Quando até o sol ajuda
Com uma solução inovadora, o Sicredi Centro-Oeste Paulista mostrou como as cooperativas podem encontrar soluções viáveis — tanto econômica quanto ambientalmente — para problemas cotidianos. A cooperativa queria reduzir o custo das faturas de energia elétrica de suas agências, cujo valor médio era de R$ 1,9 mil por mês. Para isso, resolveu apostar em uma solução sustentável, instalando painéis de energia fotovoltaica em suas agências. Desde então, cada uma delas se transformou em uma micro usina de geração de energia solar. O resultado foi rápido: redução de até 95% nas contas de luz mensais. Além disso, a cooperativa passou a produzir energia limpa e a contribuir com o meio ambiente através da redução de emissão do CO², responsável por cerca de 60% do efeito estufa. Até o momento, o Sicredi Centro-Oeste Paulista calcula uma economia média de R$ 20 mil por mês, com uma redução de 15 toneladas de gás carbônico no acumulado de três meses.
VANGUARDA
O projeto de geração de energia solar dessa singular do Sicredi também trouxe resultados para a comunidade e para os cooperados. Os moradores dos municípios onde a cooperativa atua ganharam qualidade de vida, por meio de um ambiente mais limpo e fomento à economia local. Já para os cooperados, o ganho foi financeiro. Com a diminuição dos custos de energia elétrica, a cooperativa tem um resultado maior que, no final do ano, volta para o cooperado na distribuição das sobras. Os funcionários também foram beneficiados, visto que a economia gerada pelos painéis de energia fotovoltaica reduz as despesas administrativas, melhorando a remuneração variável da equipe. Vale destacar: com esse projeto, o Sicredi Centro-Oeste Paulista conseguiu se posicionar na vanguarda do mercado de geração de energia limpa e sustentável. Desde o início do programa, as agências se tornaram autossuficientes na geração de energia e a cooperativa contabilizou ganhos reais a cooperados e funcionários. Uma cesta de três pontos do cooperativismo! O planeta, é claro, agradece.
Você também tem um case ou uma história de sucesso?
Conte-nos sua história
Veja mais
Para lidar com o baixo grau de engajamento dos colaboradores, o Sicoob Cofal começou um movimento para valorizar as ideias propostas por seus funcionários. Por meio de uma estratégia de gestão integrada, os colaboradores começaram a se reunir para gerar e apresentar ideias para posterior avaliação da gestão. Algumas dessas ideias, como um projeto sobre consumo consciente de energia, foram implementados. Além disso, o Sicoob Cofal registrou melhoria nos dados de satisfação dos colaboradores na pesquisa anual de clima organizacional.
O curso foi criado para fornecer aos cooperados e à sociedade as habilidades, conhecimentos e estratégias necessárias para alcançar a liberdade financeira e uma vida próspera e abundante.
Regiões: Sul e Nordeste Categoria: Resíduos Sólidos Ação/projeto: O Batalhão do Bem emprega a economia circular para reutilizar resíduos têxteis oriundos de fardas e vestimentas militares. Além do meio ambiente, o projeto atua, ainda, em prol da educação e geração de renda. ODSs: 1 - Erradicação da pobreza 4 - Educação de qualidade 5 - Igualdade de gênero 12 - Consumo e produção responsáveis 17 - Parceria e meios de implementação Resultados: Mais de 2 mil peças e 600 pares de calçados foram doados. Outras 500 peças passaram pelo processo de descaracterização e reaproveitamento. A iniciativa realiza cursos de customização, microempreendedorismo e reciclagem profissional, com participação feminina majoritária.
A Cresol, com apoio de parceiros locais, criou um projeto para fortalecer a produção de mel de abelhas nativas sem ferrão. A iniciativa une a conservação da natureza com a geração de renda e a educação ambiental na comunidade. As ações incluem a criação da primeira agroindústria do país para produtos do tipo com selo SIF, capacitação técnica e a instalação de um apiário didático em uma escola.