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Unimed Central de Serviços investe em comitês internos para otimizar processos

Imagem Destaque

2008
Sul
Saúde
Não
Cooperativa Central de Cooperativas Unimed do RS
285
Comitê, Desempenho, Excelência, Gestão participativa
Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão
Gestão
Desde 2008, a Unimed Central de Serviços - RS já criou seis comitês internos com participação voluntária de colaboradores, a fim de buscar melhoria contínua em temas específicos, fomentar a inovação e disseminar a cultura de excelência. Os comitês passam por controle periódico e produzem indicadores de desempenho.

Contexto e desafios

A cooperativa de saúde Unimed Central de Serviços - RS tem investido desde 2008 na formação de comitês internos com participação voluntária dos colaboradores para promover uma visão sistêmica dos padrões internos e melhorar o desempenho em diversas áreas do negócio. 

Hoje a cooperativa conta com seis comitês, com uma estrutura de trabalho bem organizada, direcionando esforços para um planejamento anual e controles periódicos de acordo com cada tema. 

Cada comitê é formado por pessoas de setores diferentes que se unem para buscar melhoria contínua em temas específicos. O objetivo é manter a alta performance do Modelo de Excelência da Gestão (MEG) por meio de otimização de processos, busca de inovações e disseminação da cultura da excelência. Além disso, os comitês visam a estimular o desenvolvimento e o alto desempenho das equipes, a resposta rápida e o aprendizado organizacional. 

Comitês

O Sistema de Comitês conta com:

  • Comitê 6s: tem como missão envolver toda a força de trabalho na melhoria contínua do ambiente de trabalho, demonstrando engajamento, planejamento e responsabilidade.
  • Comitê Gestão de Fornecedores: desenvolve e aplica práticas de gestão para melhorar o desempenho dos fornecedores.
  • Comitê Facilitadores: busca facilitar o desenvolvimento da gestão visando à melhora contínua dos processos e conhecimento das pessoas. 
  • Comitê Responsabilidade Socioambiental: promove a responsabilidade social empresarial como estratégia para o desenvolvimento sustentável dos públicos com os quais a Unimed Central se relaciona. 
  • Comitê Clientes: desenvolve práticas de gestão que atendam às necessidades dos clientes e, consequentemente, resultem em maior satisfação. 
  • Comitê Gestão de Riscos: foca no gerenciamento dos riscos empresariais, possibilitando aos administradores tratar com eficácia as incertezas, bem como os riscos e as oportunidades a eles associadas, a fim de melhorar a capacidade de gerar valor às partes interessadas. 

Cada comitê realiza reuniões mensais ou bimensais, além de análises críticas semestrais. A cada ciclo anual, os grupos têm como principais desafios orientar, facilitar e sistematizar o processo de criação, implementação e refinamento de práticas, de instrumentos e ferramentas de trabalho. O grupo tem o apoio do setor da Qualidade e Comunicação, que gerencia os comitês.

Desenvolvimento e metodologia

A participação voluntária dos colaboradores é primordial para o desenvolvimento das práticas. A inserção nos comitês acontece por meio de reunião individual com o coordenador do grupo, durante a qual o colaborador é informado sobre suas atribuições, objetivos do comitê, planejamento e práticas desenvolvidas. 

As indicações podem acontecer via gestor, via departamento de Qualidade e/ou interesse do próprio colaborador, em consenso com seu gestor imediato, que levará em conta o perfil do colaborador e objetivos individuais.

A gestão de cada assunto é realizada de acordo com os propósitos, planos e indicadores respectivos. Os referidos planos (anuais) levam em consideração as necessidades das partes interessadas, que são coletadas, principalmente, por pesquisas padronizadas e que servem de input ao planejamento.

Cada comitê monitora, sistematicamente, seus propósitos em reuniões presenciais, lideradas pelo respectivo coordenador. Essas reuniões servem para acompanhar os planos e indicadores e traçar novos rumos em caso de necessidade. Nessas ocasiões, também são estimuladas as trocas de informação entre setores, pois, dessa forma, o grupo tem uma visão mais completa das práticas implementadas.

Avaliação do desempenho

No encerramento de cada ciclo anual é aplicado o Instrumento de Avaliação dos Comitês, para verificar a atuação profissional dos integrantes e a qualidade dos processos trabalhados. Posteriormente, são apresentadas as tabulações para que oportunidades de melhorias sejam tratadas e inseridas no planejamento anual.

Após a compilação do resultado desse instrumento, ele é apresentado em reunião aos coordenadores dos comitês e, em seguida, aos gestores. Os itens avaliados no Instrumento de Avaliação estão divididos em blocos, como disciplina, capacidade de iniciativa, qualidade e produtividade, responsabilidade, trabalho em equipe e conhecimento. 

Também há o bloco qualidade funcional, composto por três questões, incluindo a percepção do grupo quanto ao desempenho do coordenador, e duas questões descritivas sobre as principais necessidades, críticas e sugestões referentes ao ano trabalhado. 

Resultados e aprendizados

O indicador de Performance dos Comitês da Unimed Central de Serviços - RS, calculado em base semestral, mostrou um crescimento contínuo entre 2018 e 2019. Este índice refere-se ao desempenho do planejamento anual dos comitês, que é quantificado e analisado. No primeiro semestre de 2018, o indicador registrava 75 pontos, passando para 81,06 no segundo semestre do mesmo ano e subindo para 86,65 na primeira metade de 2019. 

Já o indicador de Satisfação dos Integrantes com os Comitês, calculado a partir de uma avaliação que os integrantes preenchem ao final de cada ano, tem se mantido em nível elevado, perto da nota máxima de 10 pontos. Em 2016, o indicador marcou 8,12 pontos, passando para 8,52 em 2017 e 8,56 em 2018.

O resultado do trabalho dos comitês também se refletiu na pesquisa de clima organizacional, que contém perguntas relacionadas ao Sistema de Comitês e que abrange todos os colaboradores da cooperativa. Na pergunta “Os integrantes de comitês da minha área estão estimulando a equipe para o desenvolvimento do assunto em questão?”, a maioria dos colaboradores se mostrou “Muito satisfeita e Satisfeita”.

Numa visão mais geral, a Unimed Central acredita que o Sistema de Comitês se alinha ao segundo e ao sexto princípios cooperativistas, “Gestão democrática” e “Intercooperação”. A prática também adere ao quinto princípio, “Educação, formação e informação”, pois atua no desenvolvimento das pessoas de acordo com os propósitos de cada comitê.

Por fim, há ainda uma identificação com o sétimo princípio do cooperativismo, “Interesse pela comunidade”, em função do comitê de Responsabilidade Socioambiental, que atua diretamente com a comunidade local.

CONTATO DA COOPERATIVA

Daiane Santos, supervisora da Qualidade e Comunicação - daiane.santos@centralrs.unimed.com.br

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