cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor

Coopercitrus e Credicitrus se unem para restaurar nascentes e garantir segurança hídrica

Imagem Destaque

2025
Brasil,Internacional
Agropecuário
Não
Coopercitrus Cooperativa De Produtores Rurais (Coopercitrus)
bioeconomia, restauração de nascentes, segurança hídrica
COP30
cop30, ODS 2 - Fome zero e agricultura sustentável, ODS 6: Água potável e saneamento, ODS 13 - Ação contra a mudança global do clima , ODS 15 - Vida terrestre, ODS 17 - Parcerias e meios de implementação
A Coopercitrus e a Credicitrus criaram uma fundação que ajuda a combater a escassez hídrica no Sudeste. O projeto já restaurou mais de mil nascentes, elevando sua vazão e beneficiando produtores com aumento da produtividade. Além disso, o projeto garante água para diversas cidades, se tornando um modelo de cooperação para a resiliência climática.

Contexto e desafios

A Coopercitrus, cooperativa com mais de 38 mil agropecuaristas associados, atua em regiões estratégicas para a agricultura e para a segurança hídrica do país, no interior de São Paulo e Triângulo Mineiro. Essas áreas, apesar de sua importância para a recarga de grandes aquíferos como o Guarani e o Serra Geral, apresentam um baixo índice de cobertura vegetal nativa.

Essa situação ameaçava tanto a sustentabilidade quanto a produtividade agrícola e o abastecimento de água para os municípios. Foi para enfrentar esse desafio que a Coopercitrus, junto com a Credicitrus, estruturou sua atuação através da Fundação Coopercitrus Credicitrus (FCC).

Objetivos

A Fundação Coopercitrus Credicitrus (FCC) tem como propósito catalisar soluções socioambientais para uma agropecuária sustentável. Seu objetivo central é mitigar os riscos climáticos, como a escassez hídrica, por meio da restauração de nascentes e a recuperação de áreas degradadas. Assim, a intercooperação busca fortalecer o ciclo da água e garantir a segurança hídrica para a agricultura e para as cidades.

Além do impacto ambiental direto, a iniciativa busca disseminar uma cultura de preservação entre os produtores rurais e a comunidade. O objetivo é inspirar práticas replicáveis, alinhadas à resiliência ambiental e agrícola, provando que é possível aliar o aumento da produtividade agropecuária com a conservação dos recursos naturais.

Desenvolvimento

A FCC, que tem como público-alvo os produtores rurais e comunidade do entorno das operações das mantenedoras, construiu uma estratégia baseada em uma rede de parcerias multissetoriais para mobilizar recursos, conhecimento e suporte técnico. A Fundação utilizou parcerias público e privadas, acesso a linhas de crédito socioambientais, editais e cooperação com instituições financeiras.

As primeiras alianças foram firmadas com empresas do setor agrícola NORTOX e BASF, que compartilharam recursos e consultoria para a restauração de nascentes e reflorestamento.

A partir dos resultados iniciais alcançados, junto à rede de contatos das cooperativas mantenedoras, a FCC fechou com novos parceiros como o banco Bradesco, a empresa Mosaic, a Cooperativa de Produtores Rurais de Agricultura Familiar Coperfam, além de prefeituras como as de Bebedouro e Barretos.

Em 2025, a FCC também se uniu ao Banco do Brasil e à Ambipar para assinar um convênio com a meta de atrair novos investidores para a restauração de 50 mil hectares nos biomas do Cerrado e Mata Atlântica, que terão como contrapartida os créditos de carbono gerados na restauração.

O processo se deu por meio do desassoreamento e proteção do entorno das nascentes e o reflorestamento das regiões. Além de atuar na intervenção das áreas para a manutenção do ciclo hidrológico, a cooperativa também buscou trazer conscientização sobre preservação ambiental nas comunidades locais, levando alunos da rede pública para conhecer na prática o projeto.

Resultados e impacto

As ações da Fundação tiveram um grande impacto ambiental. Até o momento, o projeto restaurou 1.041 nascentes, o que resultou em um aumento da vazão total de água de 3,3 milhões para 12,4 milhões de litros por dia. Foram recuperados 397 hectares com o plantio de 231 mil mudas plantadas, beneficiando 240 produtores em 107 municípios nos estados de SP, MG e GO.

Os resultados já são visíveis: na Fazenda Trindade (CRO Agropecuária), por exemplo, a restauração de 20 nascentes aumentou a vazão em 40%, o que permitiu dobrar a área irrigada e obter até três safras por ano.

Em Bebedouro, no interior de São Paulo, a recuperação de nascentes revitalizou o lago do Parque Ecológico, que estava seco há mais de três anos. O projeto também engajou 800 alunos da rede pública, fortalecendo a educação ambiental e consolidando o cooperativismo como protagonista na construção de um futuro mais sustentável.

Você também tem um case ou uma história de sucesso?

Conte-nos sua história

Sua cooperativa tem uma história inspiradora? Queremos conhecer! Preencha o formulário abaixo e conte como sua cooperativa está fazendo a diferença. Sua experiência pode inspirar outros e mostrar o poder do cooperativismo no Brasil. Participe e ajude a fortalecer nosso movimento!

Veja mais

Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão

Foi desenvolvido um projeto de estação móvel, com central de vendas, coleta de exames e feira de negócios, por meio de um contêiner que permitisse realizar diversas ações com qualidade e consequente aumento na percepção de valor de nosso produto. O Projeto conciliou durabilidade, possibilidades de adequação simples e reutilização duradoura.

Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão

A fim de melhorar o desempenho comercial, a Unimed Sul Capixaba desenvolveu seu Programa de Excelência em Vendas e Relacionamento (PEV/R Unimed), abrangendo toda sua equipe de vendas. Com a adoção dos indicadores de performance, a cooperativa acompanhou detalhadamente o desempenho e pode fazer ajustes para melhorar em diversos critérios mesmo com somente um ano de execução do projeto.

Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão

Competição promovida anualmente pela cooperativa de crédito mineira permite que jovens apresentem novas ideias de negócios e formem times para, durante um fim de semana, tirar as ideias do papel, com mentoria e orientação. Ação promove o empreendedorismo e ajuda o Sicoob Centro-Oeste a prospectar novos clientes para suas contas digitais.

Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão

Evento realizado nos municípios de atuação da cooperativa oferece espaço gratuito para exposição dos produtos e serviços dos cooperados, fomentando seus negócios. A Feira também promove atividades educativas, culturais e recreativas abertas a toda a comunidade.

Image
SISTEMA OCB © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.