E o tal de metaverso?

De forma simples, o metaverso pode ser explicado como uma expansão da internet: trata-se de um espaço que promete ampliar as oportunidades de interação entre os usuários, usando principalmente a realidade virtual. Tal qual plataformas antigas como Second Life, jogo online lançado no início dos anos 2000, o usuário poderá viver experiências imersivas como participar de um jogo, de um show de música e, por que não, fazer compras de produtos e serviços. E, até mesmo, trabalhar. Já há empresas experimentando a realização de reuniões e eventos virtuais no Metaverso. 

Os usuários vão utilizar principalmente duas tecnologias já bem comuns no universo dos games: realidade aumentada e realidade virtual. A primeira é quando se utiliza elementos digitais para interagir com a realidade offline. Um exemplo é o game Pokemón Go, que foi febre há alguns anos e permitia que os participantes saíssem “caçando” bichinhos pelas ruas - que na verdade só existiam a partir da projeção do aplicativo. A segunda é quando se utiliza equipamentos como óculos para viver uma experiência imersiva: tudo em volta de você é uma realidade virtual. Isso pode ser utilizado por exemplo para que o usuário assista um show, ou participe de um evento corporativo.

A Meta lançou no ano passado a ferramenta Horizons, ainda gratuita, em que usuários e empresas podem criar seus avatares e negócios virtuais no metaverso. Várias empresas de tecnologia estão investindo pesado no conceito. Aos mais reticentes, Fábio Seidl, diretor global de Desenvolvimento Criativo da Meta lembrou que a tecnologia ainda está em desenvolvimento e nunca vai substituir o real.

O metaverso vai ser o que as pessoas quiserem que ele seja. Esse é o futuro”. 

TRÊS TIPOS DE FUTURO

ESCOLHIDO

Depende de você e de suas experiências. Aqui, você está em pleno comando do resultado final. Quer um exemplo? O planejamento de uma viagem. Você escolhe o roteiro, marca os hotéis e vive a experiência. Existem, é claro, fatores incontroláveis, como veremos a seguir, que podem interferir nesse resultado. 

INCONTROLÁVEL

Relacionado exclusivamente dos outros ou de fatores externos. Seu papel é um só: se adaptar ao resultado. Quer um exemplo? A Copa do Mundo. O que nós, torcedores, podemos fazer para controlar os resultados? A dica dos especialistas é: não sofra por antecipação e trabalhe com diferentes cenários para se adaptar melhor.

Depende de você e de outros fatores. Você é responsável e se adapta aos resultados. Exemplo? Os investimentos em inovação e ESG que você precisa fazer em sua coop para garantir a sustentabilidade e competitividade dela no mercado.

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QUER SABER A MELHOR MANEIRA DE PREVER O FUTURO? CONVERSE COM UMA CRIANÇA

Enquanto nós, adultos, às vezes temos uma capacidade limitada para imaginar, as crianças são pura inspiração. Para exercitar a inovação, Fábio Seidl, recomendou que conversemos com as crianças para entender melhor o nosso presente e projetar o que seremos. Ele próprio assiste TV com a filha para saber qual é a opinião dela sobre propagandas que são veiculadas e se surpreende com o olhar crítico de quem já enxerga o mundo por outras perspectivas.

A gente tá passando um bastão e esse futuro precisa ser preparado para que as nossas crianças possam usar as tecnologias da melhor forma possível e colaborar da melhor forma possível”, defendeu.

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Esta matéria foi escrita por Amanda Cieglinski e está publicada na Edição 39 da revista Saber Cooperar. Baixe aqui a íntegra da publicação


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