Sistema OCB participa de encontro do coop feminino no Rio de Janeiro
A gerente de pessoas e a analista de desenvolvimento de cooperativas do Sistema OCB, Carina Melo e Divani Ferreira, participaram do 1º Encontro de Mulheres Cooperativistas no estado do Rio de Janeiro, no dia 30 de março. O evento foi realizado na Casa do Cooperativismo Fluminense pelo seu Comitê Gestor de Gênero Dona Terezita. O protagonismo feminino nos sete ramos do coop foi destacado no encontro que contou ainda com painéis e rodas de conversas com interação de cerca de 50 mulheres cooperadas.
Carina Melo e Divani Ferreira expuseram no painel Visão da OCB em relação às lideranças no cooperativismo. A gerente Carina Melo destacou o empenho em se fazer cumprir o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 5, da Agenda 30 da ONU, que trata da igualdade de gênero. “Na Unidade Nacional, o presidente Márcio Lopes é muito engajado e incentiva as lideranças femininas no cooperativismo. Também temos como superintendente uma mulher, Tânia Zanella, e no corpo de colaboradores, cerca de 50% são mulheres”, evidenciou Melo.
Já Divani Ferreira ressaltou as iniciativas do comitê Elas pelo Coop, como o Manual de Implantação do Comitê de Mulheres nas Cooperativas e fez um apanhado sobre a iniciativa do cooperativismo nacional em incentivar a presença feminina em cargos estratégicos.
“A ideia do comitê surgiu no 14º Congresso Brasileiro de Cooperativismo (CBC), realizado em 2019, e sua criação foi consolidada em 2020. Desde então, as integrantes participaram de capacitações, treinamentos, intercâmbios e eventos como seminários e palestras para poderem atuar em prol da representatividade feminina no cooperativismo. O Elas Pelo Coop conta com representantes dos ramos Agro, Crédito, Saúde e Trabalho, e Produção de Bens e Serviços”, contou Diva, como é mais conhecida pelas cooperativistas.
O painel contou ainda com a presença da presidente do Sistema OCB/AP, Maria Aparecida Nascimento, primeira mulher a ser eleita presidente de uma organização estadual na Região Norte. Ela relatou um pouco de sua história no cooperativismo e que sonha assumir posições de liderança em âmbito nacional.
O presidente do Sistema OCB/RJ, Vinicius Mesquita, falou na abertura do evento que este trabalho direcionado a ampliação da participação das mulheres “fortalece as cooperativas e fomenta os valores do cooperativismo”. Já a presidente do Comitê Gestor de Gênero Dona Terezita, Rosa Santos observou quão positiva é a integração do comitê com o Elas Pelo Coop.
“Estamos alinhados às demandas da sociedade e adotamos a liderança feminina como pauta estratégica e prioritária de nossas ações. E, bimestralmente, participamos de reuniões do Elas pelo Coop para, juntas, conseguirmos soluções que contribuam para que a inclusão aconteça na prática. Entendemos que a verdadeira mudança só acontece quando colocamos a mão na massa”, disse Rosa que também é representante do RJ no Elas pelo Coop.
Encontro Nacional
Durante o evento foi anunciado também que o Encontro Nacional das Mulheres Cooperativistas será realizado entre os dias 21 a 23 de novembro a bordo de um “imponente transatlântico”. A secretária do Comitê Gestor de Gênero Dona Terezita, Márcia Fraga, explicou que o Sistema OCB/RJ disponibilizará 20 vagas para as lideranças femininas do Rio de Janeiro e que arcará com os custos da inscrição e hospedagem em cabine dupla do navio. As interessadas devem se inscrever em: Encontro Nacional das Mulheres Cooperativistas.