cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor

Sicoob Centro-Oeste lança Desafio de Inovação para se aproximar do público jovem

Imagem Destaque

2018
Sudeste
Crédito
Não
Cooperativa de Crédito de Livre Admissão de Itaúna e Região Ltda
20000
190
Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão
Social
Competição promovida anualmente pela cooperativa de crédito mineira permite que jovens apresentem novas ideias de negócios e formem times para, durante um fim de semana, tirar as ideias do papel, com mentoria e orientação. Ação promove o empreendedorismo e ajuda o Sicoob Centro-Oeste a prospectar novos clientes para suas contas digitais.

Contexto e desafios

Fundada em 1993, a cooperativa Sicoob Centro-Oeste atua na região centro-oeste do estado de Minas Gerais oferecendo crédito a seus associados por meio de nove agências físicas e uma virtual. Nestes trinta anos a cooperativa cresceu e expandiu seus negócios, incluindo também em seu portfólio produtos digitais.

Com o objetivo de se aproximar de um grupo de clientes potenciais para as contas digitais e de promover o empreendedorismo inovador, a cooperativa lançou em 2018 o evento DISCO - Desafio de Inovação Sicoob Centro-Oeste, uma competição voltada para jovens universitários.

Durante um final de semana, cerca de cem jovens têm a oportunidade de apresentar novas ideias de negócios e formar times para, ao longo de 54 horas, tirar as ideias do papel. Tudo isto é possível com a participação de um time de mentores e palestrantes que orientam e auxiliam os times.

A ideia é estimular a abertura de novos negócios, gerar emprego e renda e desenvolver nos participantes as competências empreendedoras. A competição acontece anualmente e, a cada edição, atinge cerca de 20 mil pessoas, entre participantes, mentores, equipe de voluntários, jurados, familiares e colaboradores dos participantes e a comunidade acadêmica, além das pessoas que acompanham o evento e seus resultados por meio de mídia espontânea.

Desenvolvimento e metodologia

O projeto conta com uma etapa de planejamento que se inicia 90 dias antes da competição. Uma equipe de inovação foi formada por colaboradores do Sicoob para executar e apoiar o projeto, além de solucionar qualquer problema que pudesse surgir.

Na etapa de planejamento, são organizados detalhes como local, estrutura, áudio e vídeo, comunicação, convidados, logística, premiação, regras e alimentação. O projeto utiliza a gamificação de conteúdos, ferramentas ágeis e uma jornada de inovação para que todos cheguem ao resultado esperado.

As inscrições são realizadas por meio da plataforma online de eventos Sympla ou diretamente na cooperativa. A divulgação ocorre nas mídias do Sicoob, como redes sociais, site e jornal, e também por meio de mídia espontânea na imprensa regional.

O próximo passo do desafio é a apresentação das ideias e a eleição das melhores entre elas. A seguir, vem a etapa de desenvolvimento dos times, com mentoria e workshops. Por último, a banca de avaliação premia os três melhores times. Os critérios de julgamento são: 

  • Capacidade do time de executar a ideia (tirar do papel o máximo possível de ações durante aquele final de semana);
  • Apresentação da ideia (comunicação, design da apresentação e argumentos de venda);
  • Modelo de negócio (se a ideia é viável e se o time conseguiu validar o modelo de negócio); 

Segundo o Sicoob Centro-Oeste, os critérios privilegiam mais as pessoas do que a ideia, ou seja, a ideia pode até mudar de direção (pivotar), mas se o time é forte, haverá poder de execução e sucesso futuro.

Para a cooperativa, o grande legado do projeto é o desenvolvimento nos jovens de competências como criatividade, vendas e resiliência, que são pouco estimuladas nas escolas tradicionais.

Resultados e aprendizados

Segundo dados do Sicoob Centro-Oeste, nove cidades foram envolvidas em cada ano de realização do evento. Um total de 24 novas ideias foram apresentadas a cada edição, das quais dez foram de fato desenvolvidas. Além disso, três novos negócios iniciados em cada edição tiveram continuidade. 

Os participantes do Desafio citaram sete competências diferentes que foram aprendidas e desenvolvidas graças à competição. O índice NPS de satisfação médio de cada edição foi de 9,6, em uma escala que vai até 10. Além disso, 100% dos participantes registraram terem conhecido de 3 a 10 pessoas importantes para seu networking.

Do ponto de vista da cooperativa, o Desafio de Inovação abre caminho para uma comunicação mais próxima com os jovens, com uso de redes sociais de forma ativa e aproximação com a universidade local. 

CONTATO DA COOPERATIVA

Marco Otávio Ramos de Oliveira - marco.ramos@sicoobcentrooeste.com.br

Você também tem um case ou uma história de sucesso?

Conte-nos sua história

Sua cooperativa tem uma história inspiradora? Queremos conhecer! Preencha o formulário abaixo e conte como sua cooperativa está fazendo a diferença. Sua experiência pode inspirar outros e mostrar o poder do cooperativismo no Brasil. Participe e ajude a fortalecer nosso movimento!

Veja mais

Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão

Em 2014, a Unimed Vitória desenvolveu a websérie Dicas de Saúde. O objetivo da cooperativa é compartilhar vídeos sobre a prevenção de doenças nas redes sociais e conscientizar os clientes e a população sobre a necessidade de focar na saúde.

Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão

A Unidental, que oferece serviços odontológicos no Ceará, realiza reuniões semestrais com as atendentes das clínicas de seus cooperados. Nesses encontros, a cooperativa oferece treinamentos, palestras e proporciona um espaço para coletar feedbacks.

Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão

Em 2013, a Unimed Vitória começou o projeto Plantão de Notícias, a fim de manter os colaboradores bem informados. Semanalmente, um ator visita diversas áreas da cooperativa para informá-los com notícias preparadas pela equipe de comunicação da cooperativa. O projeto conta com altíssima aprovação do público-alvo.

Image
SISTEMA OCB © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.