Unimed Chapecó subsidia descarte de resíduos dos cooperados

Contexto e desafios
Em 2003, a Unimed Chapecó, de Santa Catarina, diagnosticou a necessidade de aprimorar o seu processo de gestão de resíduos. A partir dessa percepção, a cooperativa de saúde desenvolveu o Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS).
Resíduos gerados na assistência à saúde, quando tratados de forma incorreta despejados em locais inadequados, são um problema à saúde pública e ao meio ambiente Isso se deve aos riscos de contaminação e acidentes. Os materiais químicos, por exemplo, contaminam o solo, a água e carregam elementos que podem causar doenças.
Quando esses materiais são descartados em lixeiras recicláveis, os trabalhadores das associações de catadores que recebem esse material ficam expostos ao risco. Quando o descarte é feito pelo lixo comum, por outro lado, eles vão para aterros sanitários sem o devido tratamento.
Diante disso, o PGRSS tem o objetivo de realizar o gerenciamento dos resíduos dos consultórios e clínicas dos cooperados da Unimed Chapecó. Além disso, a ideia é dar suporte técnico para que a implementação do projeto seja efetiva.
Essas foram as maneiras que a Unimed Chapecó encontrou para instigar os cooperados em prol do manejo correto dos resíduos, garantindo segurança em todo o processo, desde a segregação até a disposição final dos materiais descartados.
Desenvolvimento e metodologia
A Unimed Chapecó subsidia a elaboração do PGRSS das clínicas e consultórios dos médicos cooperados. Esse planejamento é realizado por profissionais técnicos. Além disso, a cooperativa também faz a intermediação com empresas licenciadas que realizam a coleta, transporte, tratamento e destinação final dos resíduos perigosos (infectantes, químicos e perfurocortantes) gerados nas clínicas médicas.
A adesão ao programa é voluntária. Quando se associam à Unimed Chapecó, os médicos recebem uma circular informando sobre o programa, com um termo de adesão a ser preenchido.
Caso o profissional cooperado opte por integrar o Programa de Gerenciamento dos Resíduos para os Cooperados, os técnicos responsáveis contratados pela Unimed Chapecó realizam visitas periódicas em seus estabelecimentos. Essas visitas servem para verificar o manejo interno dos resíduos e repassar orientações necessárias com relação às boas práticas e legislações vigentes sobre armazenamento e separação dos resíduos de saúde.
A elaboração do PGRSS é feita em uma visita técnica, em que os profissionais levantam informações sobre controle de pragas e água de abastecimento do estabelecimento, dados sobre a geração, segregação e descarte dos resíduos gerados. Esses dados são usados para definir:
- Classificação de resíduos gerados
- Tipos de lixeiras utilizadas
- Cor dos sacos de lixo
- Local de armazenamento interno do resíduos
- Empresas de coleta externa
Depois disso, a empresa contratada realiza a coleta dos resíduos infectantes, químicos e perfurocortantes diretamente nas clínicas e consultórios dos médicos que fazem parte do programa da Unimed Chapecó.Esses resíduos são transportados até a estação de tratamento e destinação final, onde passam por autoclave ou incineração e, enfim, são levados ao aterro sanitário.
A Unimed Chapecó arca com os custos desse processo, desde o pagamento ao profissional habilitado para elaborar o PGRSS dos consultórios ou clínicas e até todo o processo de coleta, tratamento e destinação final dos resíduos infectantes, químicos e perfurocortantes.
Para fazer o controle do projeto, a cooperativa faz visitas técnicas nas clínicas, além de acompanhar, mês a mês, a quantidade de resíduos produzidos nos consultórios. Em certo momento, as pessoas envolvidas no gerenciamento de resíduos dos consultórios e clínicas receberam treinamento para criarem seus próprios indicadores, conforme normas do Consema (Conselho Estadual de Meio Ambiente).
Resultados de aprendizados
De início, a empresa contratada fazia a coleta de forma coletiva a partir de apenas um local para o descarte dos resíduos de todos os cooperados situados em um mesmo edifício. Essa metodologia, no entanto, não permitia um controle da quantidade que cada consultório descartava.
Diante disso, a coleta passou a ser feita de forma individual. Agora, cada cooperado da Unimed Chapecó possui um ambiente dentro do seu estabelecimento. Assim, ao coletar os resíduos, a empresa pesa o material e emite um ticket que comprova a quantidade recolhida.
Em 2016, o projeto chegou a atender 129 pontos de coleta e contou com a participação de 188 médicos cooperados. Nessa mesma época, a Unimed Chapecó garantiu a destinação e tratamento adequado de 435 kg/mês, em média, de resíduos perigosos à saúde. A cooperativa ainda mensura que, entre 2009 e 2016, houve um aumento de 211% na adesão ao Programa.
CONTATO DA COOPERATIVA
Naiara Olga Lusa, bióloga - naiara@unimedchapeco.com.br
Você também tem um case ou uma história de sucesso?
Conte-nos sua história
Veja mais
Diante da necessidade de melhorar a integração da alta direção nas tomadas de decisão, a Unimed Vitória reformulou a elaboração de sua estratégia por meio do modelo PDCA. A iniciativa passou por diversas mudanças e reformulações com o passar do tempo. A cooperativa aponta que o projeto é responsável por melhorar diversos indicadores e estabelecer uma nova cultura organizacional.
Cooperativa de cirurgiões aprimora processos para alocar vagas entre cooperados de forma transparente e igualitária. O sorteio é feito com sistema informatizado e gestão da escala acontece por meio de aplicativo, além da implantação do sistema de ponto biométrico.
Ao perceber que alguns cooperados da região de Lagoa Grande (MG) não possuíam quantidade suficiente de milho para alimentar o gado, a Coopatos criou o Projeto Silagem. A iniciativa visa fornecer os insumos necessários aos produtores de leite por meio de fornecedores de silagem.
Evento realizado nos municípios de atuação da cooperativa oferece espaço gratuito para exposição dos produtos e serviços dos cooperados, fomentando seus negócios. A Feira também promove atividades educativas, culturais e recreativas abertas a toda a comunidade.