Sistema OCB participa do Summit Regional de Governança

Tania Zanella falou sobre o papel das cooperativas no desenvolvimento sustentável do país

Tania falou sobre a importância do cooperativismo no mundo e no BrasilTania falou sobre a importância do cooperativismo no mundo e no BrasilA superintendente do Sistema OCB, Tania Zanella, participou, nesta quinta-feira (27), do  Summit Regional de Governança, em Brasília. Ela apresentou o tema Cooperativismo - Uma plataforma para o Brasil. O evento também contou com a presença de conselheiros e lideranças do Sicredi e teve como foco o debate sobre o futuro das instituições financeiras cooperativas, iniciativas de ESG e o novo ciclo estratégico do sistema.

O objetivo central do Summit foi promover reflexões sobre os desafios e oportunidades atuais do cooperativismo, além de fomentar a sinergia entre as lideranças em relação ao futuro das instituições financeiras cooperativas.

Em sua apresentação, Tania ressaltou a importância global do cooperativismo, citando dados como o 1 bilhão de cooperados e mais de 280 milhões de empregos gerados em todo o mundo. Ela destacou que se as 300 maiores cooperativas fossem um país, elas seriam a 9ª maior economia do mundo. "Da mesma forma, o cooperativismo também demonstra sua força no Brasil. A movimentação financeira do setor é de R$ 656 bilhões, com mais de 20,5 milhões de cooperados. Os benefícios econômicos são notáveis, especialmente em municípios menores, rurais e mais afastados", disse. 

Ela falou sobre como as cooperativas podem contar cada vez mais com o Sistema OCB e todas as ações estratégicas trabalhadas pela entidade, que trazem dados, soluções e perspectivas de futuro. "Buscamos soluções que sejam desenvolvidas por profissionais especializados, com um olhar voltado especificamente para o nosso modelo de negócios. Essas iniciativas permitem análises comparativas entre e proporcionam resultados ainda melhores do que os obtidos no mercado tradicional", explicou. 

A superintendente também evidenciou o papel de representação institucional junto aos Três Poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário) e o trabalho feito em conjunto com a Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop), em momentos cruciais do processo político. "A representação consegue garantir que a voz do cooperativismo seja ouvida. Defendemos nossos interesses e buscamos por um ambiente favorável ao desenvolvimento do coop", declarou. 

Na terça-feira (25), aproveitando a vinda para o Summit, membros do Sicredi Parque das Araucárias e Sicredi Progresso puderam conhecer a Casa do Cooperativismo e ver mais de perto como a Unidade Nacional trabalha em prol do cooperativismo.


Saiba Mais:

Conteúdos Relacionados