Sistema OCB recebe delegação da Costa Rica

Entre os dias 18 a 20 de outubro, o Sistema OCB recebeu uma delegação da Cooperativa de Crédito dos Servidores (CS), da Costa Rica. O grupo esteve em Belo Horizonte para participar do evento Wolrd Cooperative Management (WCM), congresso de liderança e estratégia do cooperativismo brasileiro e teve a oportunidade de conhecer cooperativas mineiras referência em inovação.

A comitiva participou do programa de Portas Abertas do Sistema Ocemg, liderado pelo presidente da organização, Ronaldo Scucato, e pelo superintendente, Alexandre Lages. Durante a apresentação, a delegação conheceu o panorama do cooperativismo mineiro e sua contribuição para o desenvolvimento socioeconômico do estado.

Em seguida, a delegação pôde visitar agências e sedes administrativas do Sicredi Pampulha e do Sicoob Credicom, em Belo Horizonte., A comitiva teve também a oportunidade de visitar o Sicoob Divicred, na cidade de Divinópolis. Ao fim da programação, a comitiva visitou o Centro de Inovação da Unimed BH, para conhecer os projetos de juventude e de ecossistema de inovação.

Para José Alves, Presidente da Uniodonto do Brasil, que ocupa os cargos de Primeiro Vice-Presidente da Aliança Cooperativa Internacional das Américas e de representante do Brasil no Conselho da ACI-Américas, essa união para aprendizado colaborativo é fundamental para o desenvolvimento contínuo do cooperativismo já que permite a partilha de boas práticas, inovações e estratégias que impulsionam o setor. "O compromisso do Sistema OCB em apoiar o crescimento e a expansão das cooperativas de crédito é uma prioridade na ascensão do cooperativismo, no Brasil e além", declarou.

A Cooperativa Servidores atua fornecendo crédito aos seus cooperados há 62 anos. Inicialmente limitada a servidores públicos, atualmente a cooperativa é de livre adesão, e se destaca como a maior cooperativa deste ramo econômico no país e a nona maior da América Central em número de ativos. Seus produtos incluem o fornecimento de crédito para pessoas físicas e jurídicas, cartões de crédito e inclusão financeira. Participaram das visitas os membros de três órgãos executivos da coop: comitê de educação e bem-estar; comitê de supervisão; e conselho de administração.

Como representante do cooperativismo brasileiro junto ao órgão regional, José Alves entende que o desejo da cooperativa da Costa Rica de conhecer mais sobre o cooperativismo brasileiro retrata o impacto positivo que o sistema cooperativista possui ao redor do mundo. "É um compromisso coletivo de expansão, inovação e cooperação. O futuro do cooperativismo é promissor", disse.

Conteúdos Relacionados