Viacredi adota voto por delegado para ampliar participação de cooperados em assembleias

Contexto e desafios
Prestar contas ao maior número de associados possível é uma preocupação da cooperativa de crédito catarinense Viacredi. Desde 2001, a cooperativa realiza pré-assembleias como eventos preparatórios à Assembleia Geral Ordinária (AGO), prática que contribui significativamente para que mais cooperados tenham acesso à informação.
Com o passar dos anos, o quadro social aumentou e, com o modelo de prestação de contas vigente, houve um crescimento também da participação nas pré-assembleias. Porém, para votar nas decisões, ainda era necessário participar da Assembleia Geral.
Com o objetivo de fortalecer a gestão democrática, os cooperados aprovaram em Assembleia Geral Extraordinária realizada em 2018 um novo modelo de representação do quadro social: o voto por delegado.
Assim, passou-se de um sistema em que somente os cooperados que participavam da Assembleia Geral tinham direito a voto, para outro modelo, em que todos que participam das Assembleias de Grupo de Cooperados podem votar.
Desenvolvimento e metodologia
O modelo de representação por delegados prevê a divisão do quadro social em grupos de associados de igual número, dando as mesmas oportunidades de decisão a todos. Cada grupo de cooperados, em Assembleia, elege um delegado efetivo e um suplente com mandato vigente até a próxima Assembleia de seu grupo de cooperados.
O associado que não consegue participar da Assembleia do seu grupo é estimulado a participar dos eventos informativos, que são realizados paralelamente, porém, sem direito a voto.
O modelo de representação do quadro social “voto por delegado” prevê as seguintes formas de prestar contas aos cooperados:
- Assembleias de grupos de cooperados: os cooperados participantes do grupo convocado têm direito a voto.
- Assembleias informativas: eventos realizados com objetivo de levar informações ao maior número de cooperados, fortalecendo o seu senso de pertencimento. Acontecem por meio de encontros em empresas, eventos do Progrid (programa de cursos e palestras oferecido pela Viacredi aos cooperados e comunidade) e de forma digital.
- Assembleias digitais (informativas): informações de prestação de contas disponibilizadas em canais online, ou seja, via plataforma de ensino a distância (www.progrid.coop.br), por meio de transmissão ao vivo no Facebook/Youtube e em outros meios. O objetivo é ampliar a transparência e o relacionamento com os cooperados.
- Assembleia Geral Ordinária: é necessário que ao menos um dos delegados participe da Assembleia Geral para que o voto do seu grupo seja validado.
Entre os assuntos que são tratados nas assembleias informativas estão aqueles que serão apresentados nas assembleias de grupo, por exemplo, prestação de contas do ano anterior, apresentação da proposta de distribuição das sobras, plano de trabalho para o ano seguinte etc.
Comunicação
O esforço informativo acontece mesmo que não seja possível dar o direito de voto, pois para a Viacredi é importante que o cooperado tenha acesso à informação. A cooperativa também investe em ações de comunicação, a fim de engajar o maior número possível de pessoas. Veja a seguir algumas delas:
Time de Convite: grupo de colaboradores que realizam contato telefônico com os cooperados para convidá-los para os eventos assembleares. Essa estrutura partiu de um projeto iniciado em 2014 e conta com colaboradores contratados em regime temporário (de janeiro a abril), sendo que mais de 50% deles são cooperados da Viacredi.
Estratégias de comunicação: a cooperativa desenvolve materiais específicos para os eventos de Assembleia, como convite impresso, cartaz, plotagem das fachadas dos postos de atendimento, envio de SMS para convite e confirmação, comunicação digital nos canais de autoatendimento (site, conta online, aplicativo, caixas eletrônicos, divulgação na TV corporativa), e-mail marketing, hotsite das assembleias, divulgações nas redes sociais e assessoria de imprensa.
Comitês Cooperativos: trata-se de um órgão consultivo formado por cooperados voluntários que auxiliam na divulgação, mobilização e engajamento do quadro social para participar das assembleias. Os membros dos comitês estão presentes na maioria dos eventos e exercem um papel de elo entre cooperativa e associados.
Pontos de Atendimento (PAs): os colaboradores dos postos de atendimento têm papel fundamental nesse processo de mobilização, pois por meio deles é possível fazer uma abordagem pontual e consistente, a fim de transmitir aos cooperados a importância do envolvimento nas assembleias. As equipes se organizam, por exemplo, para expor os materiais de divulgação, entre outras iniciativas.
Resultados e aprendizados
O novo modelo de representação da Viacredi está alinhado com diversos dos princípios cooperativistas, especialmente o segundo e quinto - “Gestão democrática” e “Educação, formação e informação”. Isto porque o objetivo é justamente prestar contas, de forma transparente, ao maior número de cooperados possível, estimulando-os a participar ativamente com sugestões e críticas e os envolvendo na tomada de decisão.
O terceiro princípio, “Participação econômica dos membros”, também é estimulado, pois o cooperado passa a entender melhor a realidade do negócio e a se conscientizar sobre a importância da sua participação econômica na cooperativa. A Viacredi considera que o projeto se alinha ainda ao quarto princípio, “Autonomia e independência”, e ao sétimo princípio, “Interesse pela comunidade”.
Um dos resultados mais representativos desse novo modelo foi o aumento da participação democrática dos cooperados, já que mais pessoas puderam votar e exercer um papel mais ativo na gestão. O volume de votantes passou de 4.662 em 2018 para 27.956 em 2019.
O processo estimula o cooperado a exercer o seu direito de vez e de voz, manifestando sua opinião e contribuindo para dar os rumos da cooperativa. Como consequência da participação efetiva, houve um aumento da fidelidade e da vinculação dos cooperados à cooperativa.
As assembleias oportunizam o diálogo transparente entre o associado e a Viacredi, propiciando um melhor relacionamento. A cooperativa entende que seu crescimento e desenvolvimento estão diretamente relacionados ao envolvimento dos cooperados, pois membros participativos tornam a cooperativa mais sólida e sustentável.
Outra vantagem do processo das assembleias é o fato de a condução dos eventos ser feita, especialmente, pelos gerentes e diretores, dando ainda mais acesso e aproximando o cooperado da gestão.
CONTATO DA COOPERATIVA
Micheli Fernanda Kraemer do Nascimento, coordenadora de Gestão de Projetos e Melhoria Contínua, Compliance, Controles Internos e Riscos da Viacredi - micheli@viacredi.coop.br
Você também tem um case ou uma história de sucesso?
Conte-nos sua história
Veja mais

Sicoob Aracoop financia usina de energia fotovoltaica em Minas Gerais
Regiões: Sudeste e Norte Categoria: Finanças Verdes Ação: Cooperativa de crédito Sicoob Aracoop investe mais de R$ 3,2 milhões e financia Usina de Energia Fotovoltaica da Associação dos Usuários do Projeto Pirapora (AUPPI), em Minas Gerais. ODS: 7 - Energia Limpa e Acessível 11 - Cidades e Comunidades Sustentáveis Resultados: Mais de 1.100 hectares de culturas diversas com irrigação realizada por energia limpa. A AUPPI se tornou o quinto maior empregador da cidade de Pirapora, no estado de Minas Gerais, gerando cerca de 1.000 empregos diretos e mais de 2.000 em períodos de safra. Em outra iniciativa, passou a obter melhores resultados na preservação da qualidade das águas em uma das mais importantes bacias hidrográficas do estado.

Água: um bem precioso
Projeto: Programa Pronascentes – Cuidando das Águas do Canavial Objetivo: Proteção, preservação, conservação e recuperação de todas as 83 nascentes mapeadas da microbacia do Córrego Canavial (Minas Gerais) através do cercamento das áreas das nascentes, plantio e replantio de mudas. Resultados: Número total de nascentes preservadas: 24 (antes) e 54 (após a finalização do projeto). Produtores aptos pelo programa de preservação: 0 (antes) e 22 (após a finalização). Aumento da vazão do Córrego Canavial: 8,5 milhões l/dia (antes) para 10 milhões l/dia (depois).

Venda de créditos de soja sustentável por cooperado da Frísia
Ação: Programa Fazenda Sustentável Área: Produção sustentável ODS: Objetivo 2 - Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável Objetivo: Apoio a cooperado para venda de créditos de soja sustentável no mercado internacional Resultados: Melhora dos resultados financeiros do cooperado, que negociou — com o apoio da cooperativa — R$ 30 mil em créditos de soja sustentável com empresas da Dinamarca e Alemanha; Mudança da cultura da propriedade, priorizando a sustentabilidade como estratégia de negócios; Otimização de processos internos; Conquista da certificação RTRS, concedida pela Round Table Responsible Soy Association, ou Associação Internacional da Soja Responsável.

Coopama desenvolve sistema de gestão para aprimorar processos
Após diagnosticar uma série de problemas causados pela falta de uma plataforma de gestão com informações centralizadas e atualizadas, a Coopama desenvolveu uma plataforma de Business Intelligence (BI), que agiliza as tomadas de decisão e aprimora o manejo de estoque da cooperativa.