Intercooperação de coops agropecuárias cria novo modelo de negócio de vendas digitais
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Intercooperação de coops agropecuárias cria novo modelo de negócio de vendas digitais

Doze grandes cooperativas agropecuárias brasileiras se uniram para ampliar seus negócios em ambientes digitais. O resultado da intercooperação foram R$153 milhões movimentados em 2023, com expectativa de atingir R$500 milhões este ano, e a criação de um modelo de comércio online inovador que contempla os diferenciais do coop. 

Os números são da Supercampo, uma agtech (startup do agronegócio) criada pelas cooperativas Agrária, Capal, Castrolanda, Cooperalfa, Coopertradição, Copacol, Copercampos, Coplacana, Cotrijal, Frísia, Integrada e Lar, que estão entre as 20 maiores do ramo Agropecuário. 

“Somos um braço digital e tecnológico dessas cooperativas. O foco delas é a produção rural, mas a nova geração de cooperados está muito mais conectada, então há uma necessidade de atualização para que elas se mantenham competitivas e garantam a existência do negócio no futuro. É preciso pensar diferente, de uma forma nova, moderna, e isso inclui a digitalização dos fluxos”, explica o CEO da Supercampo, Leandro Carvalho.

Com DNA cooperativista e uma base de 100 mil cooperados, a Supercampo desenvolveu um modelo de negócio específico para atender aos diferenciais do coop, que vai além dos conceitos mais conhecidos do comércio online

Os dois modelos mais usados nesse tipo de operação comercial são o B2B, que significa Business to Business, ou seja, de empresa para empresa; e o B2C, Business to Customer, traduzido para o português como da empresa para o consumidor. 

Na Supercampo, o modelo de negócio é o C2F, ou Cooperative to Farmer, traduzido como “Da cooperativa para o produtor”, conceito criado pela plataforma para contemplar questões específicas do coop, como diferenciais tributários, necessidade de uso de CPF e CNPJ na mesma transação, além de características ligadas ao agronegócio.

“O C2F abrange toda parametrização que existe dentro da relação da cooperativa com cooperado. Isso inclui um pouco de B2C, porque o cooperado é um consumidor, então o site precisa ter boa navegabilidade, usabilidade, ter um fluxo de compra que faça sentido. Porém, na hora de fazer o pagamento, ele usa um crédito da propriedade rural, que tem um CNPJ, o que seria um B2B. E além disso tem questões muito específicas, como ICMS [Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços] diferentes para propriedades em estados diferentes, o ato cooperativo, o CAD/PRO [Cadastro de Produtor Rural], que também afetam os cálculos tributários”, explica Carvalho. 

Com o modelo estabelecido e respeitando as características das 12 cooperativas, a Supercampo desenvolveu um e-commerce para cada uma delas. Os sites são uma versão digital das lojas agropecuárias, muito tradicionais entre as coops do campo. Nesses espaços, o cooperado encontra os equipamentos e insumos necessários para produção, de defensivos a máquinas agrícolas, com suporte de técnicos da cooperativa e condições de pagamento mais competitivas que no comércio tradicional. 

Catálogo compartilhado 

Com a intercooperação, além dos produtos disponibilizados por cada cooperativa, as associadas da Supercampo têm acesso a um catálogo de 120 mil itens. “Criamos uma cadeia produtiva em que cada uma das lojas agropecuárias digitais pode ser um centro de distribuição em potencial. A cooperativa pode vender o que ela tem no seu estoque e também o que as outras 11 têm disponíveis, em uma lógica de marketplace e de cross docking [quando o produto é despachado para um centro de distribuição ou armazém]”, explica Carvalho. 

Em 2023, a Supercampo registrou 36 mil pedidos nos e-commerces cooperativistas, com valor médio de R$5.000. Nos marketplaces tradicionais, o ticket médio varia de R$500 a R$600. 

Na Capal Cooperativa Agroindustrial, umas das coops que integra a Supercampo, a criação de uma loja agropecuária online tem ajudado a colocar os cooperados na era digital, uma demanda crescente entre as novas gerações de associados. “A plataforma dá aos cooperados mais acessibilidade e agilidade nas compras”, avalia o diretor comercial da Capal, Eliel Magalhães Leandro. 

Nas lojas digitais desenvolvidas pela Supercampo, os cooperados podem fazer sua lista de pedidos direto da lavoura, na tela do celular, e retirar os produtos na loja física da cooperativa, além de outras comodidades, como fechar a compra utilizando créditos que tenham com a coop. “Por se tratar de uma tendência, principalmente entre os filhos de cooperados, que buscam cada vez mais acesso via tecnologia, acreditamos que a digitalização é um caminho que se pode construir trazendo o cooperado para os negócios da cooperativa”, acrescenta o representante da Capal. 

Para as cooperativas, a intercooperação também traz benefícios diretos. Segundo Carvalho, o custo de implantação dos e-commerces seria quatro vezes maior se cada cooperativa contratasse os serviços individualmente de outras empresas. Com a Supercampo, além da licença da plataforma VTEX, as coops compartilham pessoal especializado em questões comerciais e financeiras, servidores, equipamentos e outros custos operacionais. 

“A intercooperação é um dos princípios do cooperativismo e uma ferramenta fundamental para tornar as coops mais competitivas. A união pode ajudar a promover negócios, aumentar receitas e explorar novos mercados”, avalia a coordenadora de Soluções de Negócios do Sistema OCB, Pamella de Lima. 

Expansão 

Além dos 12 e-commerces das cooperativas associadas, a agtech oferece desde o fim de 2022 uma plataforma de comercialização de sementes de soja, trigo, milho, milheto, feijão e pastagem, a Supercampo Sementes. Com taxas mais competitivas que as corretoras tradicionais, o site viabiliza a compra direta, sem intermediários.

Agora, as cooperativas sócias da Supercampo se preparam para expandir a oferta de serviços digitais da agtech para outras coops agropecuárias.  “Pelo tamanho e capacidade de investir e arriscar, as 12 cooperativas associadas construíram o alicerce dessa empreitada. Agora, em prol da intercooperação, as sócias resolveram abrir o projeto para o mercado. Então hoje já é possível que uma cooperativa terceira, não-sócia da Supercampo, faça parte do nosso ecossistema com acesso aos mesmos serviços e benefícios. Já estamos em conversas avançadas com algumas cooperativas nesse sentido”, afirma o CEO da plataforma.  

 

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