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Cuiabá (25/02) – Com o slogan “O legal da cooperação é gerar vantagens para todos”, o 2º Workshop de Negócios realizado pelo Sicoob Central MT/MS reuniu colaboradores de unidades da região Centro-Oeste e de outros estados do País. O evento foi realizado nos dias 19 e 21 de fevereiro.
Durante dois dias, presidentes e funcionários das instituições discutiram e conheceram os novos produtos e serviços a serem oferecidos aos cooperados. Um dos objetivos é estimular a movimentação financeira dos associados, por meio de diversas vantagens.
De acordo com o diretor-presidente do Sicoob Central MT/MS, Jadir Girotto, os resultados do 1º workshop, realizado em 2013, foram muito positivos para as cooperativas. E acrescenta que nesta 2ª edição, o objetivo é atingir ainda mais a plenitude dos produtos aos filiados.
MELHORIAS - “Estamos trabalhando para que nossos associados não precisem buscar outras instituições financeiras para realizar suas operações e investimentos. É por essa razão que temos de oferecer não só o melhor atendimento, como também os melhores serviços aos nossos filiados”, acrescenta.
DIVERSIDADE – O superintendente do Sicoob Cerdijud, José Augusto Manzano Indalécio, acredita que o workshop é de extrema importância para fortalecer os produtos e serviços das cooperativas. Segundo ele, um dos diferenciais destas instituições financeiras é a oferta de diversas possibilidades de investimentos.
BASE – A relação de proximidade entre colaboradores e associados é um dos diferenciais das cooperativas de crédito. Gerente de Captações do Bancoob, Ricardo de Amorim Hermes, acredita que esta seja a base para o crescimento das instituições em todo o país. Apesar de concorrerem com grandes bancos, as cooperativas têm elementos que as colocam à frente dessas agências. (Sicoob Central MT-MS / Sicoob Cerdijud / Ascom Sistema OCB/MT)
São Paulo (24/02) – Uma importante ferramenta foi lançada hoje, em São Paulo com o objetivo de auxiliar os elos da cadeia produtiva nacional na hora de tomar suas decisões. É o Índice de Confiança do Agronegócio (IC Agro), desenvolvido pelo Departamento de Agronegócio da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Deagro/Fiesp) e pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB). Os primeiros números do relatório também foram apresentados, na capital paulista.
O evento contou com a participação do presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, do presidente do Sistema Ocesp, Edivaldo Del Grande, do embaixador especial da FAO para o cooperativismo mundial, Roberto Rodrigues, dentre outras autoridades.
Para o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, esse estudo reflete a importância de se pensar em um novo tempo para a agropecuária brasileira. Segundo ele, o indicador chama a atenção para o benefício direto ao produtor cooperado.
“Teremos a oportunidade de olhar o agronegócio de maneira integrada, já que as cooperativas são agentes importantes nesse contexto, dentro e fora da porteira. Elas são verdadeiros centros de segurança para os seus cooperados e, com as informações do IC Agro, poderão rever estratégicas e identificar novos caminhos para potencializar a competitividade dos seus associados”, declara Márcio Freitas.
FIESP - “O IC Agro, primeiro produto do tipo no Brasil, será uma ferramenta essencial para toda a cadeia produtiva. É um material de referência e sem dúvida será usado para auxiliar a tomada de decisões das indústrias, empresários e cooperativas, frente aos resultados obtidos”, explica o presidente da Fiesp, Paulo Skaf.
“Por outro lado, ele também será usado pelo governo como um termômetro já que permite apontar as necessidades de implementação e melhoria de políticas públicas para o setor”, acredita o presidente da Fiesp.
Por fim, Skaf ressaltou a relevância das cooperativas como agentes de desenvolvimento do agronegócio. Segundo ele, 84% dos produtores entrevistados falaram sobre a importância da união entre eles para o bom resultado do processo produtivo.
DIVULGAÇÃO – O Índice de Confiança do Agronegócio (IC Agro) será divulgado trimestralmente e tem como objetivos compreender os pontos de convergência e divergência entre os elos da cadeia produtiva, medir a disposição de realizar novos investimentos e antecipar mudanças de tendências.
APOIO – O IC Agro é uma realização da Fiesp e OCB, com o apoio da Anfavea e Andef. Os dados que compõem o índice são atualizados trimestralmente e a próxima divulgação está prevista para o final de março. Outros detalhes e o download do estudo completo estão disponíveis no site: www.icagro.com.br. A ideia é que um novo índice seja lançado a cada três meses. (Com informações da Fiesp)
Brasília (24/02) – O lançamento do Índice de Confiança do Agronegócio (IC Agro), desenvolvido pelo Departamento de Agronegócio da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Deagro/Fiesp) e pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), ocorrido hoje de manhã, em São Paulo, foi repercutido pelos principais jornais especializados do País. Um deles foi o Valor Econômico. O periódico divulgou reportagem de quase uma página, sob o título “Novo indicador de Fiesp e OCB aponta cautela no campo”. Para conferir o conteúdo na íntegra, clique no nome dos jornais.
- Valor Econômico
- Portal G1
- UOL
- Avicultura Industrial
- Suinocultura Industrial
- Canal do Produtor
- Easycoop
- Rural BR
Manaus (24/02) – Equipes da Rede Globo em parceria com a Rede Amazônica de televisão estiveram no município de Manacapuru, na semana passada gravando uma reportagem para programa Globo Rural. O material foi exibido ontem, em rede nacional. O programa relatou a atual situação da Cooperativa Mista Agropecuária de Manacapuru (Coomapem), depois do incêndio que aconteceu em julho do ano passado. A produção de fibra no Estado do Amazonas foi outro destaque da reportagem.
Os jornalistas gravaram imagens na sede da cooperativa, das áreas de produção no município e também do galpão onde era armazenada toda a produção. O local foi totalmente destruído por um incêndio de grandes proporções, deixando um prejuízo superior a R$ 3 milhões. Os jornalistas também entrevistaram cooperados e familiares, para mostrar como é produzida a fibra vegetal em Manacapuru.
A presidente, Eliana Medeiro falou das dificuldades enfrentas para reconstruir a cooperativa, aumentar a produção de fibras dos cooperados e honrar os compromissos junto às instituições financeiras parceiras.
A cooperada apresentou aos jornalistas as projeções de produção que assinalam que a produção 2013/2014 será a menor dos últimos anos. A presidente disse também que tem esperança de receber dos cooperados em torno de mil toneladas de fibra de juta, para tentar pagar parte das dívidas com as instituições financeiras e recuperar o crédito.
“Os cooperados estão sobrevivendo da pesca e da venda de hortaliças, frutas, legumes e aves. Já entregamos bastante produto aos Preme e ao PAA, porém os programas estão atrasados, e com isso ficamos ainda mais prejudicados”, finalizou a presidente. (Assimp Sistema OCB/AM – Coomapem)
Belo Horizonte (24/02) – O Sistema Ocemg e a Comissão de Política Agropecuária e Agroindustrial convidam as cooperativas para participar, no dia 26 de fevereiro, do debate sobre os problemas e dificuldades ocasionados pela seca na agropecuária mineira e as ações governamentais para enfrenta-las.
A audiência pública, proposta pelo deputado Antônio Carlos Arantes, ocorrerá no auditório da Assembleia de Minas Gerais, em Belo Horizonte. De acordo com o gerente técnico do Sistema, Marco Túlio Borgatti, a estiagem prolongada, somando 45 dias sem chuva, poderá trazer grandes danos aos produtores agropecuários ao longo do ano.
"É de extrema importância a presença de representantes de cooperativas nessa audiência, pois serão debatidas medidas de curto, médio e longo prazos a serem encaminhadas ao governador", ressalta. (Assimp Sistema Ocemg)
Serviço
O que: Audiência Pública
Data: 26/02 (quarta-feira)
Horário: 15h
Local: Auditório da Assembleia Legislativa de MG
Confirmação de presença pelo telefone: (31) 2108-7180 ou e-mail:
Brasília (21/02) – O presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, participou ontem de uma reunião a convite do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), na qual foi apresentada a nova sistemática de atuação do Seguro Rural. O encontro também reuniu membros de outras entidades de representação da agropecuária nacional, tais como CNA, Faep, Faesp, Faeg e Farsul.
Segundo o Ministério, esse seguro rural é uma das formas de o produtor se proteger dos riscos causados por adversidades climáticas. Ao contrata-lo, o agricultor pode recuperar o capital investido em sua lavoura ou empreendimento.
Os representantes do setor produtivo consideraram positiva a possibilidade de serem inseridos nas discussões. Segundo ele, participar desse processo garante mais eficácia ao Programa de Subvenção ao Prêmio, bem como a adaptação dessas novas configurações às necessidades dos produtores rurais.
O diretor de gestão de risco do Seguro Rural, Vicente de Paulo Diniz, informou que:
- O Mapa passará a trabalhar com calendário de distribuição dos recursos, que começa a partir do início da 1ª janela de plantio, recomendada pelo zoneamento (D-3 meses), liberando os limites iguais a seguradoras por cultura. Os valores ociosos, não aplicados por seguradora, serão automaticamente redistribuídos em função do nível de especialização de cada seguradora. Na primeira reunião entre Mapa e seguradoras, visando a avaliar a conveniência da proposta, não houve restrições por parte delas;
- O Mapa, em relação ao rateio do valor por culturas, deve praticar os mesmos volumes de recursos do ano passado, agora em 2014, exceto para a soja;
- As culturas a serem privilegiadas pelo orçamento próprio serão soja, milho (1ª e 2ª safra), trigo, uva e maçã. As demais culturas ficariam com limite mensal constante ao longo do ano;
- O número de seguradoras cresceu para 10;
- Entre as prioridades estabelecidas pelo Mapa, neste ano, está incentivar a concorrência entre seguradoras, visando a diminuir os prêmios e aumentar os valores segurados por apólices;
- Atualmente estão trabalhando na determinação das condições mínimas (no caso de produtividade) contidas na apólice, passíveis de serem contempladas com a subvenção federal. E que prevê o mínimo de 60% do nível de cobertura (produtividade média) apurada pelo IBGE para a cultura da soja;
- Prevê a publicação, no site do Mapa, de informações visando a noticiar a realocação dos valores não aplicados, bem como sua redistribuição de forma que o produtor passe a conhecer as melhores opções de contratação;
Além disso, o gerente apresentou a metodologia utilizada para a definição das áreas prioritárias do Seguro Rural, em função da mensuração dos níveis de risco climático, publicada em novembro de 2013.
Vicente Diniz informou, por fim, que o orçamento, atualmente, previsto é de R$ 400 milhões, mas que prevê um aumento em torno de R$ 300 milhões, a partir do crédito suplementar. Segundo ele, a proposta está no Congresso Nacional.
Maceió (21/02) – Um galpão de triagem de resíduos recicláveis com estrutura e qualidade adequada ao trabalho de catadores de materiais da capital alagoana – Maceió – foi inaugurado na sexta-feira (14). Localizado no bairro do Benedito Bentes, o local é considerado um passo importante no avanço da política de resíduos sólidos do município.
Com 650 metros quadrados de área interna, o galpão beneficiará 55 catadores – deste total, 41 pessoas moram nas proximidades do equipamento. Eles foram inseridos no quadro da Cooperativa de Recicladores de Alagoas (Cooprel), responsável pela administração do galpão.
Durante a inauguração, foi assinado o termo de cessão do galpão à Cooprel. “É um sonho realizado”, repetiam os catadores que já devem começar a operacionalização do novo espaço.
A presidente da cooperativa, Maria José dos Santos, comemorou. “Estamos muito felizes! Espero que, realmente, esse espaço novo traga mais renda e oportunidades para todos nós, catadores. Mas quero registrar meu apelo, pedindo à população que faça a separação adequada do lixo”, comenta.
A construção do galpão só foi viabilizada graças à articulação da Superintendência Municipal de Limpeza Urbana (Slum), que conseguiu firmar parcerias importantes com o Ministério das Cidades, Caixa Econômica Federal e Braskem S.A. (Assimp Sistema OCB/AL)
Goiânia (21/02) – O Sicredi acaba de lançar um novo aplicativo para o Facebook, que integra a plataforma digital da Sicredi Touch à conta jovem do Sicredi. Com o Your Touch, o usuário classifica o seu nível de cooperação em diversas áreas da vida.
O internauta que curtir o aplicativo responderá um quis para avaliar suas atitudes do dia a dia na vida financeira, na internet, na vizinhança, na cidadania e no trânsito.
A partir das respostas, o Your Touch gera um distintivo digital ao usuário, de acordo com seu nível de cooperação. Esses distintivos usarão o perfil do internauta e serão apresentados com nomes criativos e textos divertidos. No momento seguinte, o usuário é convidado a compartilhar o resultado com os amigos.
PLATAFORMA DIGITAL – O aplicativo, desenvolvido pela DZ Estúdio, integra a plataforma digital Sicredi Touch, desenvolvida para ampliar o relacionamento com o segmento jovem por meio de conteúdo relevante como os vídeos da série "Cooperação sem Complicação".
Na segunda quinzena de março e na primeira de abril, serão lançados os vídeos sobre trânsito e internet, com dicas úteis de cooperação. Já estão disponíveis os vídeos sobre Vida Financeira e Sustentabilidade.
ACESSO – As reflexões e sugestões práticas para uma vida mais cooperativa estão na Sicredi Touch (www.sicreditouch.com.br/play) - seção Touch Play. (Assimp Sistema OCB/GO)
Brasília (20/02) – O orgulho de ser cooperativista está em todos os lugares. Ontem, no Plenário da Câmara dos Deputados, em Brasília, o parlamentar Celso Maldaner (SC) parabenizou a cooperativa do ramo Crédito, Sicoob Credial por sua excelência de gestão.
Segundo ele, foi visível o entusiasmo dos 1,5 mil participantes da assembleia geral ordinária da cooperativa, realizada no sábado (15), em Cunha Porã, interior do estado de Santa Catarina. Em seu discurso, o deputado comenta que lideranças municipais, cooperativistas, associados e colaboradores da cooperativa prestigiaram o evento, cuja pauta tratou, dentre outros assuntos, da apresentação de alterações estatutárias e prestação de contas.
Ele disse, ainda, que a durante a assembleia, também foi realizada a eleição da diretoria e do Conselho Fiscal do Sicoob Credial. “Ficou reconhecido o trabalho do presidente Hermes Barbieri e de seu vice, Daniel Ferrari, justamente reconduzidos aos seus cargos, como forma de reconhecimento pelo excelente que vem sendo realizado frente à cooperativa”, considera o deputado, membro da Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop).
Fortaleza (20/02) – A Unimed Ceará é uma das mais respeitadas empresas do setor de saúde do estado, atuando como operadora privada de planos de saúde, em todas as regiões do País. A Unimed Ceará, presidida pelo médico Darival Bringel de Olinda, comemora os dados do balanço da cooperativa de 2013.
Seus cooperados se reuniram na sexta-feira (14), em Assembleia Geral Ordinária, na qual foi divulgado o resultado líquido de 2013: R$ 7.634.213,20. Já em 2012, as sobras foram de R$ 1.093.446,98. Outros dois pontos também se sobressaem: a Unimed Ceará finalizou o ano com o recolhimento de todos os tributos, além de atender a todas as provisões técnicas da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).
Não é à toa que a Unimed do Brasil vem mencionando a Unimed Ceará – que reúne nove filiadas: Unimeds Abolição, Aracati, Cariri, Centro-Sul do Ceará, Crateús, Nordeste do Ceará, Sertão Central, Sobral e Vale do Jaguaribe – como um exemplo para todo o Sistema Nacional.
Recentemente, o presidente da Unimed do Brasil, Eudes de Freitas Aquino, declarou à revista IstoÉ Dinheiro que se espelha no modelo de gestão da Unimed Ceará para se reestruturar.
É que a cooperativa cearense, ao longo de 10 anos, vem transformando as operadoras menores em prestadoras de serviço, desonerando administrativamente o Sistema Estadual, enquanto aumenta investimentos em equipamentos próprios e tecnologia da informação.
“Nosso principal objetivo é ser uma operadora de planos de saúde referência em qualidade de serviços, atenção e respeito aos milhões de clientes do Sistema Unimed, propiciando e facilitando o acesso da população a uma medicina de excelente qualidade e com alta resolubilidade”, afirma o presidente. (Sistema OCB/CE - Unimed Ceará)
Brasília (20/02) – O cooperativismo – movimento de pessoas que mais cresce no País – tem caído nas graças dos Tocantinenses. Na última sexta-feira (14), o Conselho Diretor da OCB/TO, durante a primeira reunião do ano, aprovou o registro de duas novas cooperativas.
A partir de agora, as cooperativas dos Trabalhadores de Saúde do Estado do Tocantins (Cooperttras) e dos Produtores Rurais do Tocantins (Coopertins) passam a contar com diversos serviços oferecidos pelas três casas do Sistema OCB (Sescoop, CNCoop e OCB).
Dentre as vantagens de se estar registrado no Sistema estão: a representação política, a defesa de interesses do setor no âmbito sindical e a participação em eventos, cursos, seminários e workshops de qualificação profissional. (Com informações do Sistema OCB/TO)
São Paulo (20/02) – A comissão responsável pelo processo eleitoral da Ocesp, cuja gestão será no período 2014-2018, homologou, na sexta-feira (14), as duas chapas que se inscreveram: uma para a Diretoria e outra para o Conselho Fiscal.
Após verificar a documentação dos candidatos e a situação de regularidade de suas cooperativas, a comissão eleitoral autorizou a participação das chapas na eleição, prevista para ocorrer no dia 11 de abril, durante a Assembleia Geral Ordinária da Ocesp.
A comissão eleitoral é formada pelo presidente, Edmilson Sena da Silva, pelo vice-presidente, Oswaldo Tonani de Carvalho, e pelo secretário, Charley Petter Cornachione. Ela volta a se reunir no dia 25 de março, com a finalidade de definir os procedimentos necessários à votação.
Para obter mais informações sobre as eleições na Ocesp, o interessado deve ligar no número (11) 3146-6230 ou enviar e-mail
Brasília (19/02) – A Casa do Cooperativismo sediou, hoje, a reunião do Comitê de Bioenergia da Associação Brasileira do Agronegócio (Abag), da qual participaram diversos representantes do setor produtivo do Brasil, dentre eles o Sistema OCB. Para o presidente Márcio Lopes de Freitas, discutir assuntos como políticas de incentivo ao produtor, dentro de um fórum tão qualificado, significa que o setor está agindo no momento certo.
“Não tenho dúvidas de que a geração de energia é o grande gargalo do País. Estamos trabalhando em um momento estratégico. É por isso que o Sistema OCB apoia as ações da Abag, a fim de garantir o sucesso do plano de atividades, a ser implementado neste ano”, enfatiza Márcio Freitas.
O Brasil produz 1,72 MWm só de bionergia e também é responsável por 350 mil toneladas de óleo de palma. Esses dois números impressionam à primeira vista, mas não são suficientes para sensibilizar o governo federal sobre a importância de se assegurar a competitividade destas matrizes energéticas.
COMPETITIVIDADE – Um dos resultados das discussões foi a elaboração do plano de atividades para 2014, cujo foco gira em torno de ações que visam a sensibilizar o governo federal sobre a importância da criação de políticas públicas que assegurem a competitividade do setor.
INCENTIVO – Para o presidente da Abag, Luiz Carlos Corrêa de Carvalho, é preciso mostrar ao governo a inquestionável contribuição do setor para a economia nacional. “O governo precisa ver que se não expandir os incentivos à cadeia produtiva do etanol, por exemplo, teremos um significativo aumento na importação da gasolina, analisa Luiz Carlos.
Segundo ele, é preciso valorizar os elos da cadeia de biomassa, pois existe um enorme potencial de cogeração de energia, podendo chegar a 15.287 MWm, segundo previsões dos especialistas, o que equivale a aproximadamente três vezes a produção energética da usina de Belo Monte.
PARTICIPAÇÃO – A reunião do Comitê de Bioenergia da Abag contou, ainda, com a participação de membros da Frente Parlamentar do Setor Sucroenergético e da União da Indústria de Cana-de-açúcar (Unica), que apresentou a situação da cogeração de energia e situação do etanol.
ABAG – A Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG) foi criada em 10 de março de 1993. Sua contribuição para a economia nacional, desde então, tem sido destacar junto ao governo, iniciativa privada, entidades de classes e universidades a importância do trabalho de gestão e gerenciamento de todo o sistema agroindustrial e a implantação de medidas que o fortaleçam. Acesse: www.abag.com.br
Brasília (19/02) – O jornal Folha de S. Paulo divulgou hoje uma boa notícia aos produtores de leite. Segundo a apuração do veículo, o governo prepara um pacote para liberar pelo menos parte de R$ 1 bilhão de créditos “bloqueados” quando o governo baixou uma lei isentando a venda do alimento “in natura” da cobrança de PIS e Cofins. A Folha afirma, ainda que muitos produtores faliram ou tiveram de vender suas propriedades aos grandes grupos interessados na matéria-prima. Confira a notícia!
"Brasília (19/02) – Menores preços e boas condições de negociação. Esses são os objetivos de uma Central de Compras que o Sistema OCB pretende criar em breve, atendendo, assim, anseios das cooperativas de transporte de cargas e passageiros de todo o Brasil. A intenção é assegurar economia e maior poder de compra para o ramo.
Para que essa ideia começasse a sair do papel, foi realizada hoje uma reunião – por meio de videoconferência – entre representantes de 15 estados. Foram apresentados modelos de centrais de compras para que eles analisassem os pontos fortes e fracos das opções já existentes e, assim, definissem o que melhor atende às necessidades das cooperativas.
Na opinião do coordenador nacional do ramo Transporte, Abel Paré, a central de compras servirá como um modelo de intercooperação, agregando necessidades comuns e gerando ganho escala para as Cooperativas.
Belém (19/02) – O cooperativismo de crédito é um dos mais sólidos no Brasil. Cada vez mais necessárias, as cooperativas se espalham pelo País. Para tratar sobre um projeto de expansão até 2015, o Sistema OCB/PA recebeu, no último dia 12, uma equipe do Sicred. Atualmente, o Pará conta com o Sicredi Carajás e o Sicredi Nordeste PA, totalizando 14 mil associados.
Participaram da reunião (pelo Sicredi): o superintendente regional, Higor Chaves; a presidente do Sicredi Nordeste, Claudia Dalmaso, e seu vice, Dimas Busamello; o presidente do Sicredi Carajás, Leonardo Pinheiro, junto com o vice, Ricardo Marques. O Sistema OCB/PA, foi representado por seu presidente, Ernandes Raiol, e pelo superintendente, Manoel Teixeira.
Um dos pontos altos da reunião foi a discussão sobre a possibilidade de uma parceria entre Sicredi e Sistema OCB/PA, visando ao estreitamento de relações e ao desenvolvimento de estratégias de implantação de novas unidades da cooperativa de crédito.
BALANÇO – O Sicredi – presente nos estados de Mato Grosso, Pará e Rondonia – fechou o ano passado com R$ 5,3 bilhões em ativos. Esse valor é 25,8% maior do que o montante atingido em 2012 – de R$ 4,2 bilhões. No quesito patrimônio líquido, a instituição financeira cooperativa encerrou 2013 com R$ 960 milhões, valor 30% acima do alcançado no ano anterior, de R$ 738 milhões. (Com informações do Sistema OCB/PA)
Campo Grande (19/02) – O Sistema OCB/MT e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso – Campus São Vicente – deram um grande passo: iniciaram o desenho de uma parceria cuja intenção é fazer um diagnóstico e elaborar um projeto que contribua com a formação dos alunos, promovendo intercâmbios entre a instituição e as cooperativas.
“Essa parceria poderá melhorar o processo produtivo das cooperativas, por meio da formação de um modelo de associação de negócios. A parceria pretende, ainda, oferecer intercâmbios entre as cooperativas e escola”, disse o superintendente do Sistema OCB/MT, Adair Mazzotti.
A semente de uma futura parceria foi semeada pelo coordenador de extensão do Campus São Vicente, professor e doutor Ulisses Nascimento de Souza, ex-membro do Conselho do Sescoop/MT, durante visita aos dirigentes do Sistema OCB/MT.
“Nossa ideia é contribuir com esse trabalho conjunto, pois o Campus é uma fazenda completa, possuindo desde os processos de produção à industrialização de carne, leite e produtos agrícolas. Isso pode contribuir com a formação dos cooperados e nossos alunos”, ponderou.
Com mais de 70 anos, o Instituto conta com cerca de 900 alunos, diversos cursos técnicos e de superior, e tem em seu currículo a disciplina “Associativismo e Cooperativismo”. (Assimp Sistema OCB/MT)
Bom Jardim (19/02) – Visando ao aprimoramento dos profissionais de educação, o Sescoop/RJ realiza na sede da cooperativa Eiduc, em Bom Jardim/RJ, o curso “Método de Aprendizagem – Reuven Feuerstein”. A abertura foi no dia 14 de fevereiro, e contou com a presença do coordenador de Formação Profissional do Sescoop/RJ, Adelson Novaes, e da representante do ramo educacional, Adelina Salles.
A capacitação vai até o dia 22 deste mês, contabilizando um total de 24 horas/aula. O curso é baseado nas Teorias de Aprendizagem Mediada e Significativa. O objetivo é preparar a equipe pedagógica com ferramentas e conhecimentos sobre o processo dinâmico que se estabelece na relação ensino-aprendizagem.
Cerca de 50 profissionais de educação da Eiduc, Escola Fribourg, Nova Friburgo, e Euclides da Cunha, de Cantagalo estão participando. As orientações estão a cargo da diretora do Núcleo de Desenvolvimento do Potencial Cognitivo, Teresa Pereira, e da fonoaudióloga, Tatiana Jorgensen.
O conteúdo programático envolve a pedagogia do otimismo, o desenvolvimento da habilidade de mediação e a comunicação verbal e não verbal. (Assimp Sistema OCB/RJ)
Brasília (18/02) – Questões tributárias vão demandar muito da atenção dos membros do Conselho Consultivo do ramo Trabalho do Sistema OCB, em 2014. Por isso, representantes do setor se reuniram, hoje, para discutir a pauta do plano de ação para o ano. O encontro ocorreu na Casa do Cooperativismo, em Brasília, e contou com a participação do diretor do Sistema para o ramo Petrucio Magalhães Junior e da gerente geral, Tânia Zanella.
Para o Diretor, a reunião do Conselho é um fórum consultivo, permanente e qualificado capaz de definir diretrizes e ações, visando ao fortalecimento das atividades das cooperativas de trabalho. “A cada encontro, percebemos a evolução das discussões e encaminhamentos, impactando diretamente nos resultados do ramo”, avalia Petrucio.
Para a gerente geral, Tânia Zanella, o evento foi muito produtivo. “Houve uma grande representatividade dos estados o que possibilitou discussões aprofundadas sobre questões como tributação e estratégias de mercado para o ramo”.
Segundo o coordenador do Conselho Consultivo, Geraldo Magela da Silva, uma série de reuniões deverá ser realizada entre representantes do Sistema OCB e governo federal. Dentre os assuntos, está a cobrança de 15% de imposto sobre o valor do cotrato de prestação de serviços dessas cooperativas, pagos pelo contratante, ao governo.
“Isso gera o que chamamos de ‘relativa perda de competitividade’. E, na tentativa de solucionar a questão, as cooperativas têm reduzido o preço de seus serviços. A questão é que o cooperado perde com isso. Por isso, precisamos sensibilizar o governo. Não queremos tratamento especial, apenas o que é justo”, afirma Magela.
REGULAMENTAÇÃO – Outro assunto que, certamente, constará do plano de ações 2014 para o ramo Trabalho é a sanção da regulamentação da lei nº 12690/12. “As cooperativas vivem sob um regime de instabilidade jurídica, muito grande. Espera-se que o decreto venha a esclarecer, junto à lei, um ambiente mais favorável para a atuação das cooperativas”, argumenta.
Brasília (18/02) – Sempre preocupado com sua base, o Sistema OCB tem procurado estar mais próximo das cooperativas. Nesta segunda-feira, a gerente jurídica, Ana Paula Andrade Ramos Rodrigues, e os analistas Adson Oliveira Borges de Sousa (Tributário) e Tiago de Barros Freitas (Técnico e Econômico) visitaram a Cooperativa de Transportadores de Cargas do Estado de Santa Catarina (Coopercarga), localizada em Concórdia.
A visita possibilitou que o Sistema OCB conhecesse a estrutura da cooperativa, seus procedimentos societários, tributários e operacionais e trocasse informações sobre as ações que têm sido desenvolvidas objetivando o fortalecimento do ramo Transporte.
NÚMEROS – Atualmente a Coopercarga conta com aproximadamente 7,4 mil cooperados e uma frota superior a 1,7 mil veículos. São mais de 60 unidades (entre filiais e pontos de apoio) e mais de 850 colaboradores diretos (gerando mais de 3,5 mil postos de trabalho).