Fonte de material utilizado: Lodo biológico ETE, Lodo tridecanter frigorifico, resíduo de batata lavador, glicina vegetal, resíduo de cerveja, ovos, óleo fritadeira, casca de batata, batata frita, farelo de fritadeira, dejetos e carcaça de suínos. COOPERATIVA COPACOL Sede: Cafelândia, Oeste do Paraná Volume produzido: Não possuem informação em volume de biogás gerado. Contudo, nos últimos três meses a geração de energia média com biogás foi de 88.116 kWh/mês. Fonte de material utilizado: Dejetos de suínos de uma Unidade de Produção de Leitões com 4.300 matrizes. COOPERATIVA FRÍSIA Sede: Carambeí, Leste do Paraná Volume produzido: 86.457 m³/mês. Fonte de material utilizado: Dejetos e carcaças provenientes da atividade de suinocultura. COOPERATIVA LAR Sede: Medianeira, Oeste do Paraná Volume produzido: 3.126.438,00 metros cúbicos de biogás, convertido em energia elétrica equivalem a 1.334.801 KWh de bioenergia (evitando a emissão de 1.719.540,9 metros cúbicos de gás metano). Fonte de material utilizado: Dejetos suínos. A unidade de produção localizada no município de Serranópolis do Iguaçu (PR) tem 3 biodigestores e produz 52% da energia consumida. Para 2021, a expectativa é produzir 100% da energia elétrica por meio do biogás.

Sicoob Aracoop realiza conferência com seus cooperados sobre o mercado financeiro
Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão

Sicoob Aracoop realiza conferência com seus cooperados sobre o mercado financeiro

O Vision Summit realizado pela cooperativa é uma conferência que se destaca como um ponto de convergência entre o mercado financeiro e as tendências econômicas futuras. Concebido para reunir líderes, executivos e especialistas do setor, o evento visa fomentar a transformação e inspirar novas oportunidades. Por meio de palestras, painéis e discussões interativas, são abordadas as últimas tendências, tecnologias emergentes e práticas inovadoras, proporcionando uma plataforma para a troca de conhecimento e a criação de parcerias estratégicas

Sicredi fomenta empreendedo-rismo feminino por meio de crédito e educação financeira
ESGCOOP

Sicredi fomenta empreendedo-rismo feminino por meio de crédito e educação financeira

Região: Brasil Categoria: Inclusão e Diversidade Ação: Sicredi desenvolve projeto "Elas Cooperam" para fomentar o empreendedorismo feminino, com linhas de crédito específicas e educação financeira. ODS: 1 - Erradicação da Pobreza 5 - Igualdade de Gênero 8 - Trabalho Decente e Crescimento Econômico 10 - Redução das Desigualdades Resultados: Definição de duas linhas de crédito específicas para apoiar o empreendedorismo feminino: Microcrédito e PRONAMPE. Acompanhamento das mulheres por meio de programas de educação financeira e parcerias com instituições de ensino.

Prêmio Sicoob Coopemata fomenta engajamento de colaboradores em prol de melhorias
Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão

Prêmio Sicoob Coopemata fomenta engajamento de colaboradores em prol de melhorias

Pensando em melhorar a experiência dos colaboradores, cooperativa cria prêmio para engajar funcionários em projetos de melhorias.

Image
SISTEMA OCB © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.